Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/03/governanca-cooperativa-do-crea-pr-reune-profissionais-da-regiao-em-guarapuava/>.
Acesso em 29/03/2024 às 02h21.

Governança cooperativa do Crea-PR reúne profissionais da região em Guarapuava

10 de março de 2023, às 13h04 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Março é o mês escolhido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) para percorrer as oito regionais do Estado com a realização das reuniões de governança cooperativa e, essa quinta-feira (9), foi o dia de Guarapuava sediar o encontro que promove a relação próxima e participativa da Autarquia com seus profissionais.

Com a presença expressiva de conselheiros, inspetores, presidentes de entidades de classe, membros do CreaJr-PR e coordenadores de cursos relacionados às Engenharias, à Agronomia e às Geociências, as reuniões propostas no cronograma alinharam de que forma será a atuação da Autarquia em diferentes frentes durante o ano de 2023 e definiram prioridades de trabalho.

“Entre nossos objetivos estratégicos está previsto que nossas profissões tenham mais influência na proposição de leis e políticas públicas. Por isso, estamos buscando ampliar e consolidar nossa Agenda Parlamentar nas três esferas de poder para entregar resultados à classe e à sociedade. Estamos trabalhando para fazer nosso papel com discussões, estudos, levantamento de propostas e contribuições para que possamos validar coletivamente e entregar essas ideias aos nossos governantes”, destaca o presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil. Ricardo Rocha.

A programação intensa da governança cooperativa contou com cinco reuniões que iniciaram à tarde e seguiram até a noite, na sede da do Aegro (Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Guarapuava), no Boqueirão. “Tivemos a reunião do nosso Colégio de Instituições de Ensino (CIE-PR), do CreaJr-PR, do Colégio de Entidades Regionais (CDER-PR) e do Colégio de Inspetores (CDIN). Nessas reuniões, fizemos a eleição dos novos coordenadores que atuarão, a partir de 1 de abril em nossas inspetorias, entidades e programas, trabalhando de forma alinhada com os objetivos que estabelecemos nesse encontro”, detalha o gerente regional de Guarapuava, Engenheiro Eletricista, Thyago Giroldo Nalim.

A cerimônia contou ainda com a entrega dos certificados aos três profissionais representantes de Associações Regionais premiados no PCQ (Prêmio Crea de Qualidade) de 2022, sendo eles a Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati (categoria Prata), Associação Profissional dos Geógrafos do Estado do Paraná (categoria Prata) e Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Guarapuava (categoria Prata).

Para fechar a noite, houve a Plenária dos Colegiados Regional, liderada pelo presidente do Crea-PR. Além de ponderar sobre as propostas de atuação da frente parlamentar na ALEP (Agenda Parlamentar) e compartilhar os objetivos da autarquia para 2023, Ricardo apresentou a nova coordenadora do Comitê Mulheres do Crea-PR, Engenheira Agrônoma, Adriana Baumel.

“Somos aproximadamente 16% dos profissionais registrados em nosso Conselho no Paraná e não ocupamos espaços de forma proporcional a nossa presença. Nosso objetivo é fazer um trabalho de valorização e ampliação desse espaço e participação na autarquia”, adianta Adriana.

O 1º diretor administrativo do Conselho, engenheiro agrônomo Clodomir Luiz Ascari, também esteve presente e partilhou suas expectativas para o rumo de trabalho deste ano, salientando a importância de uma atuação impactante da autarquia.

“Devemos estar preparados para um trabalho firme e de qualidade na Frente Parlamentar que é um foco forte desse ano, com o principal objetivo de fazer com que a sociedade enxergue nossa atuação. Ao participarmos da formulação dessas políticas públicas, teremos mais oportunidades de trabalho para os profissionais de nosso sistema de forma orgânica”, aponta.

Com a governança encerrada em Guarapuava, a comitiva de líderes estaduais do C rea-PR segue para as próximas reuniões regionais, em Curitiba (14), Ponta Grossa (15), Londrina (27), Apucarana (28) e Maringá (29). Abaixo, confira os novos eleitos para atuação na Regional de Guarapuava.

Eleições

Colégio de Instituições de Ensino (CIE-PR)

Eng. Mec. Thiago Castro Bezerra – coordenador regional

Eng. Ftal. Vagner Alex Pesck – adjunto regional