Marca do Crea-PR para impressão
https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/26520

II Seminário Metropolitano de Acessibilidade acontece em Curitiba em outubro

10 de outubro de 2019, às 16h35


Nos dias 23,24 e 25 de outubro, a Associação Brasileira de Engenheiros Civis-Departamento do Paraná-ABENC-PR- promoverá em Curitiba o II Seminário Metropolitano de Acessibilidade e Direitos das Pessoas com Deficiência, que será realizado por meio do Termo de Fomento/Colaboração firmado com o Crea-PR.

Programação

O lançamento do evento acontecerá na manhã do dia 23 de outubro, entre 9h e 13h, com a realização de ‘Vivências’, no calçadão da Avenida Luiz Xavier, na conhecida Boca Maldita, no centro de Curitiba. Esse encontro envolverá as pessoas em trânsito pelo local, para que as mesmas conheçam as dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência e pelas pessoas idosas, em seus deslocamentos diários pelas vias públicas da cidade, e com isso passem a respeitar cada vez mais os direitos dessa importante parcela da população brasileira. Paralelamente à realização dessa experiência, outras ocorrerão no mesmo horário no hall de entrada do prédio da Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina-UNISOCIESC.  Para a concretização dessas ‘Vivências, o evento conta com apoio de diversas Secretarias Municipais de Curitiba, entre as quais a de Educação e a de Esporte, Lazer e Juventude.

Já as demais etapas do evento acontecerão nas instalações da UNISOCIESC, uma das entidades apoiadoras do evento. O evento incia a partir das 18h30, com a recepção dos participantes e às 19h30, acontecerá no Auditório a Cerimônia de Abertura do Seminário, seguida pela Palestra Magna do evento, proferida pelo Médico Rui Fernando Pilotto, abordando o tema “Acessibilidade e Direitos das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência”.

A programação do segundo dia inicia às 8h30, com Irajá de Brito Vaz, que já foi Secretário Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba e atualmente é o Chefe do Centro de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento Urbano do Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier, que apresentará a palestra “Centro Hospitalar de Reabilitação: Acolhimento e Inclusão”. Em seguida, o especialista em Gestão Ambiental, José Roberto Roloff, abordará um tema tão discutido pelos munícipes que clamam pela substituição gradativa das árvores de raízes superficiais que tantos problemas causam no deslocamento diário das pessoas idosas e das pessoas com deficiência, particularmente dos cadeirantes, pelas calçadas das cidades, obrigando-os muitas vezes a se exporem a um grande perigo, transitando pela pista exclusiva de veículos. O título da palestra será “Arborização Pública Viária: Conflitos e Ações”. Depois Maria Lucia Secoti Filizola, eleita que foi para o período 2018/2020, para compor o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, abordará o tema “Envelhecimento Humano e os Ambientes Urbanos: o Seu, o Meu, o Nosso Direito”. No encerramento desse período matutino acontecerá um debate com os palestrantes, coordenador pelo engenheiro civil Antônio Borges dos Reis, que já foi Diretor da Política de Acessibilidade e Planejamento Urbano do Ministério das Cidades, sendo atualmente Assessor Técnico do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba.

No período da tarde está prevista a visita dos participantes do evento às obras viárias que a Prefeitura Municipal de Curitiba está desenvolvendo na Rua Voluntários da Pátria, nas proximidades do local do encontro. Na sequência, a Diretora de Operações da Universidade Livre para a Eficiência Humana-UNILEHU, Yvy Karla Bustamante Abbade, abordará o tema “Inclusão e Empregabilidade da  PcD”. Em seguida, a Procuradora de Justiça, Rosana Beraldi Bevervanço, apresentará palestra “Calçadas e Acessibilidade”. Depois, a graduada em Letras e especialista em Educação Especial, Maria Lucia de Almeida Furquim, abordará o tema “Acessibilidade: o Princípio da Inclusão”. Mais tarde, a abordagem diz respeito à deficiência auditiva, diante da palestra da especialista em Educação Especial e em Educação na linha de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, Rita de Cássia Maestri, que abordará o tema “Acessibilidade e a Pessoa Surda”. Encerrando a programação do segundo dia de Seminário acontecerá o debate com os palestrantes, coordenado pelo Eng. Agr. Edson Perez Guerra, professor de Agronomia e de pós-graduação em Bioenergia na Universidade Estadual do Centro-Oeste em Guarapuava  e coordenador da Comissão de Acessibilidade do Crea-PR.

No dia 25 de outubro de 2019, a programação inicia com a palestra denominada “Superando Barreiras 36” por José Aparecido Leite, que na condição de cadeirante e deficiente visual, participou de diversos Conselhos, entre os quais o Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Na sequência, a professora do Instituto Paranaense de Cegos-IPC- Lilian Merege Biglia, formada em Educação Física, especialista em Atividade Motora Adaptada para Pessoas com Deficiência apresentará a palestra “A Mobilidade das Pessoas com Deficiência Visual nas Cidades”. Em seguida, a Deputada Federal Leandre Dal Ponte apresentará a palestra “Os Desafios de Preparar as Cidades para que Acolham as Pessoas à Medida que elas Envelhecem. A Experiência de Pato Branco”. No encerramento será realizado o debate coordenado por João Luiz Cordeiro, que já foi Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Curitiba. Na parte da tarde, a atual Vice-Presidente do Conselho Municipal do Fundo de Apoio ao Deficiente e também Assessora do Prefeito Municipal de Curitiba na área da Pessoa com Deficiência, Denise Maria Amaral de Oliveira Moraes, apresentará a palestra “Políticas e Serviços para a Pessoa com Deficiência no município de Curitiba”. Em seguida, o tema autismo será destacado com a realização da palestra a ser proferida pela pedagoga Ledinalva Pereira de Almeida, Ativista na Causa do Autismo e mãe de um adolescente autista de 13 anos. Encerrando o ciclo de palestras, o Eng. Agr. Álvaro José Cabrini Junior, presidente de gestão anterior do Crea-PR e atual Superintendente do Serviço Social Autônomo PARANÁCIDADE, fará sua exposição com o tema: “Acessibilidade e Mobilidade Urbana: Ações do PARANACIDADE”. Depois acontece o último debate do evento, coordenado pelo Eng. Mec. Sergio Yassuo Yamawaki, que foi Presidente da Comissão de Acessibilidade do Crea-PR e membro da Comissão de Acessibilidade do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). No encerramento do II Seminário, o Eng. Civil Ney Fernando Perracini de Azevedo, primeiro presidente da ABENC-PR e atual Presidente do Centro de Letras do Paraná, colocará para discussão e aprovação o documento denominado “Carta de Curitiba”, que deverá conter as conclusões alcançadas ao longo do Seminário.

Inscrições

As inscrições no Seminário devem ser feitas clicando no link http://bit.ly/2_seminario_acessibilidade.

Para mais informações: abenc.pr@gmail.com.

As inscrições deverão ser efetivadas com a doação de 2kg de alimentos não perecíveis. A entrega deve ser realizada na manhã do dia 24 de outubro de 2019, no horário entre 8h e 8h30, durante a realização do credenciamento dos participantes do evento. Os alimentos arrecadados serão encaminhados para o Asilo São Vicente de Paulo.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea Marca da Mútua Selo do Acesso à Informação Marca da Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea-PR - CMA Marca do Portal de Informações SEI! Crea-PR

Marca do Programa Casa Fácil Marca da Biblioteca Virtual do Crea-PR Marca do CreaJr-PR Marca do Portal da Educação Marca do ProCrea Marca da Revista Técnico-científica do Crea-PR Marca do Sistema de Informações Geográficas do Crea-PR - SIG Marca da Ouvidoria do Crea-PR

Voltar ao topo