Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/revista-crea-parana-104/>.
Acesso em 10/08/2022 às 02h59.

Revista Crea-PR: prêmio Enedina; 5G e o futuro das universidades

Revista do Conselho é um importante canal de comunicação com profissionais, empresas e sociedade. Confira os conteúdos da edição 104!

1 de julho de 2022, às 11h07 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O Crea-PR lança hoje (30) a edição 104 da sua Revista Institucional, que tem como tema principal a presença das mulheres na Engenharia, destacando o reconhecimento pelo Conselho com o Prêmio Crea-PR Engenheira Enedina Alves e as mulheres homenageadas nesta primeira edição da premiação. A publicação, que marca também os 88 anos do Crea-PR, conta ainda com temas como a implantação do 5G no Brasil; a necessidade de fomento às universidades paranaenses; a BioAS; a modernização do Aeroporto de Cascavel, entre outros. A Revista Crea-PR é um importante canal de comunicação do Conselho para profissionais, empresas e sociedade, com conteúdo relevante e inovador para as profissões.

Confira alguns destaques desta nossa nova edição:

Exemplos inspiradores

A matéria de destaque da nossa edição 104 ressalta a importância das mulheres dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua com exemplos, como a Engenheira Civil Enedina Alves Marques, primeira mulher diplomada em Engenharia na região Sul do Brasil e primeira engenheira negra do país; a Engenheira Agrônoma Mariangela Hungria, pesquisadora da Embrapa Soja, única da América do Sul entre os 100 principais cientistas do mundo na área de Fitotecnia e Agronomia, conforme ranking publicado pelo Research.com, um site que oferece dados sobre contribuições científicas em nível mundial; e a Engenheira Agrônoma Sheila Ariana Xavier Valencio, empresária que figura na lista da Revista Forbes Brasil sobre 20 mulheres inovadoras nas agtechs no Brasil; todas mulheres fortes, inspiradoras e engenheiras!

A matéria ainda fala sobre a entrega do Prêmio Crea-PR Engenheira Enedina Alves Marques, criado pelo Comitê Mulheres do Crea-PR, coordenado pela Engenheira Civil Karlize Posanske, que teve a entrega realizada no dia 20 de junho, na Unibrasil, em Curitiba, onde evidenciamos, através da condecoração de oito profissionais, a busca pelo protagonismo das mulheres no mercado de trabalho  e a luta diária que cada uma delas trava para garantir o seu lugar de direito.

5G e os benefícios de uma internet móvel mais rápida

5g-internet-mais-rapida

Todas as capitais brasileiras e o Distrito Federal devem ter o 5G – novo padrão tecnológico para serviços móveis – operando até 31 de julho de 2022. Com os modos Banda Larga Móvel Avançada; Controle de Missão Crítica e Internet das Coisas Massiva (IoT), o 5G promete entregar alta velocidade; conexão de baixíssima latência e confiabilidade (voltada para aplicações sensíveis a erros como controle remoto de maquinário industrial, carros autônomos, cirurgias remotas) e também o baixo consumo de bateria.

No texto discutimos, junto de Engenheiros Eletricistas especialistas em telecomunicações, as diferenças entre o 4G e o 5G, quais os desafios para sua implementação e o papel do Crea dentro deste processo.

Caso tenha interesse confira no site da CBN um podcast sobre o tema.

Fomento às Universidades Estaduais

fomento-para-universidades

Matéria trata do incentivo à pesquisa nas universidades estaduais do Paraná e destaca o recente Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Pacto pela Inovação, ferramenta que visa impulsionar a inovação e integração entre universidade, poder público e setor produtivo. A Universidade Virtual do Paraná realizou recentemente um Seminário sobre a implantação deste Marco Legal.

No texto presente na edição 104 abordamos junto de educadores e profissionais do Sistema a importância do fomento à ciência e destacamos alguns exemplos interessantes e inovadores vindos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Acesse o Portal da Revista Crea-PR e fique por dentro desses e de outros conteúdos.

Para sugestões de pautas e artigos, deixe seus comentários no Portal ou envie para comunicacao@crea-pr.org.br.

 


Comentários

  1. Marco Antonio Ferreira Finocchio disse:

    Excelentes matérias da revista.
    Parabéns escolha dos temas e sucesso.

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Agradecemos seu comentário, Marco! Fique à vontade para nos enviar sugestões de temas.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *