Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/27871>.
Acesso em 10/04/2020 às 00h29.

Fiscalização do Crea-PR em 2019 aponta mais de 18 mil irregularidades

31 de dezembro de 2019, às 12h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A principal atividade do Crea-PR é a de fiscalizar as profissões afetas ao Sistema Confea/Crea, com o objetivo de checar se as obras e os serviços técnicos vinculados às diversas profissões que o Sistema representa são realizados por profissionais habilitados junto ao Conselho, visando proteger a sociedade de possíveis danos que possam ocorrer na execução do objeto fiscalizado.

Neste ano de 2019, o Conselho alcançou números expressivos em relação ao trabalho de 2018. Um dos destaques foi com relação a fiscalização do exercício ilegal por parte de leigos, chegando a um total de 8.828 fiscalizações, 227 a mais que no ano anterior.

A Gerente do Departamento de Fiscalização do Crea-PR, Eng. Amb. Mariana Maranhão, atribui esse crescimento ao planejamento estratégico do Conselho. “Em 2019 tivemos como meta elevar para 55% o índice de irregularidades relativas ao exercício ilegal da profissão até dez/2019, objetivo definido a partir do objetivo estratégico de ‘Combater o exercício ilegal e não ético da profissão’. Com este direcionamento, nossas equipes passaram a buscar ainda mais a fiscalização em atividades irregulares que possuíam participação de leigo, principalmente em empresas, inicialmente orientando a contratação de um profissional e que realizem seu registro no Crea, e, caso não regularizado, seguimos para autuação. Com isso, além de combater o exercício leigo, buscamos a regularização das atividades, que passaram a ser prestadas por profissionais habilitados, trazendo uma maior segurança para sociedade”, comenta Mariana sobre o grande trabalho do Departamento em 2019.

Confira os números totais da fiscalização do Crea neste ano:

Total de fiscalizações na 51ª semana de 2019 (última semana) 569

Regulares: 289

Irregulares: 280

Total de fiscalizações no ano 28.030

Regulares: 9.121

Irregulares: 18.909

 


Comentários

  1. Marcos zeni disse:

    como anda a fiscalização de prédios e hotéis em foz do iguaçu. tem muito hotel com elevadores com irregularidades. CREA pr não esta fazendo vista grosa?
    Ou estão esperando acidentes acontecerem para tomar providencia?

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Boa tarde, Marcos. Tudo bem?
      Informamos que, tirando algumas exceções, onde são feitas operações de intensificação de fiscalização em hotéis da região, os empreendimentos são fiscalizados em nossas ações de rotina, seguindo todo um processo e o planejamento do Departamento de Fiscalização do Conselho. Você pode conferir esse passo a passo aqui (https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/24527).
      Já sobre a questão dos elevadores, ressaltamos que não é trabalho do Crea verificar a qualidade dos mesmos, e sim do profissional contratado para instalá-los. O Conselho cobra que todo e qualquer serviço ou obra de engenharia, agronomia ou geociências seja supervisionado por um profissional habilitado junto ao Crea-PR.

      Caso suspeite que a obra esteja sendo feita sem acompanhamento profissional, solicitamos que formalize sua denúncia em algum de nossos canais oficiais: aplicativo (Download – Apple: http://bit.ly/AppleCrea ou Android: http://bit.ly/AndroidCrea), área de denúncia online em nosso site (http://bit.ly/DenunciaOnlineCreaPR), ou a Inspetoria mais próxima.

      Agradecemos o seu interesse e envolvimento em nossas publicações.
      Atenciosamente.

  2. jose francisco doniak disse:

    Parabens! Uma das maneiras de valorizar a profissão e a fiscalização do exercício ilegal.

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Exatamente, José 😉

  3. Trabalho com a perícia judicial e em vistorias constato infinidade de problemas em edificações. Existem variadas obras irregulares em loteamentos populares em Curitiba e municípios da RMC. São regiões afastadas dos centros das cidades. Tais obras são de todos os tipos, residenciais em maioria, comerciais e industriais de pequenos portes. As irregularidades mais comuns são administrativas, como ausência de alvarás, de projetos e de seus responsáveis técnicos, inclusive pela execução (sequer contratados, quanto mais atuando). E também irregularidades físicas, como ausências de recuos obrigatórios das edificações, desde aqueles previstos no código civil ou código florestal, até os de previsões municipais, passando por aberrações do tipo quartos sem janelas… Enfim: Regularidade Zero é o padrão! A pergunta é: o CREA/PR deveria atuar preventivamente nestas situações?

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Boa tarde, Sydney. Tudo bem?

      Então, o Crea é um Conselho órgão fiscalizador do exercício profissional. Nossa responsabilidade é assegurar que todo serviço de engenharia, agronomia ou geociências tenha um profissional responsável, consequentemente realizando a emissão de ART – Anotação de Responsabilidade Técnica. Não nos compete a fiscalização do conteúdo dos trabalhos ou a qualidade dos mesmos. Assim, questões de enquadramento em Leis Municipais e/ou ou normas técnicas devem ser encaminhadas diretamente aos órgãos competentes, como a prefeitura da cidade e corpo de bombeiros.

      Vale ressaltar que é realizado pelo Conselho um trabalho de fiscalização preventiva, você pode conferir o passo a passo de nossos processos de fiscalização aqui (www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/24527) e, caso suspeite de alguma obra ou serviço que esteja sendo executado sem acompanhamento profissional, solicitamos que formalize sua denúncia em algum de nossos canais oficiais: aplicativo (Download – Apple: http://bit.ly/AppleCrea ou Android: http://bit.ly/AndroidCrea), área de denúncia online em nosso site (http://bit.ly/DenunciaOnlineCreaPR), ou a Inspetoria mais próxima.

      Agradecemos o seu interesse e envolvimento em nossas publicações.
      Atenciosamente.

      1. Muito grato pela atenção! Mas…
        Persistem as dúvidas: o CREA/PR fiscaliza obras em loteamentos populares? Ou aqueles cidadãos estão isentos de fiscalização e podem construir à revelia do CREA/PR?

        1. Comunicação Crea-PR disse:

          Olá, Sydney. Tudo bem?
          Fiscalizamos sim, mas normalmente só quando tem denúncia. A fiscalização verifica se tem profissional e também buscamos (nos casos de invasão) quem é realmente responsável pela obra, que normalmente é o detentor da posse, não o proprietário.

  4. Nossa muito pouco poderia melhorar. Eu mesmo fiz denúncias e o CREA – PR não deu a mínima.

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Olá, Luis. Tudo bem?
      Aqui no Crea-PR o processo de fiscalização não é instantâneo, existe todo um processo por trás dele. Todas as denúncias são analisadas e, caso seja notada alguma irregularidade, a equipe do Departamento de Fiscalização entra em ação. Você pode conferir como esse passo a passo ocorre aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *