Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/05/mais-uma-inspetoria-do-crea-pr-reinaugurada/>.
Acesso em 28/03/2024 às 14h04.

Mais uma inspetoria do Crea-PR reinaugurada

24 de maio de 2023, às 19h41 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Reinauguração da sede da inspetoria de Ivaiporã aproxima Crea-PR da região.

Nesta quarta-feira (24/05) aconteceu o evento de reinauguração da sede da Inspetoria de Ivaiporã do Crea-PR, que faz parte da Regional de Apucarana. A solenidade contou com a presença de autoridades e da imprensa local.

Com abrangência de 13 municípios, a Inspetoria conta com 369 profissionais e 141 empresas registradas. Só em 2022, 347 fiscalizações foram registradas na região e 9.257 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) foram emitidas.

A necessidade da modernização, segundo o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, surgiu para melhorar ainda mais atendimento, já que esses são espaços para receber a sociedade. “Nossas Inspetorias são como pequenas regionais, são um espaço de acolhimento. Temos 35 distribuídas pelo Estado e todas foram vistoriadas para que fossem realizadas as melhorias adequadas”, explica o presidente.

Entre as obras realizadas estão a padronização na adesivagem e piso, melhorias na estrutura, pintura nova e, principalmente, mais acessibilidade. Para Ricardo, “são os pequenos detalhes e esse olhar cuidadoso que aproximam ainda mais o Crea-PR dos profissionais e da sociedade”.

Para realização da reforma, o Crea-PR realizou um diagnóstico com levantamento técnico e estabeleceu prioridades estratégicas de projetos com uso de fundamentos BIM (modelagem de informação da construção), considerando as particularidades e necessidades de cada região durante o processo.

Proximidade com as pessoas

A vereadora Josiane Disner (REPUBLICANOS) esteve presente na reinaugaração da sede e durante sua fala agradeceu o trabalho realizado pelo Crea-PR na região. “Ficamos muito felizes com esse espaço físico para atender os profissionais. A cidade só tem a ganhar”, destacou Josiane.

Em sua fala, o presidente da Associação dos Engenheiros do Vale do Ivaí – Asseavi, Eng. Amb. Alcides Pascoal Junior, celebrou que a reinaugração da Inspetoria é um símbolo do compromisso do Crea-PR com a região. “A Inspetoria em Ivaiporã, instalada estrategicamente na região do Vale do Ivaí, só fortalece os laços do Crea-PR com a região e com a Associação. Ter uma sede representando o Crea-PR é uma forma da sociedade ter contato com o Conselho e garantir a atuação ética dos profissionais”, explica o engenheiro.

A Inspetoria renovada promete tornar ainda melhor o trabalho dos inspetores da região. Para o inspetor Eng. Civ. e Eng. Elet. Gerson Torres, o espaço vai aproximar ainda mais o Conselho e a população. “O fato do Crea-PR estar investindo na cidade passa mais confiança para profissionais e para a sociedade. Teremos mais conforto para quem está trabalhando e melhor atendimento ao público.”

O diretor do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, também lembrou da importância desse espaço no contato com a população. “O Crea-PR tem grande importância para o PIB e a renovação da Inspetoria faz uma grande diferença para quem lida com o público”, cita o diretor. Clodomir também falou da importância da aprovação das leis para os profissionais. “Nós dependemos de leis. Hoje temos uma Frente Parlamentar onde podemos dialogar com 54 deputados. O Crea-PR tem esse envolvimento com o profissional e com a comunidade e oferece um canal aberto para isso.” finaliza ele.

O evento contou ainda com um momento emocionante. O ex-presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ivo Gilberto Martins, se emocionou ao lembrar que foi ele o responsável pela criação da unidade em Ivaiporã, em 18 de dezembro de 1997. 25 anos depois, Ivo retornou para a entrega da Inspetoria renovada. “Foi no primeiro ano do nosso mandato que vimos a necessidade da criação da Inspetoria de Ivaiporã. Não só pela importância da região, mas pela distância em relação a Inspetoria de Apucarana, o que fez ter a necessidade de uma sede própria.”, relembra o ex-presidente ao explicar o motivo da criação da Inspetoria.

A Inspetoria de Ivaiporã está renovada e de portas abertas para o público na Rua Diva Proença, nº1170, Centro.

Por Guilherme Wordell
Fotos de Guilherme Wordell