Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/09/londrina-crea-pr-acompanha-trabalhos-do-projetek-na-uel-e-em-demais-universidades-do-parana/>.
Acesso em 28/03/2024 às 15h30.

Londrina: Crea-PR acompanha trabalhos do Projetek na UEL e em demais universidades do Paraná

Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná participou de evento técnico nesta segunda-feira, na UEL, e frisou a atuação da autarquia na incubação, desenvolvimento e concretização do projeto

9 de setembro de 2022, às 13h38 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Engenheiro Civil Ricardo Rocha de Oliveira, participou de um evento técnico sobre o Projetek nesta segunda-feira (12), na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O encontro reuniu profissionais, professores da UEL, autoridades do Governo do Estado e representantes das universidades que participam do Projetek. Além da UEL, são elas: Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar). 

O objetivo do evento foi compartilhar experiências entre as sete instituições de ensino superior do estado que já iniciaram os trabalhos relacionados ao Projetek. A frente de trabalho consiste em fornecer apoio técnico para municípios paranaenses em projetos de edificação, usando, principalmente, a tecnologia BIM (Building Information Modeling). “A UEL foi a primeira universidade a iniciar as atividades do Projetek. Nessa reunião, a instituição fez uma apresentação da instalação do escritório de projetos, softwares, computadores, professores, bolsistas de graduação e engenheiros e arquitetos recém-formados”, contou o presidente do Crea-PR, que compôs a mesa diretiva juntamente com Marta Fávaro, reitora da UEL, Marcos Aurélio Pelegrina, chefe da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia (CCT) da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Aron Lopes Petrucci, docente de Engenharia Civil na UEL e coordenador do Projetek.

O Crea-PR participou ativamente do programa, desde a incubação até a concretização. A autarquia enxergou a essencialidade da política pública, que visa suprir as necessidades dos municípios com menos de 30 mil habitantes que não possuem corpo técnico para elaboração de projetos de engenharia. “Apoiamos a criação do Projetek desde o começo e estamos trabalhando em grupo desde 2021. Reiteramos o nosso apoio e continuamos colocando nossas estruturas regionais à disposição das universidades do todo o Paraná, bem como nossas respectivas gerências”, afirmou o presidente. 

Oliveira também enfatizou o papel do Crea-PR no fortalecimento das profissões de Engenharia, Agronomia e Geociências e se comprometeu a colaborar na articulação e divulgação do Projetek junto a entidades parceiras. “Do ponto de vista acadêmico, o espaço propicia o desenvolvimento de competências e habilidades, contribuindo para a formação técnica dos futuros profissionais”. Para ele, a reunião foi de grande importância para compartilhar experiências e agregar conhecimentos. “Fizemos uma visita in loco às instalações do escritório de projetos da UEL, conhecemos o conceito das Agências de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni), de iniciativa da Seti. Foi um ótimo espaço de discussão de ideias e tira-dúvidas sobre as próximas etapas do programa”, completa. 

O portfólio de serviços do Projetek contempla projetos arquitetônicos, estruturais, elétricos, hidrossanitários e de prevenção contra incêndio e pânico para os mais diversos tipos de empreendimentos públicos, tais como: creches, escolas, postos de saúde, entre outras edificações. 

Sobre o Crea-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) é responsável pela regulamentação e fiscalização da atuação de profissionais e empresas das áreas da Engenharias, Agronomias e Geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de atualização e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

Samara Rosenberger

Assessora de Imprensa

Londrina – PR

(43) 99177-3138

ascomlondrina@creapr.org.br

Savannah Comunicação Corporativa – empresa licitada do Crea-PR


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *