Live debate o sistema de fiscalização do Conselho durante a pandemia
28 de março de 2021, às 12h00 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) promoveu, nesta última quinta-feira (25), uma live sobre o modelo de fiscalização à distância durante a pandemia, especialmente na área de Agronomia. O evento teve como objetivo mostrar aos profissionais e à sociedade como tem sido feita essa importante ação do Conselho.
O Presidente do Crea-PR, o Eng. Civ. Ricardo Rocha abriu o encontro contando um pouco sobre as medidas que estão sendo tomadas pelo Crea-PR para manter a excelência em suas atividades mesmo durante a pandemia e também agradeceu a presença dos mais de cem participantes. “É um prazer muito grande estar possibilitando esse tipo de debate! Estamos sempre buscando apresentar as nossas práticas, mostrando o que o Crea-PR tem feito para que cada vez mais seja um Conselho atuante, de posicionamento e que presta um serviço de alta qualidade”, comenta Ricardo.
Logo em seguida, o Eng. Agr. Marcos Marcon – Coordenador da Câmara Especializada de Agronomia, destacou em sua apresentação que a Câmara não representa apenas uma profissão, e, neste sentido, a fiscalização que a mesma demanda ao Departamento de Fiscalização do Crea deve atender a todas as profissões abrangidas pela CEA. “É feito um trabalho muito democrático, onde todas as Instituições, Entidades e Profissionais são ouvidos, e, a partir de uma árdua discussão, se levanta o que vai ser prioridade”, pontuou.

Finalizando as falas iniciais, o Eng. Quím. e Agente de Fiscalização II do Crea-PR, Tiago de Souza Godoi Junior, apresentou como estão sendo executadas as fiscalizações remotas de atividades na Agronomia. “De maneira geral, a fiscalização está funcionando com uma metodologia de três passos: primeiro verificamos os indícios documentais que houve o plantio da cultura; depois orientamos o fiscalizado para que regularize o serviço; caso seja necessário, vamos a campo em caso de não regularização e enviamos para análise da Câmara Especializada de Agronomia”.
Saiba como funciona o passo a passo de um processo de fiscalização dentro do Crea-PR.
Foi destacado por Tiago que a partir de 2019, quando iniciou o acesso dos dados de receituários agronômicos em um convênio com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), as fiscalizações tiveram um grande salto mesmo com um cenário de pandemia. No ano passado, o Crea bateu 4 mil fiscalizações na área, sendo o número mais expressivo atualmente, e apenas 3% desses casos de fiscalização terminaram em auto de infração.
Em complemento aos dados apresentados por Tiago, o Presidente Ricardo pontuou que mesmo durante um período tão complicado como o da pandemia, o Crea-PR conseguiu ampliar as fiscalizações para além do que se tinha nos anos anteriores, dando resultados com uma fiscalização de viés orientativo, preventivo e educativo, trazendo os profissionais para atuar em áreas que são necessárias envolvendo o meio ambiente, e desta forma permitindo a proteção da sociedade.
Após este momento de comentários e apresentações, a live deu abertura para os profissionais e população que estavam acompanhando participarem fazendo perguntas no chat do YouTube e através do Instagram do Conselho.
A assessora da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-GO, Letícia Carvalho, deu início às perguntas parabenizando o Crea-PR pela iniciativa e aproveitou para questionar sobre a quantidade aproximada de relatórios analisados pela CEA e como a Câmara trata a autuação ou arquivamento desses processos.
O Eng. Marcon tomou a iniciativa de responder aos questionamentos levantados por Letícia. “Só chegam até a Câmara aqueles processos que não tiveram nenhuma forma de resolução prévia, assim eles são enviados para o julgamento da Câmara e de nossos Conselheiros. A partir disso, nossos profissionais fazem análises técnicas e, com base nisso, nós proferimos os votos de forma que todos os departamentos envolvidos possam levar adiante todos os processos”, concluiu.
Ao final da live, o Presidente agradeceu pela colaboração da Assessoria de Comunicação (ACS) e a participação dos Engenheiros Marcon e Tiago, além da intensa participação dos profissionais via chat.
“A fiscalização é o nosso cerne enquanto Conselho Profissional. Ela deve ser valorizada, pois tem como missão trazer o valor, perante a sociedade, das nossas profissões. Através dela garantimos a presença dos profissionais e claro, temos a orientação de buscar garantir a segurança, assistência e dar valor a esses setores”, finaliza Ricardo.
Texto: Brenda Borges – Comunicação Crea-PR
Comentários
Nenhum comentário.