Marca do Crea-PR para impressão
https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/27871

Fiscalização do Crea-PR em 2019 aponta mais de 18 mil irregularidades

31 de dezembro de 2019, às 12h00


A principal atividade do Crea-PR é a de fiscalizar as profissões afetas ao Sistema Confea/Crea, com o objetivo de checar se as obras e os serviços técnicos vinculados às diversas profissões que o Sistema representa são realizados por profissionais habilitados junto ao Conselho, visando proteger a sociedade de possíveis danos que possam ocorrer na execução do objeto fiscalizado.

Neste ano de 2019, o Conselho alcançou números expressivos em relação ao trabalho de 2018. Um dos destaques foi com relação a fiscalização do exercício ilegal por parte de leigos, chegando a um total de 8.828 fiscalizações, 227 a mais que no ano anterior.

A Gerente do Departamento de Fiscalização do Crea-PR, Eng. Amb. Mariana Maranhão, atribui esse crescimento ao planejamento estratégico do Conselho. “Em 2019 tivemos como meta elevar para 55% o índice de irregularidades relativas ao exercício ilegal da profissão até dez/2019, objetivo definido a partir do objetivo estratégico de ‘Combater o exercício ilegal e não ético da profissão’. Com este direcionamento, nossas equipes passaram a buscar ainda mais a fiscalização em atividades irregulares que possuíam participação de leigo, principalmente em empresas, inicialmente orientando a contratação de um profissional e que realizem seu registro no Crea, e, caso não regularizado, seguimos para autuação. Com isso, além de combater o exercício leigo, buscamos a regularização das atividades, que passaram a ser prestadas por profissionais habilitados, trazendo uma maior segurança para sociedade”, comenta Mariana sobre o grande trabalho do Departamento em 2019.

Confira os números totais da fiscalização do Crea neste ano:

Total de fiscalizações na 51ª semana de 2019 (última semana) 569

Regulares: 289

Irregulares: 280

Total de fiscalizações no ano 27.750

Regulares: 9.080

Irregulares: 18.670

 

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea Marca da Mútua Selo do Acesso à Informação Marca da Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea-PR - CMA Marca do Portal de Informações SEI! Crea-PR

Marca do Programa Casa Fácil Marca da Biblioteca Virtual do Crea-PR Marca do CreaJr-PR Marca do Portal da Educação Marca do ProCrea Marca da Revista Técnico-científica do Crea-PR Marca do Sistema de Informações Geográficas do Crea-PR - SIG Marca da Ouvidoria do Crea-PR

Voltar ao topo