Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/28171>.
Acesso em 02/04/2020 às 09h05.

Crea-PR empossa novos Conselheiros

23 de janeiro de 2020, às 17h31 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Na última segunda-feira (20), os Conselheiros do Crea-PR que iniciam novo mandato foram recepcionados pelo Presidente do Conselho, Eng. Civ. Ricardo Rocha, na abertura do 5º ENCIC – Encontro de Integração de Conselheiros do Crea-PR. O evento visa apresentar o Conselho para o terço de conselheiros entrantes (O art. 43 da Lei nº 5.194 de 1966, determina que o Plenário dos Creas deve se renovar anualmente pelo terço de seus membros) e realizar uma integração entre eles e os remanescentes do ciclo anterior. Neste ano, 86 profissionais das engenharias, agronomia e geociências iniciam mandato no Crea-PR como conselheiros com o dever de defender o exercício ético das profissões afetas ao Sistema Confea/Crea . Os Conselheiros são eleitos pelas Entidades de Classe e Instituições de Ensino para representar a sua categoria profissional no Crea-PR. O cargo é honorífico e tem mandato de três anos, podendo o Conselheiro ser reeleito somente uma vez.

Presidente Ricardo

“A participação no Conselho é mais uma forma de dar sua contribuição para a história das nossas profissões. Vocês terão que usar toda a experiência que tiveram em suas vivências, tendo sempre os valores como premissa básica. Desejo uma excelente atuação como conselheiros, sempre em defesa do exercício ético das profissões afetas ao Sistema Confea/Crea”, destacou o Presidente do Crea-PR em sua fala de abertura.

Após a fala do Presidente, colaboradores representantes de diversas áreas do Conselho detalharam ações específicas da função de conselheiros, entre eles, o Superintendente do Crea-PR, Eng. Agr. Celso Ritter; o Facilitador do Departamento de Assessorias Técnicas – DAT, Geo. Paulo Cesar Sartor; o responsável do Departamento Financeiro e Pessoal – DECOP, Leandro Rodrigues França e a Assessora do Plenário, Eng. Mat. Gessica Bazzi.

 

Integração

No período da tarde, ocorreram reuniões entre Gerentes do Crea-PR e Conselheiros onde foram ministrados treinamentos focados nas ações futuras a serem realizadas por estes profissionais em seu triênio de trabalho.

Confira o álbum de fotos do ENCIC

Plenária 

Subseguindo o ENCIC, ocorreram na terça e quarta-feira a assinatura dos termos de posse dos novos Conselheiros e a eleição dos Coordenadores das Câmaras Especializadas, Comissões, Comitês e a nova Diretoria do Crea.

 

Posterior a posse da diretoria, foi dada continuidade a pauta do dia com destaque para os Editais de Chamamento do Crea-PR e a nota de esclarecimento sobre a ABNT NBR 14653.

Editais de Chamamento

Gerente Claudemir

O Gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes, informou sobre os recursos apresentados na primeira etapa do Edital 005/2019 e os prazos da próxima etapa. “Após a aprovação dos projetos inscritos no último Edital e a solicitação de recursos por parte das Entidades de Classe, tivemos o fechamento de 34 projetos para esta primeira parte do ano, diluídos em 25 Entidades. Esses projetos, que contarão com R$ 1 milhão repassados pelo Crea-PR, atingirão cerca de 7 mil profissionais em todo o estado”, explicou o Gerente do DRI que, em seguida, disponibilizou a tabela dos projetos aprovados.

As Entidades de Classe interessadas em participar da segunda etapa dos Editais de Chamamento para 2020, tem até o dia 03 de abril para apresentar projetos. Nesta segunda fase serão disponibilizados pelo Crea-PR, R$ 2 milhões.

NBR 14653

Conselheira Vera

Também durante a Plenária, a Conselheira do Crea-PR, Eng. Civ. Vera Regina Dias, apresentou a posição do Conselho contrária a elaboração de novas normas técnicas de avaliação que venham de encontro às já existentes ABNT NBR
14653. O posicionamento atende uma solicitação da Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa Econômica Federal  – ANEAC.

Confira a nota completa.

 

 

 

 

Confira as fotos da Plenária


Comentários

  1. Roberto Procópio disse:

    Não entendi sobre essa eleição do dia 22.

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Boa tarde, Roberto. Tudo bem?
      O que não ficou entendido? Todos os anos o Presidente do Conselho tem a prerrogativa de trocar ou não os membros da sua diretoria.
      Neste ano, somente o 1° Diretor Financeiro, Eng. Civ. Gerson Luiz Carneiro, permaneceu da diretoria de 2019.

      Agradecemos o seu interesse e envolvimento em nossas publicações.
      Atenciosamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *