Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/08/maringa-fara-parte-do-primeiro-evento-hackathon-gameficado-do-brasil/>.
Acesso em 16/04/2024 às 17h09.

Maringá fará parte do primeiro evento Hackathon gameficado do Brasil

Correalizado pelo Crea-PR em parceria com a APROGEO, o Ideathon irá subsidiar as equipes a desenvolverem soluções criativas na área de ética e fiscalização utilizando metodologia e mecânica de jogos

27 de agosto de 2021, às 8h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O Ideathon, que terá a duração de 60 dias e inicia nesta sexta-feira, 27, traz como desafio um novo olhar sobre fiscalização e ética profissional desenvolvido por meio de jogos. Correalizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) em parceria com a Associação Profissional dos Geógrafos do Estado do Paraná (APROGEO), o evento está com inscrições abertas para grupos de estudantes e profissionais que tenham o interesse em participar, otimizando as formas de entender e disseminar assuntos sobre ética e fiscalização para toda a sociedade.

Idealizado com a metodologia Hackathon, que visa envolver pessoas interessadas em solucionar problemas e desenvolver soluções inovadoras para questões específicas de forma ágil, o Ideathon, contará com mentorias semanais com profissionais que irão auxiliar os grupos a desenvolverem seus projetos utilizando a plataforma da Classcraft (www.classcraft.com/pt/).

As inscrições vão até o dia 5 de setembro e poderão participar do evento estudantes e profissionais, acima de 18 anos, de todas as áreas, que residem no Brasil, preferencialmente no estado do Paraná. As equipes receberão kits de participação, certificados de 30 horas, além de concorrer a prêmios de até 10 mil reais. Já as instituições de ensino que tiverem alunos inscritos, concorrerão a uma licença anual da plataforma Classcraft.

Segundo Jorge Campelo, presidente da APROGEO, além da premiação em dinheiro e outros benefícios, os participantes de terão a oportunidade de adquirir conhecimento e network com os mentores e profissionais envolvidos.

O desenvolvimento dos projetos durante o evento terá a cidade de Maringá como foco no storytelling que dará a narrativa aos participantes. Para Campelo, essa história inicial será o ponto de partida aos grupos para desenvolverem suas ideias.

“O Jogo é o único artifício existente em todas as culturas do mundo e trazê-lo como referência para falar de assuntos difíceis, de forma engajada, é uma poderosa ferramenta. Este evento pretende explorar a criatividade dos participantes, alinhando tudo com a mecânica comum aos jogos. A narrativa, essa história contada, será responsável para que cada jogador se envolva na trama e possa resolver desafios e atingir os objetivos de cada fase. Toda a narrativa se passará em Maringá, no ano de 2099, e teremos três personagens principais, um grande empreendedor do ramo imobiliário, um profissional de extrema competência e extremamente qualificado que atua no setor da construção civil e um fiscal experiente. Todos possuem uma trama para resolver que se entrelaçam nesta história”, explicou o presidente da APROGEO.

Além dos desenvolvimentos dos projetos, os inscritos poderão ajudar ativamente o Crea-PR, com ideias e soluções que possam melhorar o serviço oferecido, como explica o gerente da regional do Crea-PR em Maringá, Eng. Hélio Xavier Filho.

“Temos um grande e constante desafio de comunicar numa linguagem didática assuntos robustos como ética e fiscalização profissional. Acreditamos no formato do evento e temos a expectativa de colaborar com a formação ou mesmo atualização de conhecimento de profissionais por meio dos projetos elaborados. Assim, melhoramos ainda mais o ambiente do exercício profissional das Engenharias, Agronomia e Geociências”, projetou o gerente.

O início oficial do evento será nesta sexta-feira, 27, de forma virtual pelos canais oficiais da APROGEO no Youtube e Facebook, em uma live de apresentação, às   19h00.  No sábado, 28, também às 19h00, nos mesmos canais, será a abertura oficial do Ideathon. As inscrições podem ser realizadas por meio do site https://ideathon.aprogeopr.org.br/ e todas as informações estão disponíveis na plataforma.