Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/07/xx-congresso-paranaense-de-engenheiros-agronomos/>.
Acesso em 29/03/2024 às 10h05.

XX Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos reuniu profissionais da área, estudantes e produtores

19 de julho de 2022, às 16h00 - Tempo de leitura aproximado: 6 minutos

Entre os dias 13 a 15 de julho, em Campo Mourão, aconteceu o XX Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos. Produtores rurais, estudantes e profissionais da área estiveram reunidos em um ambiente voltado à troca de informações, muito conhecimento e às novas tecnologias. O evento aconteceu na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão – AEACM.

Em sua abertura, o Congresso contou com a participação do secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, do presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha, do presidente da Confaeab (Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil), Kleber Santos, do presidente do Conselho de Administração da Coamo, José Aroldo Gallassini, entre outras personalidades.

A programação do Congresso contou com palestras, mesas redondas e muitos debates. Entre os assuntos, foram abordados temas como: Importância da Correção de Perfil do Solo através da Calagem e Gessagem; Biotecnologia, Ensino da Agronomia e Mercado de Trabalho; Agricultura 4.0; Startups; Bioinsumos; entre outros, além de uma visita técnica à Fazenda Experimental Coamo.

Presidente da FEAPR – Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná – Eng. Agr. Clodomir Ascari, destacou a importância do evento. “O Congresso foi uma oportunidade especial para aqueles que buscam atualização profissional, novos conhecimentos e para quem desejou estar em um ambiente de muita troca de informações e novidades”, afirmou.

Para o presidente da AEACM, o Eng. Agr. Roberto Bueno Silva, parabenizou a todos que contribuíram para a realização do evento. “Conseguimos reunir grandes personalidades, que deram palestras incríveis sobre diversos temas. Essa união de palestras e temas foi chave para que pudéssemos proporcionar aos participantes o acesso a novos conhecimentos e informações para o desenvolvimento do agro”.

De acordo com Silva, o evento foi um grande sucesso. “Acreditamos que iniciativas como essa contribuem muito para a qualificação dos Engenheiros Agrônomos e estudantes de Agronomia. Tivemos a participação de diversas autoridades e com a participação de renomados palestrantes. Agradecemos o apoio e patrocínio de todas as empresas e instituições”.

Ao final do Congresso, foi redigida a Carta de Campo Mourão que traz diversas indicações aprovadas durante a plenária. Entre elas: apoio à Confaeab para o anteprojeto de lei para a Política Nacional de Conservação do Solo e Água; Incentivar a implementação de laboratórios; Estimular a expansão da Assistência Técnica; Incentivar a conectividade no campo, entre outros pontos.

O evento foi realizado pela AEACM e pela FEAPR. Conta ainda com o apoio da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), Croplife, Crea-PR, Mútua-PR, e com o patrocínio do Confea, Crea e Sistema Faep.

Leia a Carta de Campo Mourão na íntegra:

Carta de Campo Mourão

Os Engenheiros Agrônomos do Estado do Paraná e representantes filiados às diversas entidades associativas distribuídas e circunscritas no Estado do Paraná estiveram reunidos no XX Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos, realizado no período de 13 a 15 de julho de 2022, na cidade de Campo Mourão-PR nas dependências Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão.  O Congresso contou com a apresentação de palestras proferidas por lideranças intelectuais, empresariais e políticas do setor, além da abordagem de temas ligados a formação e a atuação profissional, dada a participação de acadêmicos. Inclusive com rico debate.

O Estado do Paraná, mesmo contando com apenas 2,3% do território nacional, se destaca na produção agropecuária do país. Sem ter mais espaço para onde expandir a área de plantio e, considerando a redução destas áreas em razão da ampliação dos processos agroindustriais associados as cadeias produtivas e ao desenvolvimento das cidades, a expansão da produção só será concretizada com a elevação das produtividades. Para que isso ocorra de forma contínua e sustentável é necessária a efetiva participação dos profissionais em todo complexo agroindustrial e cadeias produtivas, no planejamento e na produção, seja na pesquisa, no ensino, na extensão e na gestão das empresas, instituições e cooperativas.

A categoria dos Engenheiros Agrônomos do estado do Paraná está composta por aproximadamente 15.000 profissionais habilitados legalmente junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

A  Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná e a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão, com apoio institucional e presença da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil, agradecem a todos os parceiros    que proporcionaram a realização deste grande evento.

Abrilhantaram o evento: presidente da CONFAEAB, presidentes e diretores de Associações filiadas à FEAPR,  autoridades,   palestrantes , acadêmicos  ,  profissionais graduados, pós graduados, mestres , doutores de Instituições públicas e privadas, empresários, colaboradores e representantes da sociedade civil.

Como síntese, foram aprovadas na plenária final as seguintes indicações:

  • Apoiar a proposta da CONFAEAB de anteprojeto de lei para Política Nacional de Conservação do Solo e Água;
  • Incentivar a implementação de Laboratórios e proporcionar custo acessível para bioanálises do solo;
  • Promover discussão sobre fortalecimento do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, com envolvimento de instituições públicas, privadas, cooperativas, instituições de ensino;
  • Estimular a expansão da Assistência Técnica e Extensão Rural com participação dos Engenheiros Agrônomos;
  • Gestionar junto ao Banco Central do Brasil a inclusão no Manual de Credito Rural da exigibilidade dos projetos técnicos na concessão do Crédito Rural;
  • Recomendar ao Governo do Estado do Paraná para a contratação de Engenheiros Agrônomos para o trabalho de fiscalização, assistência técnica / extensão rural e pesquisa agropecuária, devido a carência destes profissionais nestas funções;
  • Integrar ações entre CONFAEAB, FEAPR e Associações, com a Academia Brasileira de Ciência Agronômica (ABC);
  • Estimular integração entre Associações de Engenheiros Agrônomos, empresas de pesquisa e ATER, cooperativas, instituições de ensino, visando expansão da pesquisa e assistência técnica, com atenção às questões locais e regionais;
  • Que todas as operações de crédito rural tenham a participação de Engenheiro Agrônomo na elaboração e execução de projetos;
  • Valorizar as boas práticas agronômicas que reforçam a sustentabilidade.
  • Incentivar para que o Poder Público e o Setor Produtivo viabilizem a conectividade no Campo.
  • Apoiar a criação de startups visando o empreendedorismo e inovação no agronegócio;
  • Participação da categoria agronômica na regulamentação do mercado de carbono;
  • Promover cursos sobre mercado de carbono, incentivados pela FEAPR e CONFAEAB.
  • Participar na Regulamentação da Lei de Política Nacional de Serviços Ambientais.
  • A respeito dos projetos de lei que tratam de Bioinsumos, que a produção on farm tenha Engenheiro Agrônomo responsável técnico;
  • A formação acadêmica precisa estar mais alinhada às necessidades do mercado do trabalho em benefício da sociedade.
  • Aprovado para 2024, como sede para o XXI Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos, o município de Maringá.

Registramos nesta data o Cinquentenário da Associação dos Engenheiros de Campo Mourão, agradecemos pela recepção aos congressistas e por sediar o XX Congresso e, parabenizamos todos Colegas.

Os organizadores e participantes do XX CPEA avaliaram o evento como muito representativo e produtivo. As indicações formuladas no Congresso serão trabalhadas no sentido de sua consolidação em planos e ações para a melhor representação da categoria e para o desenvolvimento do Paraná, e também são subsídios para o XXXIII Congresso Brasileiro de Agronomia, em 2023.

“Agronomia: Ciência a serviço da Vida”

Campo Mourão-PR, 15 de julho de 2022.

Presidente Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná

Eng. Agr. Clodomir Ascari

Presidente Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão

Eng. Agr. Roberto Bueno Silva

 

Fonte: Assessoria de Imprensa FEAPR 


Comentários

  1. Jose A Perin says:

    Parabens pelo congresso e pela pauta elaborada para que governo estabeleca nas operacoes do agronegocios a responsabilidade do engenheiro agronomo. Precisamos tbem linha credito para melhor desempenhar os trabalhos!!

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *