Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/sistema-de-art-do-crea-pr/sobre-a-nova-art>.
Acesso em 27/09/2020 às 16h16.

Sobre a ART

 

O que mudou em relação ao sistema antigo?

Layout

O layout da ART foi atualizado. O modelo segue determinações do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), e está muito parecido com a ART de outros Creas.

Exemplo de ART. Clique para ampliar.

Numeração

1720190000000, onde 17 é o código do Crea-PR, 2019 é o ano de registro da ART e 0000000 é n.º sequencial.

Relação de atividades, obras e serviços

O Confea unificou a relação de obras e serviços que os Creas devem utilizar, criando a Tabela de Obras e Serviços (TOS). Para visualizar a tabela completa acesse: http://normativos.confea.org.br/downloads/anexo/1853-18.pdf

Para facilitar o preenchimento das ARTs, o Crea-PR elaborou uma lista que relaciona os tipos de obra do sistema antigo com a TOS. Acesse a tabela de equivalência dos tipos de obras das ARTs do Crea-PR com a TOS-Tabela de Obras e Serviços da ART.

Além disso, houve uma separação do que são atividades e do que são obras e serviços.

O Confea definiu os “níveis de atuação” e “atividades” por meio da Decisão PL-2045/2018.

Ex.: Inspeção e laudo de brinquedos de parque de diversão. “Inspeção” e “laudo” são atividades, “equipamento mecânico” é um tipo de obra/serviço.

A ART deve ser preenchida com as atividades “Inspeção; Laudo;” e a obra/serviço deverá ser “de equipamentos mecânicos” com o complemento “de parques de diversões”.

Opções compatíveis com as atribuições profissionais

O sistema atual foi desenvolvido para liberar as opções de preenchimento compatíveis com as atribuições de cada profissional.

Além disso, profissionais com mais de um título profissional podem incluir atividades técnicas relativas a seus vários cursos.

Mais de um serviço na mesma ART

Na ART é possível incluir vários serviços.

Inclusão de vários endereços para o mesmo contrato.

Caso seu contrato contemple mais de um endereço, é possível informar todos na ART (desde que dentro do Paraná).

E as ARTs do sistema antigo?

As ARTs do sistema antigo continuam válidas. Podem ser consultadas pelo site e reimpressas pelo acesso restrito normalmente.

A retificação de ART foi extinta, dando lugar à substituição sem custo. Nessa substituição as informações presentes na ART antiga devem ser readequadas para o sistema atual. Consulte a tabela de equivalência.