Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/03/live-debate-o-sistema-de-fiscalizacao-do-conselho-durante-a-pandemia/>.
Acesso em 29/03/2024 às 12h23.

Live debate o sistema de fiscalização do Conselho durante a pandemia

28 de março de 2021, às 12h00 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) promoveu, nesta última quinta-feira (25), uma live sobre o modelo de fiscalização à distância durante a pandemia, especialmente na área de Agronomia. O evento teve como objetivo mostrar aos profissionais e à sociedade como tem sido feita essa importante ação do Conselho.

O Presidente do Crea-PR, o Eng. Civ. Ricardo Rocha abriu o encontro contando um pouco sobre as medidas que estão sendo tomadas pelo Crea-PR para manter a excelência em suas atividades mesmo durante a pandemia e também agradeceu a presença dos mais de cem participantes. “É um prazer muito grande estar possibilitando esse tipo de debate! Estamos sempre buscando apresentar as nossas práticas, mostrando o que o Crea-PR tem feito para que cada vez mais seja um Conselho atuante, de posicionamento e que presta um serviço de alta qualidade”, comenta Ricardo.

Logo em seguida, o Eng. Agr. Marcos Marcon – Coordenador da Câmara Especializada de Agronomia, destacou em sua apresentação que a Câmara não representa apenas uma profissão, e, neste sentido, a fiscalização que a mesma demanda ao Departamento de Fiscalização do Crea deve atender a todas as profissões abrangidas pela CEA. “É feito um trabalho muito democrático, onde todas as Instituições, Entidades e Profissionais são ouvidos, e, a partir de uma árdua discussão, se levanta o que vai ser prioridade”, pontuou.

Apresentação de Tiago

Finalizando as falas iniciais, o Eng. Quím. e Agente de Fiscalização II do Crea-PR, Tiago de Souza Godoi Junior, apresentou como estão sendo executadas as fiscalizações remotas de atividades na Agronomia. “De maneira geral, a fiscalização está funcionando com uma metodologia de três passos: primeiro verificamos os indícios documentais que houve o plantio da cultura; depois orientamos o fiscalizado para que regularize o serviço; caso seja necessário, vamos a campo em caso de não regularização e enviamos para análise da Câmara Especializada de Agronomia”.

Saiba como funciona o passo a passo de um processo de fiscalização dentro do Crea-PR.

Foi destacado por Tiago que a partir de 2019, quando iniciou o acesso dos dados de receituários agronômicos em um convênio com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), as fiscalizações tiveram um grande salto mesmo com um cenário de pandemia. No ano passado, o Crea bateu 4 mil fiscalizações na área, sendo o número mais expressivo atualmente, e apenas 3% desses casos de fiscalização terminaram em auto de infração.

Em complemento aos dados apresentados por Tiago, o Presidente Ricardo pontuou que mesmo durante um período tão complicado como o da pandemia, o Crea-PR conseguiu ampliar as fiscalizações para além do que se tinha nos anos anteriores, dando resultados com uma fiscalização de viés orientativo, preventivo e educativo, trazendo os profissionais para atuar em áreas que são necessárias envolvendo o meio ambiente, e desta forma permitindo a proteção da sociedade.

Após este momento de comentários e apresentações, a live deu abertura para os profissionais e população que estavam acompanhando participarem fazendo perguntas no chat do YouTube e através do Instagram do Conselho.

A assessora da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-GO, Letícia Carvalho, deu início às perguntas parabenizando o Crea-PR pela iniciativa e aproveitou para questionar sobre a quantidade aproximada de relatórios analisados pela CEA e como a Câmara trata a autuação ou arquivamento desses processos.

O Eng. Marcon tomou a iniciativa de responder aos questionamentos levantados por Letícia. “Só chegam até a Câmara aqueles processos que não tiveram nenhuma forma de resolução prévia, assim eles são enviados para o julgamento da Câmara e de nossos Conselheiros. A partir disso, nossos profissionais fazem análises técnicas e, com base nisso, nós proferimos os votos de forma que todos os departamentos envolvidos possam levar adiante todos os processos”, concluiu.

O encontro contou com debates importantes sobre a fiscalização aqui no estado. Você pode conferir a Live completa em nosso canal do YouTube. Clique aqui e acesse.

Ao final da live, o Presidente agradeceu pela colaboração da Assessoria de Comunicação (ACS) e a participação dos Engenheiros Marcon e Tiago, além da intensa participação dos profissionais via chat.

“A fiscalização é o nosso cerne enquanto Conselho Profissional. Ela deve ser valorizada, pois tem como missão trazer o valor, perante a sociedade, das nossas profissões. Através dela garantimos a presença dos profissionais e claro, temos a orientação de buscar garantir a segurança, assistência e dar valor a esses setores”, finaliza Ricardo.

Texto: Brenda Borges – Comunicação Crea-PR