Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2011/06/autoridades-e-profissionais-de-engenharia-debatem-propostas-%ef%bb%bf%ef%bb%bf%ef%bb%bfde-infraestrutura-em-colorado/>.
Acesso em 27/02/2024 às 17h58.

Autoridades e profissionais de engenharia debatem propostas de infraestrutura em Colorado

15 de junho de 2011, às 20h58 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

 

     DSC07885

    Mais de 40 pessoas, incluindo autoridades, engenheiros e arquitetos, participaram da agenda Parlamentar de Colorado realizada na última terça-feira (dia 14) no antigo plenário da Câmara Municipal. A Agenda é desenvolvida pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea-PR) com o objetivo de melhorar a infraestrutura das cidades do estado.

         Durante o encontro foram debatidas diversas propostas para a região de Colorado. O diretor adjunto do Sindicato dos Engenheiros do Paraná – regional Maringá, Orlando Lisboa, falou, por exemplo, sobre o programa federal de agricultura de baixo carbono (Programa ABC), que oferece uma linha de investimento do BNDES, com até 12 anos para pagamento e juros de 5,5% ao ano.

         São financiáveis, pelo programa ABC, despesas relacionadas à elaboração de projeto técnico, georreferenciamento e regularização ambiental; adubação verde e plantio de cultura de cobertura do solo; aquisição de sementes e mudas para formação de pastagens, culturas e florestas; entre outros projetos voltados para a redução das emissões de gases de efeito estufa nas atividades agropecuárias e que contribuam para a redução do desmatamento. “Nossa intenção é incentivar os produtores rurais da região a utilizarem esta linha de crédito, que é bem ampla e tem juros acessíveis”, explica Lisboa.

Outro assunto debatido no encontro foram os resíduos sólidos, cuja abordagem do tema foi feita pelo engenheiro Osvaldo Danhoni. Também foi firmado um convênio de mútua cooperação de fiscalização entre o município e o CREA-PR.

         O prefeito de Colorado, Marcos José Consalter de Mello, que é engenheiro civil, elogiou a iniciativa da realização da agenda na cidade. “Por se tratar de assuntos pertinentes a profissionais que estão em plena atividade, vejo como muito importante a descentralização dos eventos. É uma oportunidade do Crea se aproximar dos profissionais”.

 

Agenda Parlamentar

Nas edições anteriores, somados 2009 e 2010, cerca de 300 municípios do Paraná foram contemplados com o programa. O objetivo, agora, é abranger os 399 municípios. Além disso, simultaneamente, buscar envolver todo o poder público: vereadores, deputados, senadores, governadores, prefeitos, secretários e ministros. O que antes não acontecia, já que se envolviam no programa apenas autoridades políticas municipais.

 


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *