Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/unicentro-assina-convenio-com-maior-produtora-mundial-de-mapas-para-gps/>.
Acesso em 06/10/2022 às 17h45.

UNICENTRO assina convênio com maior produtora mundial de mapas para GPS

30 de setembro de 2013, às 17h07 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) assinou um convênio nesta quinta-feira com a Navteq, uma das maiores empresas de mapas para sistemas roteamento por GPS veicular e web do mundo, sediada na Holanda, em visita à instituição.

Tendo como interlocutor o professor e geógrafo Marcos Aurélio Pelegrina, do departamento de Geografia (DEGEO), conselheiro da APROGEO-PR, o convênio tem como intuito proporcionar à comunidade acadêmica, através de grupos de pesquisa e mapeadores voluntários, a possibilidade de contato com a ferramenta para produção e edição de mapas da Navteq/Nokia (MapCreator) e para a sociedade mapas atualizados da cidade e região com maior qualidade e precisão.

Com cronograma de 12 meses e uma equipe inicial de 12 alunos voluntários e um aluno de iniciação cientifica, além do professor responsável, o trabalho será desenvolvido com foco na verificação de itens no mapa que compreendem dados de: sentidos de tráfego e nome de vias, velocidade máxima permitida e qualidade do asfalto até a inserção de novas vias, ciclovias existentes da cidade.

O trabalho será acompanhado por uma equipe de profissionais da Nokia, responsáveis pelo projeto HERE (mapas e dados geográficos) tendo como contato direto e interlocutora por parte da Navteq/Nokia a geógrafa Melanie Ribeiro, coordenadora regional de mapas e conteúdos.

“A pareceria firmada permitirá aos futuros geógrafos da UNICENTRO, ainda na academia, ter plenos conhecimentos técnicos na área de geoprocessamento, que se fazem tão necessários para os profissionais geógrafos”, diz o geógrafo Robson Ferreira de Paula, presidente da Associação Profissional dos Geógrafos no Estado do Paraná (APROGEO-PR).