Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/08/plenaria-crea-parana-1001/>.
Acesso em 29/03/2024 às 05h23.

Plano Plurianual, ações dos conselheiros e debates nas Câmaras: confira os destaques da Plenária 1001

17 de agosto de 2022, às 12h17 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

plenaria-crea-parana-1001

Realizada nesta última terça-feira (16), na sede do Instituto de Engenharia do Paraná – IEP, a Sessão Plenária n° 1.001 contou com a presença de inspetores, conselheiros titulares e suplentes, representantes da administração do Conselho, colaboradores do Crea, representantes de Entidades de Classe e Instituições de Ensino e do Confea. 

Após a abertura da reunião realizada pelo presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, alguns conselheiros realizaram falas sobre ações realizadas recentemente pelos mesmos. O Eng. Seg. Trab. e conselheiro, Verginio Luiz Stangherlin, abriu os trabalhos comentando sobre o 1° Workshop de Segurança do Trabalho, evento realizado em parceria com o Departamento de Fiscalização do Crea-PR (DEFIS) e o Ministério do Trabalho, no último mês de julho. Em seguida, o conselheiro e Eng. Ftal. Eleandro José Brun falou sobre o Encontro Nacional de Cursos de Engenharia Florestal (ENCEF), e o 9° Congresso Florestal Brasileiro, eventos realizados com o apoio do Crea-PR através das Câmaras Especializadas. “Foi um momento de grande importância para que surjam propostas de modernização no ensino de Engenharia Florestal no Brasil”, comentou Eleandro.

conselheiro-verginio
conselheiros-eleandro

Dando sequência a Plenária tivemos a exibição da proposta de alteração do PPA 2023-2024, feita pela contadora do Crea-PR, Roseli Santin. A proposta trata da reformulação do Plano Plurianual. O PPA inicial foi projetado durante a pandemia de forma conservadora e de pouca expectativa de rendimento financeiro, consequência do cenário econômico da pandemia e precisou então ser atualizado para 2022. Em seguida da apresentação de Roseli foi comentado pela presidência sobre o novo acordo de cooperação técnica, feito entre o Crea-PR e o Crea-ES, com objetivo de realizar uma troca de tecnologias acerca do sistema de preenchimento e gerenciamento de ARTs. 

Após os informes inicias da Plenária os processos das Câmaras Especializadas começaram a ser votados pelos conselheiros. Você pode conferir esse momento em nossa live da Plenária 1001, realizada em nosso canal no YouTube(votações a partir do minuto 35).

registro-votacoes-crea-parana
As votações são feitas 100% on-line

Indo para o encerramento da reunião tivemos a apresentação do diretor geral da Mútua-PR, Eng. Civ. Júlio Rossi, onde apresentou diversos números positivos sobre a parceria entre a instituição e o Crea-PR e falou sobre os benefícios dos serviços oferecidos pela Mútua.

Reuniões das Câmaras Especializadas

Antecedendo a Sessão Plenária são realizadas pelos conselheiros as reuniões das Câmaras Especializadas. As Câmaras são os órgãos dos Creas encarregados de julgar e decidir sobre os assuntos de fiscalização pertinentes às respectivas especializações profissionais e infrações do Código de Ética.

Você sabia que pode ver na íntegra as atas e súmulas das reuniões? 

Confira como foram os encontros e alguns destaques:

Câmara Especializada de Engenharia Elétrica – CEEE

reuniao-ceee-palestra
reuniao-ceee
reuniao-ceee

A CEEE realizou o julgamento de processos de fiscalização, com análise de conduta profissional e de protocolos, além de uma avaliação e propositura de critérios para análise curricular em razão das novas diretrizes curriculares. Após esses debates ocorreram duas palestras para os conselheiros, a primeira contou com as colaboradoras Juliane Marafon e Tatiane Volf Melo e falou sobre as práticas e as implantações da LGPD no Conselho. Em seguida, o Eng. Eletric. Sandro Yamamoto, Diretor Técnico da ABEEólica – Associação Brasileira de Energia Eólica, realizou uma apresentação sobre energias renováveis, onde comentou sobre a demanda desse tipo de energia, o seu licenciamento, desafios da sua implantação em todo o país, sua viabilidade e os financiamentos necessários para maior abrangência deste tipo de serviço. Caso tenha interesse pode conferir apresentação completa da ABEEólica aqui.

Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica – CEEMM

reuniao-mecanica-metalurgica

No encontro dos Engenheiros Mecânicos e Metalúrgicos foi acordado pelos conselheiros a metodologia das fiscalizações realizadas pelos profissionais da Mecânica juntamente ao Crea-PR nos parques de diversões. Houve também o retorno da discussão com a Câmara Especializada de Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho (CEAST) sobre o plano de Riggin. Foram debatidos com as Câmaras do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) sobre a nova norma RN 13, além do encontro no Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL) para debater sobre o PMOC. Finalizando a reunião, a Câmara de Mecânica e Metalúrgica deliberou sobre os processos de redução de multas para profissionais do Sistema.

Câmara Especializada de Agronomia – CEA

reuniao-cea
reuniao-cea
reuniao-cea

Na reunião ordinária CEA foi discutido e julgado processos de fiscalização, de averiguação da conduta profissional e protocolos. Foram aprovadas a revisão do Manual de Fiscalização da Câmara e o plano com as diretrizes de fiscalização da modalidade. Além dos debates tomou-se conhecimento pelos conselheiros da tabela de honorários da Associação Platinense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (APLA) e da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR), para posterior julgamento e aprovação.

Câmara Especializada de Engenharia Química, Geologia e Minas – CEEQGEM

reuniao-CEEQGEM

Durante a reunião da Câmara Especializada de Engenharia Química, Geologia e Minas (CEEQGEM) realizou-se comunicação dos conselheiros sobre as novas datas do EPEC e Plenária do mês de outubro, além do debate sobre os processos relatados pelos conselheiros e discussão ampla sobre extensão de atribuições profissionais. Em seguida ocorreu a apresentação dos gestores de fiscalização sobre o andamento e cumprimento do plano de fiscalização aprovado no início do ano pelos conselheiros.

Finalizando o encontro, os membros da CEEQGEM que participaram da 3ª Reunião Nacional Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Química (CCEEQ) relataram as atividades e visitas técnicas realizadas às usinas nucleares de Angra 01 e 02, e obras de Angra 03 em Angra dos Reis (RJ), além da visita na fábrica de combustível nuclear localizada em Resende, Rio de Janeiro.

Câmara Especializada de Engenharia Civil – CEEC

reuniao-ceec
reuniao-ceec

A reunião da CEEC, por ser muito extensa, é dividida em dois dias. Neste momento pré-plenária foram julgados protocolos com pedidos de acervo técnico, registros profissionais, processos de cadastramentos de curso e também processos de ética.

Câmara Especializada de Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho – CEAEST

reuniao-ceaest

Foi debatido pelos conselheiros da Câmara temas relacionados ao comunicado de fiscalização e foi aprovado os processos de padronização da fiscalização do novo PGR da NR18, que trata da construção civil. Também foram aprovados os métodos de fiscalização para empreendimentos de construção civil no âmbito do Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Registros da Plenária

Acesse as fotos da reunião em nosso álbum no Facebook.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *