Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/geografos-fundam-associacao-estadual-em-guarapuava/>.
Acesso em 06/10/2022 às 17h02.

Geógrafos fundam associação estadual em Guarapuava

30 de maio de 2012, às 16h27 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

alt

No Dia do Geógrafo, 29 de maio, Guarapuava passa a ser sede da Associação Profissional dos Geógrafos do Paraná. O ato de fundação ocorreu na sede regional do CREA-PR. A entidade é criada com 422 profissionais atuando legalmente no Estado.

O presidente da associação, geógrafo Robson Ferreira de Paula, conta que a ideia de fundar a entidade surgiu no próprio município. “Vimos a necessidade de termos representatividade dentro do Estado e principalmente na região de Guarapuava. E buscamos essa representatividade junto ao CREA-PR [Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná], que ampara a profissão legalmente”, relata.

A primeira diretoria é composta por integrantes de várias regiões do Paraná. Os membros foram eleitos por aclamação em chapa única na assembleia, que contou com cerca de 30 participantes, entre profissionais, professores e acadêmicos do curso de Geografia da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste). Uma de suas metas é criar polos em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel. Em Guarapuava, há 16 geógrafos atuando legalmente no mercado de trabalho.

A Aprogeo é a primeira entidade de classe formada após a criação da Regional do CREA-PR em Guarapuava. O gerente regional, engenheiro civil Geraldo Canci, participou da fundação e ressaltou a necessidade de defesa da profissão de geógrafo, que ao lado das engenharias e atividades técnicas é regulamentada e fiscalizada pelo conselho.

“As entidades de classe são criadas para a valorização profissional, por idealizadores de uma sociedade melhor. O CREA-PR existe para defender essa sociedade, não o profissional em si. Ele, por sua vez, será defendido se dela fizer parte, pois o sistema existe para proteger o interesse público. Estamos preocupados em fortalecer e buscar a credibilidade as nossas profissões, com o exercício ético das atividades”, afirma.

Também contribuiu para a formação da Aprogeo a existência do curso de Geografia na Unicentro. O chefe do Departamento de Geografia da instituição, Paulo Nobukuni, ressaltou que a fundação da entidade é um primeiro momento de fortalecimento. “É importante que os profissionais mostrem seu trabalho junto à sociedade e ao poder público, como já faz o CREA-PR, com iniciativas como a Agenda Parlamentar, subsidiando câmaras municipais com estudos e projetos”, ressalta.

O geógrafo desempenha várias atividades. Entre elas estão a gestão ambiental, mapeamentos, desenvolvimento de geotecnologias, de sistemas de informações geográficas, pesquisa e análise tanto do ambiente físico como aspectos sociais e culturais a ele vinculados.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *