Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2025/02/crea-pr-apoia-a-valorizacao-dos-engenheiros-e-agronomos-das-instituicoes-federais-de-ensino/>.
Acesso em 03/11/2026 às 10h32.
Imprimir conteúdo

Crea-PR apoia a valorização dos engenheiros e agrônomos das Instituições Federais de Ensino

20 de fevereiro de 2025, às 10h25 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Na manhã desta quinta-feira (20/02), o Presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, recebeu representantes da Associação Nacional de Engenharia e Arquitetura das Instituições Federais de Ensino para debater as Emendas 123, 207 e 270 da MP 1286/2024. O objetivo das emendas é corrigir uma distorção na jornada de trabalho e remuneração dos engenheiros e agrônomos que atuam nas IFEs.

A proposta prevê a adequação da carga horária desses profissionais para 20 horas semanais, com possibilidade de extensão para 40 horas mediante remuneração proporcional, seguindo o mesmo modelo já aplicado aos médicos veterinários desde 2012. A equiparação garantiria maior valorização e reconhecimento aos profissionais que desempenham funções essenciais na infraestrutura das universidades e institutos federais.

O Crea-PR reforçou seu apoio à iniciativa, emitindo uma nota oficial em defesa da correção dessa desigualdade histórica. “A valorização dos engenheiros e agrônomos que atuam nas IFEs é fundamental para a manutenção da infraestrutura das instituições e a qualidade dos investimentos na educação superior”, destacou o Presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari.

A mobilização busca sensibilizar as autoridades sobre a importância da medida, garantindo que os profissionais da engenharia e agronomia tenham condições justas de trabalho e remuneração condizente com sua relevância para o setor público.


Comentários

  1. Edival Costa says:

    Obrigado por nos receber no CREA-PR Sr. Presidente. O apoio do nosso conselho profissional é fundamental para que possamos de fato conquistar a valorização dos engenheiros e agrônomos das IFES!

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *