Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/03/governanca-de-curitiba-destaca-a-importancia-dos-profissionais-no-meio-politico/>.
Acesso em 28/03/2024 às 07h43.

Governança de Curitiba destaca a importância da atuação dos profissionais no meio político

15 de março de 2023, às 11h25 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

O Crea-PR realizou, nesta última terça-feira (14), mais um encontro da Governança Cooperativa em 2023. O evento, que aconteceu em Curitiba na UFPR Setor de Ciências Agrárias, reuniu diversos representantes de Entidades de Classe, de Instituições de Ensino, CreaJr, conselheiros, inspetores, entre outros.

O Conselho promove esse encontro com as lideranças regionais e as entidades duas vezes por ano, nas oito regionais do Crea no estado. O objetivo é ouvir quem está atuando no mercado, nas entidades e nas instituições para pensar em melhorias para o Sistema Profissional e o planejamento de trabalho do Crea-PR.

“A Governança Corporativa passa por todas as regionais do Crea no Paraná e funciona como uma oportunidade de discutir ideias, apresentar resultados e criar mais um canal de diálogo entre o Conselho e os representantes dele nas cidades”, disse o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha.

A programação

O evento iniciou com as reuniões de dois dos colegiados do Crea-PR: o Colégio de Entidades de Classe Regional (CDER) e o Colégio de Inspetores (CDIN), reuniões que tiveram como foco fazer um balanço do ano de 2022, falar sobre o planejamento do ano de 2023 e realizar a eleição dos coordenadores dos colegiados.

O Colégio de Entidades Regional reuniu-se para tratar de assuntos como o Edital de Chamamento, com a apresentação de propostas de novas metodologias e valores para o próximo edital; demandas a serem trabalhadas no ano; a recomposição da Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná; os novos cursos on-line; entre outros assuntos.

Já na reunião do Colégio de Inspetores foi falado sobre os números da fiscalização; a importância da interação entre as diferentes frentes de atuação em todas as regionais do estado; e os detalhes da mais recente ação do Crea-PR: a fiscalização por imagem para identificar culturas agrícolas sem responsáveis técnicos.

O projeto piloto foi implantado no norte do Estado e teve como foco áreas rurais de seis municípios da região de Londrina. A equipe que esteve à frente dessa iniciativa identificou que em 36 propriedades não havia responsáveis técnicos pelos cuidados das culturas existentes.

Sabia mais sobre a ação em nossa matéria especial. 

Eleições

Em toda reunião de Governança são eleitos um(a) coordenador(a) para cada um dos colegiados do Conselho. Esses profissionais são responsáveis por representar sua categoria na região e, em nível estadual, levam pautas das suas localidades para debate. Confira quem foi eleito nesta última terça:

Comissão Acadêmica Regional CreaJr
Mirelly Lacerda Pinheiro – titular
Thauane Rossa Cordeiro – adjunta

Colégio de IES
Eng. Ind. Mec. Douglas Agostinho – titular
Eng. Civ. Adriana Regina Tozzi – adjunta

Colégio de Inspetores
Eng. Agr. Jacqueline Mara Kozakevitch Teixeira (inspetor-chefe / Inspetoria de Curitiba) – titular
Eng. Civ. Telange Telon Alves Neto (inspetor-chefe / Inspetoria de Rio Negro) – adjunto

Colégio de Entidades de Classe
Eng. Seg. Trab. Rodrigo Meister de Almeida (Associação Paranaense dos Engenheiros de Segurança do Trabalho – APES) – titular
Eng. Civ. Marino Ribeiro do Vale Junior (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Campo Largo) – adjunto

Geog. Renata Adriana Garbossa – titular
Eng. Agrim. e Cartog. Aline Pallu do Livramento Silva – adjunta
Eng. Agr. Edhna Genar Feliciano Maftum – adjunta

Plenária dos Colegiados

O grande momento da noite foi dedicado à Plenária dos Colegiados, onde inspetores, conselheiros, representantes de Entidades de Classe e de Instituições de Ensino, profissionais e empresários se reuniram para debater diversos assuntos e realizar homenagens.

A Plenária começou com o presidente Ricardo falando sobre as ações do Conselho para o ano, com destaque para alguns eventos que teremos em 2023, como a segunda edição do Prêmio Engenheira Enedina Marques e o VI Seminário Internacional de Acessibilidade.

Em seguida, o 1º Diretor Administrativo do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, falou sobre o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Conselho na área parlamentar, e a importância de que os profissionais participem das Agendas Parlamentares do Crea. “É necessário mostrar a nossa força! Precisamos ser atuantes tanto no Paraná, quanto em Brasília. Nós possuímos demandas e eu, como coordenador dessa ação, vou lutar para que elas sejam atendidas”, disse Ascari.

Com o final da fala do diretor do Crea, o assessor de Gestão de Políticas Públicas do Crea-PR, Eng. Civ. Samir Jorge, complementou a explanação de Ascari falando aos convidados sobre a importância de fortalecer a representatividade das profissões na elaboração de políticas públicas nas suas cidades e da participação dos profissionais nos conselhos dos municípios. “Precisamos falar, precisamos estar presentes, precisamos pautar os municípios com as nossas demandas. Se façam presentes, valorizem as nossas profissões!”, finalizou.

Encerrando o evento foram entregues as homenagens de serviços meritórios prestados ao Conselho e do Prêmio Crea de Qualidade (PCQ).

Profissionais que efetivamente encerraram o seu mandato, e portanto atualmente não estão desempenhando a função de conselheiro:
Engenheiro Mecânico Ricardo Vidinich

Profissionais que encerraram o seu mandato em dezembro do ano passado, porém que foram novamente indicados como representantes e devidamente empossados, e que atualmente estão desempenhando a função de conselheiro:
Engenheiro Civil José Carlos Dias Lopes da Conceição
Engenheira Civil Vera Regina Fiori Dias
Engenheiro Químico Ricardo Henrique Kozak

Entidades que receberam a honraria do PCQ:

Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná AEAPR-Curitiba
Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná – IBAPE-PR
Associação dos Engenheiros Químicos do Paraná – AEQP
Associação Brasileira dos Engenheiros Cartógrafos Seção Paraná – ABENC-PR
Associação dos Engenheiros do DER-PR – AEDER-PR
Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Campo Largo – AEACL

As fotos do evento podem ser acessadas no Facebook do Conselho. 

Matéria em atualização


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *