Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2025/11/crea-pr-participa-do-forum-de-integracao-das-camaras-especializadas-de-engenharia-eletrica-da-regiao-sul/>.
Acesso em 01/11/2026 às 23h23.
Imprimir conteúdo

Crea-PR participa do Fórum de Integração das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica da Região Sul

27 de novembro de 2025, às 15h04 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Crea-PR esteve presente no Fórum de Integração das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica da Região Sul, realizado nos dias 24 e 25 de novembro de 2025, em Florianópolis/SC. O encontro reuniu representantes dos Creas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para debater temas técnicos da modalidade eletricista, alinhar ações de fiscalização e fortalecer a integração regional. Os representantes do Crea-PR foram o coordenador da Câmara Especializada, eng. eletric. Roberto Gonçalves Gameiro, o gestor de Fiscalização, eng. eletric. Naziel Salustiano, e o assessor técnico, eng. eletric. Leonardo Cesar Marçal Mathias.

O presidente do Crea-SC, eng. civ. seg. trab. Carlos Alberto Kita Xavier, destacou a importância do encontro para o fortalecimento do Sistema Confea/Crea e valorização dos profissionais. O presidente recebeu os participantes do Fórum em seu Gabinete, depois que houve a apresentação das instalações das Câmaras Especializadas e do Plenário na sede administrativa do Conselho Catarinense. Kita destacou as ações de inovação realizadas no estado, com destaque para o primeiro coworking institucional do país, inaugurado no último mês de julho. O local denominado Espaço Confea-X / Crea-SC, localizado na sede da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), é um projeto-piloto voltado à promoção da inovação, da tecnologia e da integração profissional. Os participantes foram convidados a conhecer e ficaram surpresos e satisfeitos com as instalações que poderão ser replicadas futuramente em outros locais.

Na programação, além das tratativas específicas da modalidade que abordaram, foram tratados temas como a responsabilidade técnica nas concessionárias pelos estudos para aprovação de projetos de geração distribuída, fiscalização em condomínios, manutenção em subestações, e outras palestras.

A primeira, realizada pelo eng. eletric. e adv. Claude Pasteur de Andrade Faria, trouxe uma avaliação, item a item, do texto em pauta na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, do PL 1.024/2020, que altera a Lei n.º 5.194/1966. A segunda palestra, feita pelo eng. amb. Ingo Eugênio Dal Pont Werncke, trouxe números e ações de fiscalização do Crea-SC, com destaque para a relevância com que a Engenharia Elétrica contribui para o desenvolvimento do estado.

A programação incluiu ainda uma visita técnica realizada na sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), onde os participantes foram recebidos pelo eng. eletric. Fábio Ornellas de Araújo, que atua com estudos elétricos naquele órgão. O ONS é responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica, tendo como papel principal garantir a segurança da continuidade do suprimento em todo país.

O Fórum reforçou a importância do trabalho conjunto entre os Creas do Sul para modernizar normas, aprimorar a fiscalização orientativa e aproximar ainda mais o Sistema Confea/Crea da sociedade. Para o próximo ano, mantendo o rodízio entre os estados que sediam o evento, a realização deve ocorrer no Paraná.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *