Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2014/07/parabens-aos-engenheiros-florestais/>.
Acesso em 28/03/2024 às 14h22.

Parabéns aos Engenheiros Florestais

12 de julho de 2014, às 13h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

No dia 12 de julho é comemorado em todo o país o dia do Engenheiro Florestal. A data é uma referência ao dia do Santo Protetor desse profissional, São João Gualberto, considerado um dos precursores no ensino da Ciência Florestal no mundo. “Conservar e saber usar” era o lema de São João Gualberto, monge italiano que se dedicou ao cultivo de bosques florestais, no Século X. Por causa de sua história de amor às florestas e do senso de preservação, o santo foi proclamado protetor dos Engenheiros Florestais e a data de seu falecimento, 12 de julho de 1073, eleita o Dia do Engenheiro Florestal.

No CREA-PR a Engenharia Florestal é representada na Câmara Especializada de Agronomia e, em 2014 conta com os seguintes conselheiros: Daniella Cristina Magosi, Eduardo da Silva Lopes, Marcio Coraiola, Maurício Balensiefer, Pablo Gerogio de Souza e Vitor Cezar Miessa Coelho.

Segundo o Guia do Estudante da Editora Abril, o engenheiro florestal avalia o potencial de ecossistemas florestais e planeja seu aproveitamento de modo a preservar a flora e a fauna. Pesquisa e seleciona sementes e mudas, identifica e classifica espécies vegetais e procura melhorar suas características, analisando as condições necessárias a sua adaptação ao ambiente. Elabora e acompanha projetos de preservação de parques e de reservas naturais e cuida de fazendas de reflorestamento. Recupera áreas degradadas, cuida da arborização urbana e avalia o impacto ambiental de atividades humanas em uma área. Esse engenheiro também efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, visa à segurança e aos impactos socioambientais.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *