Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2017/02/presidente-do-crea-pr-participa-de-formatura-da-primeira-turma-de-engenharia-civil-da-feitep-maringa/>.
Acesso em 29/03/2024 às 08h50.

Presidente do Crea-PR participa de formatura da primeira turma de engenharia civil da Feitep – Maringá

15 de fevereiro de 2017, às 14h25 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

No dia 11 de fevereiro a Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico-Profissional – Feitep, em Maringá, realizou a cerimônia de colação de grau da primeira turma de engenharia civil da instituição. A solenidade contou com a participação do presidente do Crea-PR, engenheiro civil Joel Krüger, escolhido como paraninfo. Ele esteve presente desde o início da graduação desses alunos, pois realizou a aula inaugural do curso em 2012, além de palestras ao longo dos anos.

2

O presidente foi ainda homenageado com uma placa em honra de sua presença como paraninfo. Para ele “é uma honra ter participado desta colação de grau como paraninfo, pois acompanhei o início da vida universitária destes estudantes que hoje são engenheiros civis”, diz. Para os formandos, Krüger deixou uma mensagem de incentivo: “esta noite não é apenas a formatura, um instante de despedida, o encerramento de uma missão, mas na verdade o início de um novo ciclo, marcado por novas e maiores responsabilidades”. Como paraninfo, aconselhou os jovens engenheiros civis. “Continuem estudando. Não parem por aqui. Contrariem as estatísticas atuais sobre recém-graduados. Façam cursos de capacitação ou especialização, sigam pelo rumo de um mestrado e até um doutorado. Procurem sempre novos conhecimentos. Nunca parem de aprender”, diz o presidente.

IMG_3547_placa_feitep
Placa recebida pelo presidente do Crea-PR engenheiro civil Joel Krüger dos alunos da Feitep

Para o Diretor de Ensino da Feitep, professor Lupércio Cascone, “o momento foi muito especial para todos, mas em especial pela parceria da Feitep junto ao Crea regional Maringá e ao Crea-PR como um todo”. Ele explica que por estarem sempre muito próximos das atividades acadêmicas desta Faculdade, a participação do presidente do Crea-PR neste evento consagrou a política estabelecida pelo Crea de aproximação com as instituições de ensino. “Sua presença sempre marcante, registrada num primeiro momento, em 2012, quando participou da aula magna destes alunos e agora, em 2017, na formatura, nos remete à certeza do apoio e a vinculação de compromissos voltados à formação destes profissionais”, diz o diretor. Para ele, a evidência desta preocupação formativa se deu “pelas palavras de orientação e incentivo do presidente aos formandos e, principalmente, pela firmeza em explanar a importância do Crea na carreira destes profissionais”.

Durante estes cinco anos, enquanto acadêmicos, estes jovens profissionais puderam contar, além da aproximação do Conselho, com palestras no Crea e na Feitep, com incentivo e esclarecimentos. Entre tantos assuntos, foi tratado diversas vezes das atribuições e do papel destes profissionais no Brasil, assim como as formas de participação da Feitep junto ao Crea-PR, em programas como o CreaJr-PR.

Cascone acrescenta ainda que o objetivo da Feitep junto ao Crea também passa pela questão da Resolução 1010, pela qual a atribuição profissional se volta à formação acadêmica, oferecendo respaldo para as ações e a presença constante no meio acadêmico.

O evento contou também com a presença do gerente regional do Crea em Maringá, engenheiro civil Hélio Xavier da Silva Filho e do presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná em Maringá, engenheiro civil Samir Jorge.

Homologação de registro junto ao Crea-PR

Na Sessão Plenária 949, do dia 14 de fevereiro, foi aprovada a homologação do cadastro da Feitep e do curso de engenharia civil da instituição junto ao Crea-PR, o que possibilita maior agilidade no registro profissional dos formandos. No próximo dia 03 de março estes formandos de engenharia civil e recém-formados neste curso em outras instituições de ensino da região terão a oportunidade de participar de uma solenidade promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá para receber o seu registro profissional.

(Débora Pereira – ACS Crea-PR)