Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/05/seminario-internacional-de-acessibilidade-do-crea-pr-acontece-na-proxima-semana/>.
Acesso em 29/03/2024 às 08h06.

Seminário Internacional de Acessibilidade do Crea-PR acontece na próxima semana

3 de maio de 2023, às 13h37 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Com o propósito de ampliar o debate entre os profissionais e a sociedade civil sobre questões ligadas à acessibilidade, o Crea-PR realizará, nos próximos dias 10 e 11 de maio, o 6º Seminário Internacional de Acessibilidade: Uma responsabilidade profissional. O evento acontecerá na Unibrasil – Centro Universitário

A programação do encontro terá como foco diversas questões relacionadas aos acesso das pessoas com mobilidade reduzida em espaços da área urbana e rural. Durante o Seminário serão apresentados também, resultados de fiscalizações integradas de acessibilidade realizadas pelo Conselho.

“A acessibilidade é um tema de grande relevância e que sempre está presente nos assuntos tratados no nosso sistema profissional, sendo entendido com toda a seriedade e o comprometimento que são necessários para que todas as obras e serviços executados tenham impactos positivos nesse sentido”, ressalta o gerente da Regional Curitiba do Crea-PR, Eng. Agr. Eduardo Ramires.

Programação

A abertura das atividades será na para quarta-feira (10), a partir das 12h, com o período de credenciamento. Na sequência, terá a fala do presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira, seguida da palestra “Cidades que caminham”, às 14h, com a Eng. Civ. Paula Teles, especialista da MPT – Mobilidade e Planejamento do Território, de Porto, Portugal.

A partir das 16h, o coordenador do Projeto de rugby em cadeira de rodas da Saúde e Esporte Sociedade Cultural e Esportiva de Curitiba, Carlos Kamarowski, irá explicar o projeto. Após, será aberto um espaço para perguntas sobre os temas debatidos durante o dia.

Na quinta-feira (11), as atividades têm início às 8h30, com o tema “Construir a cidade a partir do chão”, apresentado por Pedro Ribeiro da Silva, urbanista especializado em planejamento regional urbano e projeto do ambiente urbano de Porto, Portugal. O “direito das pessoas com deficiência” também será debatido durante o Seminário, com a presença de Sérgio Caribé, procurador do Ministério Público de Contas junto à Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

No período da tarde do segundo dia do evento, com início previsto para 14h, a utilização e implementação de tecnologias assistivas será tratada pelo professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Cornélio Procópio, o Dr. Vanderlei Flor da Rosa. Após uma rodada de perguntas, a Comissão de Acessibilidade do Crea-PR, por meio do coordenador Raiger Moreira Alves fará uma apresentação ligada ao assunto às 15h15.

Durante a tarde, a partir das 16h, a educação inclusiva será o tema de destaque, com a especialista em educação especial da Prefeitura de Londrina, professora Drª. Martinha Clarete Dutra. Por fim, o encontro irá divulgar os melhores vencedores da Mostra de Trabalhos Técnicos Científicos, aberto para estudantes universitários e profissionais que desejem expor trabalhos relacionados ao tema, e do concurso de Fotografia, voltado para o público geral.

Realizado pelo Crea-PR, o Seminário conta com apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o Unibrasil Centro Universitário, a Mútua PR – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, e da cooperativa CredCrea.

Mais informações em https://www.crea-pr.org.br/ws/6-seminario-internacional-de-acessibilidade/

 


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *