Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2018/06/crea-pr-inova-mais-uma-vez-e-cria-novo-modelo-para-colegio-de-inspetores/>.
Acesso em 28/03/2024 às 19h20.

Crea-PR inova mais uma vez e cria novo modelo para Colégio de Inspetores

1 de junho de 2018, às 14h32 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Um dos grandes segredos de sucesso na readequação de qualquer projeto é ouvir todas as partes envolvidas no mesmo. Assim aconteceu com a nova proposta para o Colégio de Inspetores no Paraná. Ainda em campanha para assumir a presidência do Crea-PR, o engenheiro civil Ricardo Rocha percorreu todas as regionais do Estado para entender os anseios e as formas de trabalho em todos os braços do Conselho no Estado. Dos inspetores, sentiu a demanda por uma maior representatividade junto aos conselheiros e uma maior interação deles com as Câmaras. Ao assumir a gestão em janeiro de 2018, Ricardo apresentou o desafio de reestruturação do Colégio de Inspetores à equipe administrativa. Após apresentação e debate em todas as Regionais do Conselho em abril, a proposta foi apresentada e aprovada em plenária e, neste mês de junho, inicia o processo de eleição que permitirá o novo funcionamento do Colégio de Inspetores.

Neste novo formato, o Colégio de Inspetores passa a ter a seguinte estrutura: cada Inspetoria do Crea-PR pode possuir Inspetores representantes de cada uma das seis Câmaras Especializadas do Conselho. Dentre os Inspetores, um é eleito Inspetor Chefe. A primeira grande alteração que a nova proposta para o Colégio traz é que cada região administrativa do Crea-PR passa a ter um Inspetor Coordenador Regional, eleito entre os Inspetores Chefes da Regional, totalizando oito Coordenadores Regionais  que automaticamente compõem o Colégio Estadual de Inspetores.

Em âmbito Estadual, será eleito um destes oito Coordenadores Regionais, para ser o Coordenador Estadual do Colégio de Inspetores. Este Colegiado passará a ter uma estrutura Estadual não existente anteriormente e propiciará suporte consultivo direto à Presidência do Conselho, atendendo diretamente o especificado no item “L” do artigo 34 da Lei 5.194/66, referente à maior eficiência da fiscalização. Em outra via, o modelo também inova ao permitir a aproximação direta entre Inspetores e Conselheiros ­– em especial o Conselheiro Gestor de Fiscalização da Modalidade ­- nos novos Colégios Especializados de Modalidades, que se realizarão nas Governanças Cooperativas (reuniões de trabalho específicas para abordar expectativas e ações de fiscalização de cada modalidade). “Desta forma, o novo modelo proporciona um ciclo completo de atuação, no qual existirá uma estrutura sólida de representação Estadual de todos os atuais 159 Inspetores junto ao Conselho e uma retroalimentação das demandas a partir do relacionamento direto com Conselheiros e estrutura de fiscalização do Crea-PR”, explica o presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha.

Impacto na sociedade

Por meio do novo modelo proposto, a presidência do Crea-PR e as Regionais do Conselho contarão com um colegiado profissional qualificado e conhecedor das demandas do dia-a-dia profissional, que colaborará no desenvolvimento de ações que definirão os rumos do Conselho. “Teremos a oportunidade de ampliar o debate de assuntos estratégicos relacionado às profissões, com a participação e o suporte dos mais de 80 mil profissionais representados pelo Colégio Estadual de Inspetores.  Além disso, a sociedade contará com uma estrutura que trará respostas ainda mais rápidas para as suas demandas”, completa Ricardo.

Para exercer a função de Inspetor do Crea-PR, um dos pré-requisitos é estar habilitado e em situação regular em uma das profissões sob jurisdição do Conselho. Dentre os atuais 159 Inspetores em mandato para as seis Câmaras Especializadas, temos 29 profissões distintas contempladas.

Os Inspetores auxiliam diretamente nas ações de fiscalização do Conselho, bem como no desdobramento de operacional de atividades como averiguação, diligências, análises de processos e ações orientativas, que também fazem parte do escopo da fiscalização e propiciam, da mesma foram, maior esclarecimento e segurança para a sociedade.

As eleições para os coordenadores regionais do novo modelo do Colégio de Inspetores do Crea-PR ocorrerão entre as 8h do dia 04/06/2018 e às 17h do dia 08/06/2018. Até dia 01/06/2018, os Inspetores-Chefe podem se habilitar para Coordenador do Colégio Regional de sua Regional junto à Assessoria do Colégio de Inspetores, que é exercida pelo gerente de Fiscalização do Conselho. No período eleitoral, estão aptos a votar exclusivamente os Inspetores, no qual se incluem os Inspetores-Chefes, pois estes são representantes eleitos pelos profissionais de suas modalidades profissionais em suas Regionais. Posteriormente serão divulgados os nomes dos eleitos para a nova fase do Colégio.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *