Marca do Crea-PR para impressão

Crea-PR e TCE firmam nova parceria para fiscalizar execução de obras públicas

27 de julho de 2017, às 16h47


Imagem ilustrativa para Crea-PR e TCE firmam nova parceria para fiscalizar execução de obras públicas

O presidente do Crea-PR, engenheiro civil Joel Krüger e representantes das entidades que compõem o Comitê de Relações Empresariais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR) estiveram na última terça-feira (25) no Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE). Eles foram recebidos pelo presidente da entidade,  conselheiro Durval Amaral.

Amaral sugeriu ao presidente do Crea-PR, engenheiro civil Joel Krüger, que a parceria que o Tribunal mantém com a entidade seja ampliada com a realização de estudos para que se busque parâmetros adequados na execução de obras, buscando-se o melhor emprego do recurso público. “O objetivo do TCE é a eficiência da gestão e do gasto público já que a sociedade não suporta mais a elevada carga tributária, cobra resultados e transparência”, afirmou o conselheiro.

Segundo Krüger, as entidades podem contribuir significativamente para um melhor controle e fiscalização das obras de engenharia no Paraná. “Temos uma parceria há mais de 10 anos com o TCE atuando em prol da clareza e transparência das informações”.

Desta forma, os dois órgãos decidiram formar  um grupo de trabalho para definir parâmetros de projetos e custos para a execução de obras públicas de maior demanda pela população, como escolas, creches, postos de saúde e hospitais, além da execução de pavimentação.

Durante o encontro, o presidente do Crea-PR também destacou outros pontos importantes como a Decisão Plenária do Confea 365/2014 que estabelece que os serviços de engenharia e agronomia que exigem emissão da ART não podem ser classificados como “serviços comuns”, e portanto, não podem ser contratados via pregão eletrônico. Também ressaltou que a contratação de obras públicas deve ser realizada com projetos completos.

Integrantes

Compõem o Comitê de Relações Empresarias do Crea-PR os quatro Sinduscons do Estado, o Sindicato da Indústria da Construção Pesada, a Associação Brasileira de Engenheiros Civis e a Associação Parananaense de Empreteiros de Obras Públicas (Apeop).

Participaram da reunião o coordenador geral de Fiscalização do TCE, Mauro Munhoz; o coordenador de Fiscalização de Obras Públicas, Luiz Henrique Espeto Jorge e o analista de controle Pedro Paulo Piovesan de Farias, que integra a diretoria do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas – Ibraop.

Pelo Comitê Empresarial do Crea-PR estiveram presentes os engenheiros civis, Cássio José Ribas de Macedo, André Luiz Gonçalves, Euclésio Manuel Finatti, Francisco Ladaga, José Parzianello, Álvaro Pereira da Silva, Carlos Henrique Machado, Sérgio Piccinelli, Vivian Baeta de Faria e o contador e superintendente da Apeop, José Carlos Lada.

(ACS com informações e fotos do TCE)

Compartilhe este conteúdo

Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea Marca da Mútua Selo do Acesso à Informação Marca da Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea-PR - CMA Marca do Portal de Informações SEI! Crea-PR

Marca do Programa Casa Fácil Marca da Biblioteca Virtual do Crea-PR Marca do CreaJr-PR Marca do Portal da Educação Marca do ProCrea Marca da Revista Técnico-científica do Crea-PR Marca do Sistema de Informações Geográficas do Crea-PR - SIG Marca da Ouvidoria do Crea-PR

Marca do Crea-PR

Site do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) - 2019
www.crea-pr.org.br

Site desenvolvido com o CMS de código aberto WordPress e customizado por Assessoria de Comunicação Social do Crea-PR (ACS)

Voltar ao topo