Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/plataforma-pro-crea-2-0-oferta-cursos-gratuitos-aos-profissionais-registrados-no-conselho/>.
Acesso em 07/07/2022 às 13h29.

Plataforma Pró-Crea 2.0 oferta cursos gratuitos aos profissionais registrados no Conselho

Qualificações são oportunidades para desenvolvimento de soft skills ~Atualizado 14/04~

14 de abril de 2022, às 11h00 - Tempo de leitura aproximado: 10 minutos

A plataforma Pró-Crea 2.0 oferece cursos on-line a profissionais regularmente registrados no Crea-PR, estudantes membros do Crea Jr-PR e funcionários do Crea-PR. São diversos cursos próprios do Conselho e outros em parceria com entidades como a CredCrea, a Mútua e a ABCP – Associação Brasileira de Cimentos Porthland.

“Os cursos disponibilizados na plataforma Pró-Crea 2.0 buscam complementar a formação dos profissionais com temas voltados à comportamentos e habilidades, as chamadas soft skills. Totalmente gratuitos para profissionais e acadêmicos inscritos no CreaJr-PR, os temas são definidos através de pesquisas e sugestões dos órgãos colegiados do Crea-PR, a saber: o Colégio de Instituições de Ensino – CIE, Colégio de Entidades de Classe – CDER e Comissão Acadêmica Estadual – CAE do CreaJr-PR. A realização dos cursos é uma parceria entre Crea-PR e CredCrea, parceria esta que já rendeu 10 cursos em 2020 e com previsão de mais 10 para 2021”, comenta o Facilitador de Convênios e Inserção Profissional André Pagani.

Novos cursos (~Atualizado 14/04~): 

Curso com o objetivo de conhecer a evolução e perspectivas dos sistemas de produção, suas diversas aplicações, seu ambiente e suas estratégias de segmentação e posicionamento; aproveitar as oportunidades e restringir as ameaças do ambiente operacional e contribuir para manter o posicionamento estratégico da empresa através da Gestão de Operações.

 

 

 

 

 

 

Para participar, é necessário se inscrever no link https://aperfeicoamentoprofissional.crea-pr.org.br/cursos-online-procrea.php. Na sequência, o interessado vai receber um e-mail de confirmação com a chave de inscrição. Para ter acesso conteúdo, basta ter cadastro na plataforma de cursos Online do Crea-PR, disponível em https://moodle.crea-pr.org.br/.

Confira os outros cursos:

Educação Financeira: Neste curso você entenderá melhor sobre a nossa relação com dinheiro e como podemos realizar escolhas mais conscientes. Irá refletir sobre hábitos de consumo, sonhos e desejos e como transformá-los em realidade. Desde cedo começamos a lidar com diversas situações relacionadas ao dinheiro e para tirar melhor proveito é muito importante saber como utilizá-lo.

Gestão da Inovação: É uma oportunidade para entender como a inovação está presente em seu dia a dia e como está sendo a jornada das empresas que estão se reinventando e adequando aos novos meios e métodos para gerar valor a seus produtos e serviços.

Entrevista de emprego para Engenheiros: O curso nasceu da necessidade de criar um conjunto de informações que possam ajudar engenheiros recém-formados ou profissionais que estejam desejando uma recolocação em um mercado com mudanças tão vertiginosas, à ter um excelente desempenho em uma entrevista.

Gestão de Projetos: Você irá conhecer a Gestão de Projetos, partindo dos conceitos básicos que norteiam essa ferramenta importante em diversas áreas de atuação das engenharias, integrando suas fases com as considerações práticas aplicadas a este gerenciamento.

Compliance: Pilares do compliance. Suporte da administração. Avaliação de riscos. Código de conduta. Controles internos. Treinamento e comunicação.  Canais de denúncias. Investigações internas. Due Diligence. Auditoria e monitoramento. Linhas de defesa. Pilares da integridade. Selo Pró-Ética. Exercícios.

Administração do Stress: Sintomas e consequências fisiológicas do stress. Hormônios relacionados ao stress. Ameaças à saúde mental. Avaliação do seu nível do stress. Respostas aos questionários sugeridos pela professora. Análise gráfica das respostas apresentadas. Autoconhecimento e percepção de seus sentimentos. Burn out. Sobrevivência. Recuperação. Performance. Ações que lhe conduzem para as áreas de burn out, sobrevivência, recuperação e performance. Reavaliação de seu nível de stress. Técnicas de controle do stress. Parada estratégica. Como respirar da forma correta. Relaxamento profundo. Aquietação da mente. Técnicas de relaxamento. Atividades terapêuticas. Hormônios do bem. Alimentação. Meios para se alcançar qualidade de vida.

Administração do Tempo: Administração do tempo. Benefícios de administrar bem seu tempo. Quatro passos para administrar seu tempo. Reconhecimento. Avaliação. Planejamento. Prática. Identificação de suas atividades cotidianas. Técnicas de como mensurar o tempo que você investe no seu dia a dia. Monitores de tempo (aplicativos para celular). Matriz de Eisenhower. Como preencher a matriz de Eisenhower. Avaliação do que é importante e o que é urgente para você. Planejamento das atividades do dia a dia. Ações que tiram sua atenção. Técnica de Christian Barbosa (70%, 20%, 10%). Importância de se utilizar uma agenda – física ou digital. Usando um planner. Técnicas de comportamento em situações em que há necessidade de negar um pedido. Técnicas de aumento de desempenho. Técnicas para evitar a procrastinação.

Gestão de Projetos com Agilidade Simplificada: Gestão com agilidade simplificada. Competição e cooperação. Diferentes abordagens. Fluxograma de um projeto. A visão tradicional. Novos tempos. Inovação e suas classificações. Termo de abertura de um projeto. Stakeholders. Métodos ágeis. Características da gestão ágil. Lean. Design Thinking. Kanban. Metodologias ágeis. Diferenças entre a proposta tradicional e uma metodologia ágil. Ondas sucessivas. Exercícios.

PROGRAMA 5S: O 5S como ferramenta básica do Lean Manufacturing (Produção enxuta). Filosofia do Pensamento Enxuto Os 5 sensos: Triagem, Organização, Limpeza, Padronização e Treinamento/Disciplina. O combate aos 8 desperdícios. Formação 5S. Técnicas para a aplicação do 5S. Auditorias para manter e aprimorar os resultados obtidos. e-Book exclusivo sobre os 7 desperdícios Lean. Planilhas em Excel para Auditoria do Programa 5S, estabelecimento de Macro e Micro Planos de Ação,  Plano de Inspeção, Lubrificação e Limpeza (com exemplo) e Quadro de Inspeção de Setores. Exercícios.

Industria 4.0: Compreender e aplicar os conceitos de Indústria 4.0 e Sociedade Superinteligente dentro do contexto industrial brasileiro. Conteúdo: Tendências de Redes Industriais. Fundamentos; Características; Tópicos e Componentes; Aplicações Internacionais; Conectividade; Estratégias High Tech; Inovação Tecnológica; Indústria 4.0 na prática; Estudo de Caso; Como diagnosticar se sua empresa já é 4.0; Sociedade 5.0; Revolução Tecnológica.

Ferramentas da qualidade: Compreender como coletar, processar e dispor as informações e dados visando uma melhoria dos processos produtivos. Conteúdo: Ciclos PDCA, SDCA e MASP; Ferramentas da Qualidade;  Fluxograma, Folha de Verificação e Diagrama de Ishikawa; 5 Porquês, Gráfico de Pareto e Matriz GUT; Histograma, Diagrama de Dispersão e Plano de Ação (5W2H).

Economia circular: Compreender como desassociar a produção e o crescimento econômico do uso de matérias primas, assim como empresas estabelecidas experimentam novas formas de produzir prometendo transformar a dinâmica das cadeias de suprimentos. Conteúdo: Economia linear e economia circular; A economia circular como alternativa para os negócios no futuro; Novos modelos de negócios; O novo modelo alterando o funcionamento da cadeia produtiva; Novas habilidades e conhecimentos exigidos.

Diferenças finitas: Compreender como aplicar diferenças finitas na resolução de equações diferenciais parciais para resolução de problemas de Engenharia. Conteúdo: Variáveis contínuas e variáveis discretas; Método das Diferenças Finitas; Conversão de Equações Diferenciais Parciais em Sistemas de Equações Algébricas; Discretização de Balanços Materiais e de Energia e de Condições de Contorno; Exemplos resolvidos: Reator Tubular e Condução de Calor em Regime Transiente.

Competências profissionais para a 4ª revolução industrial: Compreender o real significado das mudanças no mercado de trabalho em relação às exigências comportamentais para os novos profissionais, bem como desenvolver a autopercepção dessas características. Este curso apresenta dicas importantes para fortalecer características comportamentais mais atrativas para o mercado de trabalho presente e futuro. Conteúdo: Quarta Revolução Industrial; Competências Profissionais; Competências Comportamentais; Ferramentas de Coaching.

Cálculo – nivelamento: Compreender e revisar os conceitos fundamentais de Matemática como processo de capacitação para sua aplicação no dia a dia empresarial. Conteúdo: Função de Primeiro Grau; Função de Segundo Grau; Inequações; Propriedades exponenciais; Propriedades logarítmicas; Função Exponencial; Função logarítmica.

Liderança funcional: O curso Liderança Funcional tem por objetivo capacitar o participante à função da liderança através do desenvolvimento de competências básicas como autoconhecimento; auto liderança; comunicação; pensamento estratégico e gestão de equipes. Conteúdo: Elementos básicos da liderança e os estilos modernos de liderança; Auto liderança e autoconhecimento através da identificação e análise de perfil profissional comportamental. Estratégias para liderança funcional; Técnicas para aplicação de feedbacks; Comportamento ético da liderança.

Inovação na comunicação e gestão de pessoas: Neste curso vamos conversar sobre os processos de seleção de pessoas, para que você tenha maior assertividade em seus processos. Conteúdo: Recrutamento e seleção; Como usar o LinkedIn e noções de mídias sociais; Storytelling; Marketing pessoal.

Gestão de equipes e conflitos: O curso Gestão de Equipes e de Conflitos demonstra os vieses positivos e negativos do conflito no ambiente profissional, a partir do pressuposto que conflitos nem sempre são evitáveis, mas sempre podem ser administráveis. Portanto, o curso concentra-se, especialmente, na gestão dos conflitos apresentando técnicas específicas para este fim. Conteúdo: a origem dos conflitos e a gestão de equipes e seus respectivos conflitos; O assédio moral e seus impactos pessoais e organizacionais; Os 7 pecados corporativos na geração de conflito; Estratégias para gerenciar conflitos e o uso da comunicação assertiva e da inteligência emocional na gestão de conflitos.

Apresentando o Sistema Confea/Crea e Mútua: Este curso foi preparado por profissionais do Crea-PR com o objetivo de apresentar algumas informações importantes sobre o sistema, sua finalidade e recursos. Conteúdo: Registro e Atribuições Profissionais; O Sistema Profissional e recursos; Anotação de Responsabilidade Técnica; Responsabilidades.

Pavimento Urbano de Concreto (PARCERIA ABCP – Associação Brasileira de Cimentos Porthland): Pavimentos Urbanos De Concreto; Soluções em Pavimentos Urbanos de Concreto – Experiências; Pavimentos Urbanos de Concreto na Argentina; Experiência Latino- Americana em pavimentos urbanos de Concreto.  

Pavimentos de Concreto – Avançado: (PARCERIA ABCP – Associação Brasileira de Cimentos Porthland): Pavimentos Urbanos De Concreto – Projeto E Dimensionamento; Pavimentos De Concreto Em Rodovias – Execução.

Infraestrutura Urbana de Alta Performance: (PARCERIA ABCP – Associação Brasileira de Cimentos Porthland): Infraestrutura Urbana De Alta Performance; Smart Vias E Seu Impacto Na Qualidade De Vida Do Cidadão.

Comunicação digital e gestão de redes sociais: O curso destina-se a todos que desejam entender como as redes sociais digitais podem impactar seus negócios de maneira efetiva. Apresenta desde os conceitos de Comunicação e Marketing, até sua aplicabilidade no contexto das Redes Sociais Digitais. Através da mensuração dos resultados, apresenta as principais métricas para se calcular os resultados de Comunicação no ambiente digital.

Inclusão de PCDS no Mercado de Trabalho: Introdução e conceitos. Programa de Inclusão da H-Connect. O que é inclusão? Como fazer a inclusão de fato. Preconceitos. Como desenvolver sua equipe acerca do tema. Conceito de deficiência. Terminologia. Tipos de deficiência. Deficiência auditiva. Deficiência física. Deficiência visual. Deficiência intelectual. Deficiências múltiplas. Barreiras físicas e atitudinais. Barreiras versus Acessibilidade. Lei 8.213/91. Decreto 5.296/04. Exercícios.

MS Project para gerenciamento de obras: Neste curso você entenderá melhor sobre como desenvolver ou aprimorar sua competência na área de gestão de projetos, entender a relevância e o impacto na utilização de softwares como ferramentas auxiliares na gestão de projetos, e aplicar os conceitos em um exemplo real no MS Project.

Lean Construction: Curso com objetivo de fornecer conhecimento ferramentas e técnicas básicas do Lean Construction aplicadas à Projetos, com base em uma visão gerencial e operacional, possibilitando ao aluno a aplicação em obra de ferramentas como o Last Planner, Kanban, Kaizen e outras correlacionadas.

Plano de Segurança contra incêndio e pânico: verificar a disponibilidade com a Entidade de Classe realizadora.


Comentários

  1. Carlos alberto dos Santos disse:

    Bom Dia,Gostaria que fosse disponibilizado o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Olá, Carlos. Tudo bem?
      Informamos que esse curso é uma pós-graduação. Sugerimos que busque uma Instituição de Ensino para realizar este curso. De qualquer forma enviamos essa sugestão para o departamento que cuida dos cursos.

  2. Walter Richard disse:

    Boa tarde! Gostaria que fosse dado ênfase na área da saúde como um curso ou especialização em engenharia e manutenção hospitalar, gestão, tecnologia e inovação, sinto muita carência nesta área de conhecimento.

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Olá, Walter! Tudo bem?
      Agradecemos a sugestão, vamos repassar para a área responsável.

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Agradecemos o elogio, José!

  3. Lucas disse:

    Alguns temas que creio que seriam interessantes incluir na lista de cursos:
    – Auditoria e Perícia Ambiental
    – ESG
    – Oratória
    – Marketing pessoal e uso das redes sociais de forma profissional
    – Formatação de curriculo

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Olá, Lucas! Tudo bem?
      Agradecemos as sugestões! Vamos repassar ao setor responsável.

  4. Rodrigo Chagas disse:

    Olá, Td bem? Seria possível disponibilizar um curso sobre Soft Skills?

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Ola, Rodrigo. Tudo bem?
      Temos diversos cursos considerados “softs skills”. Qual seria sua sugestão?

  5. Wilson Takao Oyama disse:

    Programa 5S era realmente o curso on-line do Crea-PR que eu iria sugerir por ser um assunto de grande importância em muitas empresas.

    Abaixo as palavras equivalentes em Inglês que descrevem os 5 sensos do programa:
    – Sort (utilização / triagem)
    – Set in order (organização)
    – Shine (limpeza)
    – Standardize (padronização)
    – Sustain / Self-discipline (disciplina)

    1. Brenda Borges disse:

      Olá Wilson, tudo bem?
      Ficamos felizes que tenha gostado do curso!
      Você teria mais alguma sugestão para nos dar?

      1. Wilson Takao Oyama disse:

        Brenda, não há outras sugestões minhas a serem dadas.

  6. Rodney S. Oliveira disse:

    Gostaria que o CREA fomentasse a discussão sobre mobilidade urbana, inclusive com algum curso para ampliar a base de conhecimento no assunto. O transporte coletivo de Curitiba há tempos vem dando sinais de esgotamento. A pandemia acabou por postergar esse debate haja vista o recolhimento das pessoas mas, as ruas de Curitiba estão ficando intransitáveis e os ônibus estão lotados com o retorno da economia ao nível normal. O modelo da década de 70 já está no limite e não se fala em solução alternativa ao uso de ônibus. Pelo contrário, o que se vê é a mudança de combustível, de fóssil p/ energia elétrica mas, ainda assim mantendo o uso de ônibus. Por que não se fala mais no projeto do metrô? Onde está o foco no desenvolvimento e suporte à mobilidade eficaz dos cidadãos? Cabe, também ao CREA, fomentar essa discussão pois passa justamente no âmbito das ciências da engenharia e arquitetura/urbanismo.

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Olá, Rodney. Tudo bem?
      Muito interessante esse seu questionamento! Dentro do Crea existe uma grande preocupação com a questão da mobilidade urbana. Talvez seja o caso de realizarmos uma live sobre o tema! Agradecemos sua contribuição.

  7. Eduardo Tadeu Sanches disse:

    Sou engenheiro agrônomo e sinto falta de cursos na área.
    Aparecem muitos cursos para engenharia civil mas pouco em outras áreas

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Olá, Eduardo. Tudo bem?
      Agradecemos seu contato! Poderia mandar a sugestão através do Fale Conosco – opção e-mail? Assim podemos direcionar ela ao departamento que cuida dos cursos e ver possibilidades de futuras parcerias.

  8. Alexandre P disse:

    Boa tarde! Os cursos são livres para serem feitos em qualquer momento, ou apenas na data especificada?
    Obrigado!

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Olá, Alexandre. Tudo bem? Alguns possuem turmas fechadas, como é o exemplo do Plano de Segurança contra Incêndio e Pânico (PSCIP), que está com inscrições encerradas. Solicitamos que verifique qual curso deseja, mas 90% deles podem ser feitos a qualquer momento.

  9. Alencar de Oliveira Rios disse:

    Muito bom. Pretendo fazer o de Compliance.

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Que bacana, Alencar! Aproveite para fazer quantos quiser 😉

  10. Miguel Schunemann disse:

    Muito oportuna essa decisão do CREA-PR em ofertar esses cursos on-line, pois após essa pandemia todos
    precisamos nos reinventar, e essa oferta vem em um momento muito oportuno , pois com certeza ajudará
    muitos nessa revisão de conceitos e formas de trabalhar para enfrentar os desafios dos tempos vindouros.
    Vamos aproveitar essa oportunidade.

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Que bacana ler esse tipo de comentário, Miguel. Ficamos muito felizes em estar ajudando nossos profissionais, principalmente neste momento difícil que todos estamos passando. Tire um bom proveito dos cursos!

  11. PATRICIA ZATT disse:

    Podem contar comigo no curso de Gestão de Projetos com Agilidade Simplificada, no atual contexto a Agilidade e Simplificação são regras de ouro!

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Exatamente, Patricia! Estamos te esperando!

  12. Amaury Azevedo dos Santos disse:

    Muito bom estarei, fazendo um desses gestão de projeto.

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Que bacana que gostou, Amaury!

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *