Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/05/profissionais-do-crea-pr-da-regiao-oeste-debatem-mudancas-no-sistema-profissional/>.
Acesso em 28/03/2024 às 08h44.

Profissionais do Crea-PR da região oeste debatem mudanças no Sistema Profissional

Propostas debatidas são resultado de vários encontros profissionais e serão apresentadas no 11º Congresso Estadual de Profissionais

13 de maio de 2022, às 17h02 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Após uma maratona de Reuniões Preparatórias de Inspetoria (RPIs), mais de 50 profissionais das áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências se reuniram ontem (12) na sede da AREAC (Associação Regional dos Engenheiros e Agrônomos de Cascavel), em Cascavel, para discutir e priorizar as propostas que serão apresentadas no 11º Congresso Estadual de Profissionais e, posteriormente, no 11º Congresso Nacional de Profissionais. 

A agenda foi conduzida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e tem como objetivo dar voz aos profissionais das modalidades ligadas ao Crea-PR, com a possibilidade de apresentação de propostas para melhorias ou mudanças na legislação e nos processos que regem as atividades vinculadas ao Sistema Confea/Crea. 

O Engenheiro Civil Geraldo Canci, gerente da Regional Cascavel do Crea-PR, conta que as RPIs ocorrem a cada três anos e são a etapa inicial de um processo na qual o Sistema Confea/Crea abre debates em formato de audiências públicas.

“Iniciamos a programação das RPIs ainda em março e percorremos as principais cidades do oeste paranaense para ouvir as propostas e requisições dos profissionais. Agora, nos reunimos para votar as proposições que serão levadas a nível estadual. São pontuações importantes que nos ajudam a melhorar o ambiente profissional e, também, a valorizar essas profissões que interferem diretamente no bem-estar social”, indica Canci. 

Para a Engenheira Civil Lígia Eleodora Francovig Rachid, eleita coordenadora da Comissão Organizadora do 11º Congresso Estadual de Profissionais, as proposições trouxeram novidades e, também, ideias que já estavam sendo discutidas há algum tempo, mas que ainda não estavam solidificadas.

“É uma iniciativa que nos ajuda a entender as principais dificuldades dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências e nos aproxima ainda mais das demandas locais. Algumas propostas trouxeram informações e pedidos novos e outras vieram com a materialização de questões anteriores. Esperamos, a partir daqui, levar essas ideias para o Congresso Estadual e, caso haja aprovação, até o Congresso Nacional para que possamos continuar melhorando a nossa atuação”, destaca.

No total, foram priorizadas 16 propostas para apresentação no Congresso Estadual de Profissões. Entre elas, estão pedidos como a criação de exame de proficiência aos formados nas áreas dos sistemas Confea/Crea como item obrigatório para concessão do registro profissional; criação de uma lei nacional que exija realização de manutenção predial em edifícios coletivos; exigência do pagamento de salário mínimo profissional em órgãos públicos; implantação da residência profissional após a formação acadêmica, e atuação junto ao Congresso Nacional para implementar o cargo de Engenheiro como carreira de Estado, que abranja graduandos nas áreas de Engenharias, Agronomia e Geociências. 

A Engenheira Ambiental Ana Cé foi uma das participantes da reunião. Segundo ela, o encontro foi importante para definir os caminhos futuros e apontar soluções para a categoria.

“Foi importante verificar os desafios enfrentados no dia a dia como oportunidade de melhoria em nosso sistema porque nós enfrentamos desafios semelhantes. Dessa forma, o encontro dos profissionais para discutir as problemáticas e melhorias do sistema fortalece nossa categoria profissional”, enfatiza. 

Além da votação das propostas, também houve votação para escolha dos delegados representantes na etapa estadual, durante o Congresso Estadual, programado para os dias 6 e 8 de julho de 2022, em Foz do Iguaçu. Foram eleitos o Engenheiro Civil Claiton Markus Schlindwein e a Engenheira Civil Célica Neto Pereira da Rosa.

Sobre o Crea-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais das áreas das engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

Contato para a imprensa

Camila Agner

(45) 99964-4457

ascomcascavel@creapr.org.br


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *