Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/08/revista-tecnico-cientifica-ultrapassa-barreira-do-milhao/>.
Acesso em 29/03/2024 às 11h04.

Disseminação de conhecimento: Revista Técnico-Científica ultrapassa 1,3 milhão de acessos

10 de agosto de 2022, às 14h48 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

revista-tecnico-cientifica-crea

A Revista Técnico-Científica do Crea-PR, veiculada exclusivamente em meio eletrônico, atingiu no último mês de julho mais de 1,3 milhão de acessos, desde que foi criada em 2013. O objetivo do material é disseminar o conhecimento científico produzido nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências. O periódico também apresenta reflexões técnicas e críticas dos assuntos afetos às áreas.

“A Revista possibilita maior visibilidade aos avanços científicos e tecnológicos observados nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências, auxiliando no desenvolvimento sustentável da sociedade”, considera o gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR (DRI), Claudemir Prattes.

Os profissionais das áreas afetas ao Sistema Confea/Crea podem submeter seus artigos para publicação na revista. Os artigos são analisados por um Conselho Avaliador científico e técnico, que é composto por especialistas na área. Para os artigos científicos, a submissão ocorre pelo Conselho Avaliador Científico, já para os artigos técnicos, a submissão ocorre pelo Conselho Avaliador Técnico.

A revista também conta com edições especiais, relacionadas aos eventos das áreas tecnológicas que incluem a apresentação de artigos. Neste caso, os artigos que cumpram com a política editorial da revista são selecionados pelos organizadores do evento e disponibilizados ao Conselho.

“As submissões de artigos técnicos ou científicos devem ser feitos eletronicamente através do portal da Revista, no site do Crea-PR”, pontua Claudemir.

A próxima edição está prevista para esse mês de agosto, com a publicação dos artigos vencedores do Prêmio Melhores TCCs, do Crea-PR, que acontece anualmente com o apoio do Colégio de Instituições de Ensino (CIE), do Colégio de Entidades de Classe (CDER) e do Colégio de Inspetores. Os artigos são encaminhados pelos coordenadores de cursos e orientadores dos cursos afetos ao Sistema Confea/Crea.

Mudanças à vista

A política editorial da Revista Técnico-Científica do Crea-PR está em processo de revisão bem como está em elaboração um novo template para padronização dos artigos. “Com isso, esperamos aprimorar os nossos procedimentos e ser melhor avaliados no Qualis Periódicos”, explica a editora Técnico-Científica da Revista, Engenheira Civil Gabriela Mazureki Campos Bahniuk.

Segundo ela, a expectativa é aumentar o número de membros do Conselho Avaliador, e ampliar o recebimento de artigos técnicos e científicos. “Pretendemos ter mais profissionais no Conselho Avaliador em diferentes áreas de formação participando da Revista”, comenta.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *