Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2019/04/ha-cerca-de-20-anos-crea-pr-promove-eventos-sobre-acessibilidade/>.
Acesso em 28/03/2024 às 09h40.

Há cerca de 20 anos Crea-PR promove eventos sobre acessibilidade

9 de abril de 2019, às 13h51 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O Crea-PR promoveu nesta segunda-feira (08) na PUC-PR, o 1º Fórum de Acessibilidade de 2019, promovido pela Comissão de Acessibilidade do Conselho. O objetivo foi aproximar os poderes público e privado para debater atualizações das legislações e normas que preveem orientações básicas de acessibilidade, sensibilizar e orientar profissionais e estudantes com relação ao tema e apresentar um estudo inédito feito com idosos de Curitiba.

Segundo o Engenheiro Civil Ricardo Rocha, presidente do Crea-PR, eventos de acessibilidade fazem parte do calendário do Conselho há pelo menos 20 anos. “Um dos trabalhos da Comissão de Acessibilidade é a realização de eventos como o de hoje. Este ano, teremos outros sete fóruns regionais, ajudando a divulgar o tema a estudantes, profissionais e sociedade em geral. Mas ainda temos muitos problemas de acessibilidade e mobilidade urbana. A questão deve ser debatida sempre”, apontou na abertura do Fórum.

Para Joel Krüger, Engenheiro Civil e presidente do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), algumas ações em prol da acessibilidade vêm sendo desenvolvidas nacionalmente, com a participação do Sistema Confea/Crea. “A legislação é bastante intensa e robusta. A dificuldade é colocar em prática, principalmente, a questão das barreiras físicas. Lançamos neste ano o Manual Prático de Acessibilidade, uma das ações para tentar colocar no mundo real os benefícios da causa e para que obras e serviços de Engenharia possam sempre contemplar essa questão”, avaliou.

Também durante o Fórum de Curitiba, a Engenheira Civil Célia Neto Pereira da Rosa, coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Civil, apresentou o Manual Prático de Acessibilidade do Confea, cujo objetivo é auxiliar os profissionais em seus projetos. O Manual pode ser baixado pelo link http://www.confea.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=1070.

O evento ainda contou com palestras do vereador Pier Petruzziello, que falou sobre o Programa de Acessibilidade da Câmara Municipal da capital paranaense; do Engenheiro Mecânico Sergio Yassuo Yamawaki, conselheiro e ex-integrante da Comissão de Acessibilidade do Crea-PR, que abordou o tema Tecnologias Assistivas, e do Engenheiro e professor da PUCPR Adriano Akira Ferreira Hino, que apresentou os resultados parciais da cidade de Curitiba dentro do “Projeto Cidades Latino Americanas para um Envelhecimento Saudável”.

O estudo, quantitativo e qualitativo, convidou 620 idosos da capital paranaense, que responderam a um questionário para avaliar características sociodemográficas, condições de saúde, qualidade de vida, prática de atividade física e percepção sobre aspectos do bairro. Parte deles foi convidada a caminhar pela região de suas casas e recebeu um tablet com um aplicativo chamado “Stanfor Healthy Neighborhood Discovery Tool”, desenvolvido por pesquisadores da Stanford University e utilizado em projetos de pesquisa em mais de 12 países. Os idosos tiraram fotos do trajeto e gravaram áudios emitindo suas opiniões sobre as dificuldades encontradas nas calçadas.

Durante o Fórum, foram apresentados resultados parciais da pesquisa, que apontou dois principais pontos: idosos mais satisfeitos com seus bairros caminham mais, e aspectos funcionais (como estrutura física, calçadas, sinaleiro para pedestres, entre outros) estão entre os mais reportados como barreiras e facilitadores para a prática de caminhada.

A pesquisa, realizada por um grupo de pesquisadores da PUCPR, está sendo replicada na Universidad de La Frontera, de Temuco, no Chile, e na Queen’s University de Belfast, na Irlanda do Norte. De acordo com Akira, acessibilidade não deve ser relacionada apenas à adaptação para Pessoas Com Deficiência (PCDs), mas também à mobilidade de idosos, que já somam 20 milhões no Brasil.

Confira as datas e locais dos próximos Fóruns:

Ponta Grossa: 29/04

Guarapuava: 13/05

Campo Mourão: 27/05

Arapongas:  24/06

Toledo: 22/08

Pato Branco:  26/08

Bandeirantes: 21/10

Confira algumas fotos do evento: