Orçamento de obras e serviços

A “elaboração de orçamento” é uma atividade técnica especializada definida na Resolução nº 1010 do CONFEA – Anexo I – como “atividade realizada com antecedência, que envolve o levantamento de custos, de forma sistematizada, de todos os elementos inerentes à execução de determinado empreendimento”.

O “Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil” – SINAPI – divulga mensalmente custos e índices da construção civil. A gestão do sistema é compartilhada entre a Caixa Econômica Federal e o IBGE. A CEF é responsável pela base técnica de engenharia (especificação de insumos, composições de serviços e projetos referenciais) e pelo processamento de dados, enquanto o IBGE é responsável pela pesquisa mensal de preço, metodologia e formação dos índices.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, desde 2003, determina que os custos do SINAPI sejam utilizados como referências para a razoabilidade de preços de obras públicas executadas com recursos federais do Orçamento Geral da União.

A tabela de custos do SINAPI pode ser consultada aqui.

Se você não encontrou aqui a informação que procurava, envie-nos sua sugestão.

Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea Marca da Mútua Selo do Acesso à Informação Marca da Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea-PR - CMA Marca do Portal de Informações SEI! Crea-PR

Marca do Crea-PR

Site do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) - 2019
www.crea-pr.org.br