Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/05/geografos-e-geologos-profissoes-que-se-complementam-sao-comemoradas-no-final-de-maio/>.
Acesso em 28/03/2024 às 16h34.

Geógrafos e geólogos: profissões que se complementam são comemoradas no final de maio

Profissionais atuam de áreas similares, ao lidar com as dinâmicas do planeta e as relações com os seres humanos.

29 de maio de 2023, às 8h39 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

No final deste mês, duas profissões ligadas ao estudo da Terra são celebradas: o Dia do Geógrafo, em 29 de maio, e o Dia do Geólogo, em 30 de maio. Ambas são fundamentais para compreender os aspectos físicos, naturais e humanos do planeta, bem como aproveitar de forma sustentável os recursos.

O geógrafo é o profissional formado em Geografia, que é responsável por estudar, analisar e compreender a lógica de produção e transformação do espaço humanizado, bem como a relação com a natureza.

O geólogo é o profissional formado em Geologia, que podem trabalhar em várias áreas, como a paleontologia, petrologia, pesquisa mineral, geologia de petróleo, hidrogeologia, geotécnica, geoquímica, geofísica, entre outras.

As duas profissões se complementam em vários aspectos, pois ambas lidam com as dinâmicas da Terra e suas implicações para a vida humana. Por exemplo, um geógrafo pode estudar os processos de urbanização e seus impactos ambientais, enquanto um geólogo pode avaliar as condições do solo e do subsolo para planejar obras de infraestrutura. Ou ainda, um geógrafo pode analisar as questões geopolíticas envolvendo os recursos naturais, enquanto um geólogo pode pesquisar novas fontes de energia e minerais.

No Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), há 460 geógrafos registrados, presentes em 60 municípios do Estado. Na Regional Pato Branco do Conselho, que abrange o Sudoeste, são 52 profissionais com registro. Os profissionais da Geologia aparecem em menor número na região Sudoeste: 12, de um total de 1.116 distribuídos pelo Paraná.

Pesquisa ou prática

O geógrafo Juliano Andres, professor e coordenador do curso de bacharelado em Geografia da Unioeste – Campus Francisco Beltrão, explica que boa parte dos geógrafos opta por seguir a carreira acadêmica, seja na docência em custos técnicos no Ensino Médio ou em instituições do Ensino Superior ou na pesquisa, o que não exige registro no Crea-PR.

“Os profissionais que atuam de forma técnica estão registrados no Crea e têm suas próprias empresas, prestam serviço como autônomos ou trabalham para outros estabelecimentos públicos e particulares, como IAT, IBGE, indústrias madeireiras e usinas hidrelétricas. Nos últimos tempos, temos observado que mais egressos do curso têm atuado na parte técnica. Fizemos mudanças na grade curricular, visando focar nas atribuições profissionais”, relata Andres, integrante do Colégio de Instituições de Ensino (CIE), que  faz parte da estrutura básica da Governança Cooperativa do Crea-PR.

O professor detalha que os geógrafos que trabalham de forma técnica são responsáveis para desenvolver projetos ambientais, bem como executar levantamentos topográficos e mapeamentos.

Demandas em alta

As tendências para os futuros profissionais da Geografia e da Geologia são promissoras. O aumento da demanda por recursos naturais e energéticos, a busca por soluções sustentáveis e a necessidade de adaptação às mudanças climáticas tendem a valorizar os conhecimentos dos geógrafos e geólogos.

“No caso dos geógrafos, o escopo de trabalho abrange os aspectos humanos, socioeconômicos e aqueles relacionados à natureza”, completa Juliano Andres.