Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2017/04/cder-apresenta-plano-de-sustentabilidade-para-entidades-de-classe/>.
Acesso em 30/10/2026 às 16h02.
Imprimir conteúdo

CDER apresenta plano de sustentabilidade para Entidades de Classe

28 de abril de 2017, às 10h17 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Em dezembro do ano passado, durante a 38.ª Reunião Estadual do Colégio de Entidades Regionais (CDER), foi apresentada aos coordenadores a primeira versão do Programa de Sustentabilidade das Entidades de Classe (Proec). Ele será implantado no início deste ano e tem como objetivo principal recuperar, organizar e melhorar os modelos de gestão das entidades com registro no Crea-PR. 

Durante as discussões, que aconteceram no 42.º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC) em Foz do Iguaçu e até mesmo antes do evento em reuniões realizadas nas regionais do Crea-PR, várias Entidades de Classe manifestaram os problemas financeiros pelos quais estão passando, decorrentes da impossibilidade legal dos repasses de ARTs na forma como eram historicamente feitos. Segundo o engenheiro civil Samir Jorge, coordenador estadual do CDER, a partir deste debate, a presidência do Crea-PR solicitou ao DRI a elaboração de um programa de sustentabilidade para oferecer apoio às pequenas e médias Entidades de Classe do Estado.  

O presidente do Crea-PR Joel Krüger explicou durante a apresentação do Proec que ele será amplamente discutido com as entidades de classe, conselheiros, inspetores e profissionais de todo o Estado antes de sua implantação. Tanto é que nesta apresentação inicial novas ideias já foram inseridas no programa. “Nosso objetivo é dar mais sustentabilidade em diversas áreas às nossas entidades, seja na parte de recuperação de débitos, organização, seja no modelo de gestão”, destacou. Na primeira reunião deste ano, o planejamento das ações do Proec foi apresentado aos coordenadores do Cder e aprovado.

Níveis de envolvimento

A iniciativa veio em um momento bastante oportuno tanto para as entidades que encontram alguma dificuldade financeira quanto para aquelas que estão em boas condições, mas querem melhorar ainda mais seus indicadores. Samir Jorge, coordenador estadual do CDER, explica ainda que o programa oferece três níveis de envolvimento: a solução dos problemas para aquelas entidades que estejam em situação mais delicada, a organização para aquelas que precisam facilitar a captação de recursos e ampliar o associativismo, e a gestão e o planejamento que auxiliam as entidades nas ações futuras de maneira estratégica, tática e operacional. 

Samir garante que o programa terá apoio integral para sua viabilização e balizará todas as ações do Colégio em 2017. “Consideramos este programa excelente e temos certeza que trará ações concretas importantíssimas para todas as entidades, mesmo aquelas que não estão passando por problemas financeiros”, acredita. “Os últimos dois anos foram bastante difíceis para as Entidades de Classe, pois tivemos que nos adaptar a uma nova legislação e novos regramentos. Tenho certeza que já no início de 2017 este programa do Crea-PR auxiliará significativamente entidades de todo o Estado”, conclui.