Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/planejamento-estrategico-2021-2023>.
Acesso em 19/09/2021 às 01h43.

Planejamento Estratégico 2021-2023

A sociedade vem passando por grandes transformações, antes impulsionadas pela transformação digital e pelas novas necessidades de consumo, e agora aceleradas pela pandemia. Diante de todo este contexto de mudança, o planejamento estratégico da gestão 2021-2023 contou com novas metodologias, ancorado em princípios de métodos ágeis e ampliando o processo de participação e cocriação com os usuários.

Assim, a estrutura utilizada ainda é o Balanced Scorecard (BSC), considerando os benefícios da inter-relação entre as perspectivas, porém com alterações na forma de definir e gerenciar indicadores e iniciativas estratégicas.

Processo de planejamento estratégico

Para a definição dos objetivos estratégicos deste triênio, diversas entradas foram consideradas, envolvendo todos os componentes dos públicos interno e externo do Conselho.

A pesquisa de imagem do Crea-PR, que vem sendo realizada anualmente, é um dos principais subsídios para este processo. Ao longo dos últimos três anos, alguns indicadores vêm sendo monitorados vinculados a essa pesquisa, além da análise criteriosa de todas as razões apontadas pelos participantes como justificativa de suas respostas – sejam elas positivas ou negativas. As diversas pesquisas de satisfação enviadas pelo Conselho em seus atendimentos também são sistematicamente analisadas, visando extrair informações relevantes para o processo de planejamento e decisão.

Análises específicas também foram realizadas a partir de dados coletados com funcionários, inspetores e conselheiros, de entidades de classe e instituições de ensino.

Todas essas informações, agregadas a outras informações de análise de cenário externo, tendências, riscos e oportunidades, foram sistematizadas gerando informações relevantes que orientaram não apenas o direcionamento dos objetivos, como também de métricas a serem monitoradas, metas e iniciativas que serão realizadas ao longo do período.

O planejamento estratégico do Crea-PR também sofreu mudanças no que diz respeito à sua revisão: no contexto dos métodos ágeis, o planejamento será periodicamente revisto em todos os aspectos, de modo que esteja adequado às mudanças de cenário e às novas necessidades. Assim, apesar de trazer uma visão de três anos, traz também a flexibilidade necessária para que continue atendendo às necessidades.

Objetivos Estratégicos

Acesse abaixo e saiba mais sobre cada um dos Objetivos Estratégicos do Crea-PR.

Objetivos Estratégicos Crea-PR1. Melhorar continuamente a experiência dos clientes no relacionamento com o Crea-PR2. Melhorar a recepção e ampliar a inserção do profissional no Sistema Confea/Creas3. Assegurar o equilíbrio financeiro4. Combater o exercício ilegal e não ética da profissão5. Intensificar a modernização e a desburocratização do Conselho6. Elevar a segurança do processo de registro e certificação de ART7. Fortalecer as parcerias e consolidar a gestão cooperativa entre o Crea-PR, seus colegiados, Entidades de Classe e as Instituições de Ensino8. Defender e valorizar as profissões ligadas ao Sistema Confea/Crea e Mútua9. Ampliar o papel de referência do Crea-PR na criação e implantação de leis e políticas públicas junto aos legisladores e gestores públicos10. Promover um clina organizacional positivo11. Estimular e promover continuamente o desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades dos funcionários, Conselheiros e Inspetores