Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2020/04/governo-do-parana-convoca-engenheiros-para-hackathon-de-solucoes-pos-coronavirus/>.
Acesso em 16/04/2024 às 16h26.

Engenheiros são convocados para Hackathon de soluções pós-Coronavírus

A maratona online será realizada de 24 de abril a 1º de maio, com a proposta de fomentar ideias e projetos que reduzam os impactos da Covid-19 no Paraná

16 de abril de 2020, às 19h53 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Como construir um novo futuro, em poucos meses, após uma pandemia inesperada que em poucas semanas mudou totalmente a realidade – desde os hábitos dentro de casa até a Economia? O momento pede ideias novas, ousadia e a mesma agilidade que o coronavírus teve para desconstruir o que estava planejado. Para isso, o governo do Estado do Paraná lançou nessa quinta-feira (16) O Hack pelo Futuro, um hackathon (maratona online) que busca alternativas, ideias inovadoras e soluções para a economia, o comércio, a educação, a saúde e o setor de serviços.

Além de encontrar soluções inovadoras para problemas causados em decorrência do novo coronavírus, a proposta do governo é também dar suporte a startups e empreendedores que tiveram seus negócios afetados durante a pandemia.

O Crea-PR realizou dois Hackathons em 2019, os primeiros do Sistema Profissional Confea/Creas. O gerente da Regional Maringá do Crea-PR Engenheiro Civil Hélio Xavier da Silva Filho esteve à frente da realização das maratonas e comenta que este tipo de iniciativa estimula todos os envolvidos a pensarem “fora da caixa”, com a possibilidade de – numa visão multidisciplinar – desenvolver, em pouco tempo, soluções inovadoras que resolvam ou minimizem problemas de maneira significativa. “Nas duas maratonas que tivemos no Crea-PR em 2019 detectamos oportunidades de inovações tecnológicas em nosso processo de fiscalização nunca antes pensadas. Com certeza, a atual iniciativa deve render bons e úteis frutos para toda sociedade paranaense”, salienta Xavier Filho.

A maratona acontece de 24 de abril a 1º de maio e será exclusivamente online, com as equipes trabalhando de forma remota. As inscrições começam nesta quinta-feira (16) e seguem até a próxima quarta-feira (22), pelo site www.hackpelofuturo.com.br. A participação é gratuita e os melhores colocados serão premiados.

Além de Engenheiros, o hackathon também é voltado para professores, estudantes, pesquisadores, profissionais das áreas de negócios, saúde, comunicação, marketing, UX/design, desenvolvimento, programação e finanças, entre outras.

Os participantes poderão escolher entre quatro categorias de atuação: saúde, sociedade, economia e cultura. Cada uma delas contará com desafios específicos, e as equipes deverão propor uma solução para eles.

As inscrições podem ser feitas individualmente ou como um time, formado tanto por uma equipe multidisciplinar ou mesmo por uma startup/negócio com solução pronta que se encaixe nos desafios. Quem se inscrever sozinho, será direcionado a uma equipe de acordo com seu perfil e a categoria que escolher.

Produção: Denise Morini (Assessoria de Imprensa do Crea-PR) com informações da Agência de Notícias do Paraná