Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2020/07/crea-pr-e-ocepar-selam-acordo-de-cooperacao/>.
Acesso em 28/03/2024 às 18h27.

Crea-PR e Ocepar selam acordo de cooperação

29 de julho de 2020, às 18h41 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Durante o 1º Fórum Digital dos Presidentes realizado nesta terça-feira (28/07), o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken e o presidente em exercício do Crea-PR, Eng. Agr. Osvaldo Danhoni, assinaram o Acordo de Cooperação – ART Social – Campo Fácil, para produtores da agricultura familiar com DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf, ativa.

Agricultores – O acordo visa estabelecer compromissos entre as partes signatárias, objetivando o acesso de Agricultores familiares filiados às cooperativas que integram a Ocepar às condições necessárias para desenvolvimento rural sustentável, criando condições de melhoria da qualidade de vida da população rural, ampliação da renda de agricultores e preservação ambiental do espaço rural, mediante a participação de profissional habilitado no Sistema Confea/Crea.

Vantagens – Por meio deste convênio, independentemente do valor do contrato/projeto técnico, o valor de registro da ART é fixado na faixa 3 da Tabela B da taxa e valores da ART, ou seja com a assinatura do convênio o valor passa de R$ 88,78 para R$5,22. Este contrato permite que as cooperativas integrantes do Sistema Ocepar, que assistem aos Agricultores familiares cooperados, possam assinar individualmente com o Crea-PR o seu convênio, pois há necessidade de se cumprir algumas metas, mas garantido o valor referenciado.

Assistência técnica – Além da economia que a diminuição da taxa representa, o que se busca é a democratização do acesso a assistência técnica, incentivando a filiação dos produtores da Agricultura familiar às cooperativas. Essa democratização permite que novas técnicas, pesquisas, inovações sejam disponibilizadas a todos de maneira técnica e responsável por profissionais capacitados e habilitados sempre em busca da excelência e sustentabilidade da produção agropecuária. “Esse convênio tem um alcance social importante, que vai beneficiar os Agricultores familiares cooperados. Entendo que as cooperativas fizeram e fazem um papel fundamental como agentes de desenvolvimento do Paraná”, afirmou Danhoni.

Contato – Para assinatura dos convênios Cooperativa/Crea-PR, as cooperativas devem entrar em contato, na Ocepar, com Jhony Möller, analista de Desenvolvimento Técnico da Ocepar, jhony.moller@sistemaocepar.coop.br.

Fonte: Ocepar


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *