Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/primeira-maratona-inovacao-crea-parana/>.
Acesso em 10/08/2022 às 03h00.

Primeira Maratona de inovação do Crea-PR estimula criatividade e melhorias

24 de junho de 2022, às 8h53 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

maratona-inovacao-crea-parana

Com o objetivo principal de melhorar a comunicação com o cliente e a prestação de serviços aos profissionais e à sociedade, o Crea-PR promoveu durante os meses de maio e junho sua primeira Maratona de Inovação. O resultado foi divulgado na última semana, em um evento interno que envolveu funcionários de todas as unidades do estado.

A Maratona de Inovação coloca o Crea-PR à frente de questões que envolvem tecnologia e otimização do trabalho dos profissionais que atuam no Conselho e junto a ele. “A inovação é fundamental para a sobrevivência das organizações; sem ela não iremos existir no futuro”, comenta o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha. Para o superintendente Eng. Agr. Celso Roberto Ritter, “além do objetivo de melhoria no atendimento ao cliente e nos serviços do Crea, a ideia da Maratona é ser um esforço concentrado para o autodesenvolvimento de todos”, diz.

Entendendo a organização do evento

Nove equipes de até cinco integrantes se inscreveram para criar projetos que solucionassem um dos dois desafios propostos: melhoria da comunicação eletrônica ou prestação de serviços através de aplicativos para dispositivos móveis.

Para preparar os grupos para solucionar os desafios, a Maratona contou inicialmente com apresentações internas para contextualizar os problemas atuais e as demandas que têm sido recebidas nos diversos canais de atendimento.

Foram realizados workshops sobre pitchs (apresentação breve de um produto ou negócio) e Mínimo Produto Viável (MVP), ministrados pela consultora em Comunicação e Marketing do Sebrae, Fernanda Rodrigues, além mentoria e aulas sobre design thinking, inovação e métodos ágeis, com a mentora da maratona, Patrícia Moresco, funcionária do Crea-PR e especialista no assunto. As equipes também contaram com material de apoio extra com ferramentas para auxiliar os profissionais a desenvolverem um trabalho de qualidade prática e técnica.

Na fase de ideação e prototipação, as equipes tiveram apoio da mentoria para orientar o direcionamento dos trabalhos, e interagiram com profissionais registrados no Conselho para validar as ideias propostas.

A apresentação da equipe foi feita por meio de um pitch gravado, para avaliação dos organizadores.

Metas

Os objetivos da realização da Maratona de Inovação são estimular o espírito criativo e inovador dos funcionários do Crea-PR, vivenciar o trabalho em equipe em projetos de inovação, incentivar a integração entre eles e estimular a exploração do potencial de geração de novos produtos. “Todos os nossos objetivos foram alcançados, houve muito engajamento das equipes e as ideias propostas, ao final do período de preparação, demonstraram um ótimo trabalho. Percebemos o trabalho em equipe durante toda a fase de preparação e ao assistirmos aos pitchs não restou dúvida de que tínhamos um excelente resultado”, conta Tatiane Vollf Melo, líder organizadora da Maratona.

Projetos vencedores

maratona-inovacao-equipe-vencedora
Renato-Callegari-Burkle
Luiz-Marcelo-Gazzoni
Ana-Paula-Louzano

Nas nove equipes inscritas estavam 31 participantes, e um representante de cada projeto apresentou o pitch com a ideia proposta para solucionar os desafios lançados.

O primeiro lugar ficou com a equipe Tapaju, formada pelos integrantes Tales Mineo, Pamella Oliveira e Júlio C. Martins. A ideia proposta envolve reformulação no sistema do Crea-PR para que as pessoas fiscalizadas possam facilmente consultar e interagir com manifestações em processos de fiscalização. “Estou muito feliz pela nossa equipe ter vencido essa proposta, que é uma demanda que a gente tem há bastante tempo, principalmente observando os atendimentos aqui na Regional Apucarana, e agora tivemos a oportunidade de pensar em algo que pode ser ampliado para todo o estado”, comenta o líder da equipe, Júlio César Martins.

A segunda colocação ficou com a equipe Inova CreaJr 2022, composta pelos integrantes Renato Callegari Burkle, Ana Paula Louzano e Luiz Marcelo Gazzoni. O projeto apresentado pela equipe é um aplicativo exclusivo para a comunicação do CreaJr, “tendo em vista que os jovens participantes do Programa são os profissionais do futuro, que irão dar continuidade ao trabalho do Crea. A ação foi divulgada entre os membros dirigentes do Programa CreaJr e muito bem aceita pelos estudantes. Se o Crea-PR consegue criar uma boa imagem para eles, isso permanece depois durante a carreira como profissionais”, conta o líder Renato.

A proposta também foi muito bem aceita pelo presidente Ricardo Rocha: “esse público que entrará pelo CreaJr nos impactará anos e anos, é um investimento, uma semente que nós estamos colocando para germinar daqui a muitos anos”, diz.

O resultado da Maratona de Inovação emocionou o time da organização, que se impressionou com os pitchs apresentados e com toda a entrega, que demonstrou o compromisso dos funcionários em projetos que visam à melhoria do Sistema para o bem da sociedade. “A gente realmente se emocionou com vocês todos”, comentou a agente de apoio ao Planejamento e Comunicação Interna e mentora das equipes, Patricia Moresco.

Além da parabenização aos ganhadores, houve também o reconhecimento da importância da equipe da organização, que trabalhou para que projeto tivesse sucesso. “Parabéns a todos, mas principalmente muito obrigado à equipe que trabalhou nos bastidores desta Maratona, vocês foram incríveis” comentou o superintendente Ritter.

Agora com o encerramento da Maratona, os projetos vencedores seguirão em análise para implementação das inovações na área de fiscalização e no Programa Inova CreaJr. Essas ideias seguirão a metodologia do Programa de Gestão de Inovação do Crea-PR, InovaCrea, e as demais serão mantidas em um banco de ideias.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *