Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/07/11-cep-propostas-e-delegados/>.
Acesso em 29/03/2024 às 11h49.

CEP encerra com aprovação de propostas e eleição de Delegados

8 de julho de 2022, às 15h01 - Tempo de leitura aproximado: 7 minutos

resultados-11-cep-crea-parana

O 11º Congresso Estadual de Profissionais do Crea-PR encerrou na manhã desta sexta-feira (08) elegendo 15 propostas que serão levadas para aprovação no Congresso Nacional de Profissionais a ser realizado em Goiânia, em outubro próximo. Os cerca de 380 profissionais presentes debateram e defenderam as propostas que consideram pertinentes para trazer melhorias para o Sistema Confea/Crea e, consequentemente, às profissões afetas ao Sistema.

“Estamos celebrando 88 anos com muita felicidade por encontrar aqui o entusiasmo de uma classe que constrói e debate coletivamente as mudanças profissionais que deseja para seu exercício pleno, com consciência e dedicação no papel social que possui como propulsor de desenvolvimento e impulsionador de transformações na mobilidade urbana, na geração de renda, na segurança pública, na qualidade de vida e no bem-estar comunitário”, destaca o presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha.

Ricardo destacou os onze engenheiros que estiveram à frente da coordenação dos CEPs já realizados no Estado:

I CEP – Arquiteto Edison Motozowski
II CEP – Eng. Agr. Florindo Dalberto
III CEP – Eng. Agr. Carlos Eduardo Augusto Petersen
IV CEP – Eng. Agr. Carlos Roberto Bittencourt
V CEP – Eng. Eletric. Nelson Luiz Gomez
VI CEP – Eng. Agr. Orley Jayr Lopes
VII – CEP – Eng. Civ. Joel Kruger
VIII – CEP – Eng. Civ. André Luis Gonçalves
IX – CEP – Eng. Civ. Ricardo Rocha
X – CEP – Eng. Civ. Samir Jorge

Em seguida, Rocha agradeceu a todos que participaram de todo o ciclo do CEP que envolveu as reuniões realizadas nas inspetorias (RPIs) e nas regionais (RPRs). “Deixo registrado que vou fazer questão de acompanhar o andamento das 15 propostas aqui sugeridas. Aproveito para parabenizar a gestão atual do Confea que organizou as propostas de Congressos anteriores e hoje, quem quiser saber como as mesmas estão tramitando, é só consultar o site do Confea”.

A coordenadora desta edição do CEP, Eng. Civ. Lígia Eleodora Francovig Rachid, agradeceu o trabalho de todos os envolvidos e, em especial, do coordenador-adjunto Eng. Agr. Eduardo Ramires, gerente da regional Curitiba. Ao final da aprovação das propostas, foram eleitos os Delegados que participarão do CNP defendendo nossas propostas e debatendo/votando as que serem escolhidas em nível nacional.

Propostas Aprovadas no 11º CEP Paraná

“Todas as propostas voltaram-se ao eixo temático de atuação profissional e mostraram preocupações com a sociedade e com os profissionais em seu dia-a-dia. Nas propostas apresentadas constataram-se, modelos de cobrança sobre anuidade e ART, garantia de pagamento do salário mínimo, propostas para implementar as carreiras de engenharia, agronomia e geociências como carreira de estado, além de criação e implantação de programa nacional de residência técnica, que necessitam ser trabalhadas em conjunto ao Conselho Nacional”, disse Lígia.

1 – Seguro de acidentes de trajeto;
2 – Isenção da anuidade para profissional que é responsável técnico da própria empresa (individual);
3 – Cobrança de anuidade progressiva aos profissionais recém formados;
4 – Garantia de pagamento do salário mínimo aos profissionais do sistema Confea/Crea que atuam em órgãos públicos municipais, estaduais ou federais
5 – Repasse de percentual das taxas de ARTs para as Entidades de Classe;
6 – Trabalhar junto ao congresso nacional para implementar o cargo de engenheiro como carreira de estado que abranjam os graduados nas áreas das Engenharia, Agronomia e Geociências. / incluir as atividades dos profissionais do sistema Confea/Crea como “carreira típica de estado” ou “exclusiva de estado”;
7 – Redução do valor da taxa da ART para coautor ou corresponsável. 140
8 – Manifestação prévia e vinculante do sistema Confea/Crea junto ao mec ou ao órgão competente do sistema de ensino quando da criação de novos cursos de Engenharia, Agronomia e Geociências;
9 – Análise do projeto de projeto de prevenção e combate a incêndios – ppci no corpo de bombeiros somente por profissionais registrados no Crea;
10 – Prova de proficiência profissional para registro no sistema Confea/Crea
11 – Criação de ART múltipla para atividade de engenharia de segurança do trabalho
12 – Agrupamento de mais de uma ART em certidão de acervo técnico;
13 – Criação e implantação de programa nacional de residência profissional, após a formação acadêmica;
14 – Derrogação da necessidade de visto para pessoa física (pf) e pessoa jurídica (pj);
15 – Patrocínio da inclusão da assinatura digital pelo sistema Confea/Crea/ disponibilidade de certificado digital por meio da carteira de identidade profissional do Crea.

Dentre as propostas selecionadas, o Engenheiro Civil e Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil Dante Alves Medeiros Filho enfatizou a necessidade de estreitar os laços entre o Sistema Profissional (Confea/Crea) e o Sistema Educacional, através do MEC (Ministério da Educação). “Solicitamos que ocorra uma manifestação prévia do Sistema Confea/Crea junto ao MEC ou ao órgão competente do sistema de ensino quando da criação de novos cursos de Engenharia, Agronomia e Geociências. Acreditamos que podemos contribuir pois, por meio do controle de ARTs (Anotação de Responsabilidade Técnica), temos uma verdadeira radiografia de como vem acontecendo o exercício das profissões nele registradas”, detalha.

Com o olhar crítico e amplo de quem acompanhou de perto cada etapa dessa construção de propostas, Ligia avalia o CEP como potente e enriquecedor. “Todas as propostas apresentadas mostram o desejo dos profissionais que participaram do Congresso. Tivemos painéis ricos e de grande validade para os profissionais que estão no mercado. Por tudo isso, podemos esperar uma participação nacional com grandes contribuições e qualidade”, finaliza.

Delegados eleitos

Luiza Scarpim é Engenheira Ambiental em Curitiba e foi a delegada sem mandato eleita com maior número de votos. Além dela, outras 12 profissionais mulheres foram eleitas como delegadas no CEP paranaense. “Não posso deixar de enaltecer a meritosa condução do Programa Mulher e das iniciativas em prol da equidade de gênero. Sem hesitar, retribuirei a confiança depositada a partir da defesa das propostas aprovadas e dos interesses dos proponentes”, garante a Engenheira.

Este será o segundo CNP (Congresso Nacional de Profissionais) que Luiza participará. Reconhecendo este evento como um momento democrático, diverso e inclusivo para discutir contribuições não somente num olhar interno, do ponto de vista de usuário, mas também externo com reflexo na sociedade, Luiza destaca que o Paraná terá propostas bastante relevantes para defender nacionalmente. “Coloco em evidência a proposta de reconhecimento pela inclusão das profissões abrangidas pelo sistema como carreira típica de estado ou exclusiva de estado, o que vem sendo debatido no âmbito da reforma administrativa e, ao meu ver, é um tema com fortes implicações para os profissionais afetos e, consequentemente, para o desenvolvimento do país”, avalia.

Já Dante foi o delegado com mandato eleito com maior número de votos. Atuante na Regional de Maringá, essa será sua primeira experiência como delegado e reconhece o grande desafio. “A preocupação é representar bem os anseios e aspirações dos profissionais registrados no sistema Confea/Crea. Atualmente, temos grandes demandas que precisam ser analisadas e atendidas”, exalta o Engenheiro.

Com mandato

1 DANTE ALVES MEDEIROS FILHO – Engenheiro Civil
2 REGINA DE TONI – Engenheira Civil
3 KARLIZE POSANSKE DA SILVA – Engenheira Civil
4 NILTON BATISTA PRADO – Engenheiro Civil
5 CARLOS ROBERTO BITTENCOURT – Engenheiro Agrônomo
6 RICARDO VIDINICH – Engenheiro Mecânico
7 ALMIR ANTONIO GNOATTO – Engenheiro Agrônomo
8 ORLEY JAYR LOPES – Engenheiro Agrônomo 102
9 MARLENE DE LURDES FERRONATO – Engenheira Agrônoma 88
10 EDNA POSSAN – Engenheira Civil 88
11 BARBARA MEURER – Engenheira Civil 87

DELEGADOS SUPLENTES
12 JACQUELINE MARA KOZAKEVITCH TEIXEIRA – Engenheira Agrônoma 86
13 LUIZ CARLOS BALCEWICZ – Engenheiro Agrônomo 78
14 HERIVELTO MORENO – Engenheiro Civil 77
15 NILTON CAMARGO COSTA – Engenheiro De Segurança Do Trabalho 74
16 VERGINIO LUIZ STANGHERLIN – Engenheiro De Segurança Do Trabalho 70
17 NELSON LUIZ – Engenheiro Civil 69
18 NATALIA DOS SANTOS STASIAK – Engenheira Civil 65
19 FLÁVIO FREITAS DINÃO – Engenheiro De Segurança Do Trabalho 61
20 DIEGO SZYDLOVSKI – Engenheiro Civil 58
21 HELDER RAFAEL NOCKO – Engenheiro Ambiental 57
22 FERNANDO FELICE – Engenheiro Eletricista 56
23 LUCIANE CURTES PORFÍRIO DA SILVA – Engenheira Agrônoma 55

Sem mandato

1 LUIZA SCARPIM – Engenheira Ambiental
2 CELIA NETO PEREIRA DA ROSA – Engenheira Civil
3 NILSON CARDOSO – Engenheiro Agrônomo
4 FABIANA YUKA SASAKI ENDO – Engenheira De Segurança Do Trabalho
5 THAIS VOGEL – Engenheira Civil
6 ANDRESSA HAIDUK – Engenheira De Segurança Do Trabalho
7 LEANDRO JOSE GRASSMANN – Engenheiro Eletricista
8 CLODOALDO CLEVERSON GOETZ – Engenheiro Florestal
9 CARLOS ROBERTO WILD – Engenheiro Civil
10 CLAUDIA MACHADO LOUREIRO FOCKINK – Técnica De Segurança Do Trabalho
11 SERGIO BARBOSA DE SOUZA – Engenheiro Civil
12 LILIANA FRANCO AFFONSO – Engenheira Química

DELEGADOS SUPLENTES
13 VALDEMIR JOSE GNOATTO – Engenheiro Agrônomo
14 VITOR AUGUSTO PEDROTTI – Engenheiro Mecânico
15 DECARLOS MANFRIN – Engenheiro Civil
16 DIRCEU ANTONIO SCHNEM – Engenheiro Agrônomo
17 IVAN CARLOS CHIAMULERA – Engenheiro Eletricista
18 RAFAEL BERTELI DE OLIVEIRA – Engenheiro Civil
19 PAULO SERGIO PETERLINI – Engenheiro Civil
20 GUSTAVO DA SILVA SOARES – Engenheiro Mecânico
21 RONAN MACIEL MARCOS – Engenheiro De Pesca
22 MARCOS JOSE TABORDA – Engenheiro De Segurança Do Trabalho
23 ROMULO RAMALHO FARIAS – Engenheiro Civil
24 PAULO GUILHERME FERREIRA RIBEIRO – Engenheiro Agrônomo


Comentários

  1. Parabéns a todos os envolvidos do 11 CEP. Está sendo um sucesso.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *