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Acesso em 28/06/2022 às 22h42.

Um balanço do primeiro semestre e os próximos passos

Confira o artigo do presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha.

4 de agosto de 2021, às 7h59 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Ciclos são necessários. A cada final de um e início de outro, avaliamos os pontos que acertamos, o que podemos melhorar e, assim, oportunizamos a transformação. Costumo dizer que os ciclos nos dão várias chances de renascer em uma só vida. Para nós, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), ciclos são importantes para analisarmos o cumprimento de metas que estabelecemos em nosso planejamento estratégico, celebrarmos os avanços que conquistamos e delinearmos os próximos passos. Sendo assim, como presidente do Crea-PR, gostaria de compartilhar com vocês os principais pontos que trabalhamos com afinco no primeiro semestre e as metas que pretendemos alcançar ao final de 2021.

Com o objetivo de tornar o Crea-PR um órgão reconhecido por todos – entidades de classe, profissionais, empresas, instituições de ensino e sociedade – redefinimos o planejamento estratégico logo após o início da minha segunda gestão. Nossa missão é fazer do Crea-PR muito mais que um órgão fiscalizador das profissões e atividades de Engenharia, Agronomia e Geociências, mas uma referência para outros órgãos públicos e um verdadeiro influenciador em suas áreas de atuação.

Para isso, durante os primeiros meses deste ano, ampliamos e fortalecemos o programa Agenda Parlamentar, uma iniciativa apartidária cujo propósito é apresentar aos administradores públicos proposições, que podem ser incorporadas a qualquer plano de governo. Nossos gerentes, conselheiros e parceiros de associações se reuniram com prefeitos de vários municípios e implantaram convênios importantes que vão beneficiar, em primeiro lugar, a população. Os programas Casa Fácil e Campo Fácil são bons exemplos disso.

Outro avanço importante foi a ampliação da plataforma EAD destinada aos profissionais credenciados no Conselho, com oferta de cursos técnicos e soft skills. Nessa linha de capacitação e formação, também fizemos melhorias no site do CreaJr, programa criado em 2005, destinado a estudantes das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências. Por meio dele, em primeiro lugar, nos aproximamos dos futuros profissionais. Depois, apresentamos nossa estrutura, organização e as imensas vantagens de participar do sistema Confea/Crea. Mas nossa atuação nas universidades foi adiante. Já tínhamos ótimo relacionamento com coordenadores dos cursos e professores. Agora, estreitamos relações com os reitores a fim de alinhar oportunidades para jovens em formação e entender como podemos incentivá-los na criação de startups.

Ainda neste ciclo, aplicamos a filosofia de gestão participativa e inovadora com ações de fiscalização, apesar das limitações de deslocamento e distanciamento impostas pela pandemia. Aliada a isso, uma equipe afinadíssima de comunicação, composta por jornalistas, publicitários, assessores de imprensa, designers, profissionais de marketing e de audiovisual trabalhou de maneira integrada na divulgação das ações do Crea-PR, especialmente, nas fiscalizações que realizamos para proteger as profissões e a sociedade.

Quando olho para a primeira metade deste ano, percebo como passamos por uma série de dificuldades, mas superamos com união, competência e serenidade do nosso time de colaboradores. Mesmo diante da nova e forte onda de contágio do coronavírus que assolou o país no início do ano, os serviços oferecidos pelo Crea-PR permaneceram ativos com agilidade e eficiência, cumprindo, mais uma vez, um dos objetivos estratégicos estabelecidos no início da minha segunda gestão, que visa a simplificação dos processos e redução de prazos. O resultado é a satisfação dos usuários. Com o aprendizado adquirido no início do ano passado, mantivemos nossas atividades internas no modo remoto, sendo produtivos à distância e em home office. Participamos ativamente de discussões cruciais da vida do paranaense, como o novo modelo de concessão de rodovias. Apresentamos ao Governo do Estado propostas necessárias para as melhorias das estradas e nos posicionamos firmemente acerca do edital de contrato, com sugestões de auditorias focadas na transparência. Celebramos o sucesso dos nossos profissionais, que viram na crise a oportunidade e trabalharam de forma incessante, fazendo da engenharia, campo, mineração e infraestrutura, segmentos que aqueceram a economia nacional.

Se ao olhar para o passado sentimos orgulho, mirar para o futuro nos traz otimismo. Ainda neste ano, lançaremos um pacote de associativismo em parceria com as entidades de classe. Entendemos que todo profissional de Engenharia, Agronomia e Geociências precisa estar filiado, usufruindo de benefícios profissionais e pessoais. E o grande destaque deste semestre começará no próximo dia 9. Será a segunda edição da Semana Paranaense de Engenharia, Agronomia e Geociências (Sepeag). Um evento digital que nasceu no ano passado e se consolidou como um encontro feito para nossos profissionais e toda a sociedade, com participação de nomes consagrados que atuam, inclusive, fora do país. Uma criação que carrega o selo legítimo do Crea-PR: enxergar nossas áreas como modalidades que constroem e ocupam tudo que existe no mundo pós-moderno.

Como bem declarou Albert Einstein, “o nosso destino está de acordo com os nossos méritos”. Trabalhamos duro até aqui para construir um sistema de gestão sólido, que nos permite traçar estratégias realizáveis. Realizamos e continuaremos realizando. Nosso objetivo é seguir atendendo as expectativas dos nossos profissionais, com participação ativa na sociedade e nas esferas públicas. Mais que cumprir nossas funções regimentais, vamos além. Queremos ser um grande influenciador das nossas áreas de atuação e cumprir nosso papel como agente político transformador da sociedade. Que venha o novo ciclo!

Engenheiro Civil Ricardo Rocha de Oliveira

Presidente do Crea-PR


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