Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2011/04/iep-coloca-em-pauta-manejo-e-destinacao-de-residuos-solidos-urbanos/>.
Acesso em 28/03/2024 às 19h50.

IEP coloca em pauta manejo e destinação de resíduos sólidos urbanos

10 de abril de 2011, às 22h35 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O IEP-PR (Instituto de Engenharia do Paraná) promoveu na última quarta-feira o I Seminário sobre Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos no Paraná, que reuniu representantes do governo, da academia e do terceiro setor para avaliar as principais alternativas existentes no tratamento do lixo urbano e fornecer diretrizes básicas para a consolidação de um sistema integrado de manejo no Estado. A questão adquire contornos negativos nos grandes aglomerados urbanos onde o crescimento populacional não foi acompanhando pela implantação de políticas de co-responsabilidade no trato do lixo urbano.

As palestras foram ministradas pela Assessora Jurídica do Consórcio Metropolitano da Secretária Municipal de Meio Ambiente de Curitiba, Rosamaria Milleo Costa; pela presidente da ONG Lixo e Cidadania, Marilza Aparecida de Lima e pelo engenheiro agrônomo Luiz Antônio Lucchesi. “Enfatizei na palestra o fato de que 30% do lixo urbano processado adequadamente pode ser transformado em energia, da mesma forma que o esgoto urbano. Esta é uma oportunidade de aproveitar resíduos urbanos de todas as cidades do Paraná para promover o desenvolvimento rural, desde que implementada a lei 12305”, disse Lucchesi. “Com isso, podemos limpar nossas águas, melhorar a saúde, as culturas, e aumentar a nossa produtividade”.