Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2014/03/paineis-e-oficinas-tecnicas-marcam-primeira-tarde-do-3%cb%9a-seminario-internacional-de-acessibilidade/>.
Acesso em 29/03/2024 às 08h54.

Paineis e oficinas técnicas marcam primeira tarde do 3˚ Seminário Internacional de Acessibilidade

27 de março de 2014, às 19h40 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Nesta quinta-feira (27) à tarde, a programação do 3˚ Seminário Internacional de Acessibilidade (SIA) do CREA-PR foi dividida em painéis e oficinas. A primeira parte, voltada ao painel Experiência Internacional, mediado pelo engenheiro agrônomo e ex-presidente do CREA-PR, Álvaro Cabrini Jr, contou com a presença de Teresa Costa D’Amaral, do Instituto Brasileiro da Pessoa com Deficiência, falando sobre Direitos da Pessoa com Deficiência (PcD); do vencedor do Prêmio FINEP, Fernando Botelho, abordando a Inclusão Digital; e do engenheiro florestal Antonio José de Araujo, tratando do tema Árvores na Paisagem Urbana e Acessibilidade.

A segunda parte da tarde foi destinada à realização de três oficinas técnicas, intituladas Acessibilidade na Educação; Acessibilidade nas Edificações e Sustentabilidade e Acessibilidade.

Na primeira oficina, a presença da professora Miria Fagundes, que abordou a Iniciativa da SEED; do professor e engenheiro civil Adaílton Marcelo Leher, sobre a implantação da disciplina de acessibilidade nos cursos de engenharia da Uniguaçu e o engenheiro eletricista João Carlos Cascaes, que proferiu a palestra Universidade para Pessoa com Deficiência.

“No Brasil, ainda hoje em dia é muito difícil que os cidadãos tenham o pleno acesso aos seus direitos básicos de cidadão, daí a importância da discussão permanente deste tema universal”, comentou Miria em sua fala.

A segunda oficia trouxe o engenheiro civil Ivanor Fantin Jr, falando sobre pisos; o professor Juarez Matias Soares, apresentando a faculdade acessível Guairacá e a gerente do Departamento de Fiscalização (DEFIS) do CREA-PR, Vanessa Moura, que apresentou os resultados da fiscalização conjunta do Conselho e do TCE-PR com foco na acessibilidade nas obras públicas.

A oficina Sustentabilidade e Acessibilidade abordou a Acessibilidade e Sustentabilidade para a nova sede do CREA-PR, pelo assessor do Conselho, Heverson Aranda; o Instituto Laramara, por Alberto Pereira e a Sustentabilidade nas Construções, pelo professor e engenheiro mecânico Aloísio Leoni Schmid.

“O 3˚ Seminário Internacional de Acessibilidade está sendo debatido em alto nível, com execlentes palestrantes vindo de todo Brasil, demonstrando mais uma vez o avanço do CREA-PR nesta empreitada”, conclui o coordenador do evento, engenheiro civil Antonio Borges dos Reis.

Por Daniela Licht (Regional Curitiba). Foto: Felipe Pasqualini