Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2011/06/loanda-recebe-agenda-parlamentar/>.
Acesso em 27/02/2024 às 16h20.

Loanda recebe Agenda Parlamentar

20 de junho de 2011, às 18h15 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O município de Loanda irá receber a Agenda Parlamentar etapa local. O encontro será amanhã (21), às 14 horas, no Cine Teatro Guanabara. O programa é desenvolvido pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea-PR) com o objetivo de melhorar a infraestrutura das cidades do estado. Trata-se de um programa de contribuição e implementação de políticas públicas municipais e regionais, com foco nas áreas das engenharias, arquitetura, agronomia e geociências.

Várias cidades já receberam a Agenda Parlamentar e, em todas, a programação é semelhante. Durante o encontro um convênio de mútua cooperação de fiscalização será assinado entre o Município e o CREA-PR. “Através deste convênio, as partes comprometem-se a adotar procedimentos de fiscalização conjunta e implementar mecanismos de troca de informações”, explica o gerente do CREA-PR, regional de Maringá, Edgar Tsuzuki. 

Um representante da Caixa Econômica Federal irá ministrar uma palestra técnica, com o objetivo de apresentar aos gestores como é possível reduzir prazos de tramitação dos processos que utilizam recursos provenientes do Orçamento Geral da União (OGU), conseguindo obter esses recursos de forma mais ágil.

 

Agenda Parlamentar

Este é o terceiro ano que a Agenda Parlamentar é realizada. E para esta edição algumas mudanças foram previstas. Nas edições anteriores, somados 2009 e 2010, cerca de 300 municípios do Paraná foram contemplados com o programa. O objetivo, agora, é abranger os 399 municípios. Além disso, simultaneamente, buscar envolver todo o poder público: vereadores, deputados, senadores, governadores, prefeitos, secretários e ministros. O que antes não acontecia, já que se envolviam no programa apenas autoridades políticas municipais.

Outro diferencial da Agenda Parlamentar 2011 é a Elaboração dos Estudos Básicos de Desenvolvimento Regional (EBDR). Trata-se de um diagnóstico prático sobre a região, apresentando soluções para um tema comum a vários municípios. Ao todo o Paraná foi dividido em 21 centralidades e cada uma abordará temas distintos. O município de Loanda integra a centralidade de Paranavaí, que tem como tema saneamento (coleta e tratamento de esgoto).

O EBDR, além de apresentar solução para algum determinado problema, irá trazer ao gestor opções de como obter recursos em fundos e programas do Governo.

 

Próxima agenda

30 de junho: Mamborê, às14 horas.

 

Serviço:

A Agenda Parlamentar Local em Loanda, será no Cine Teatro Guanabara, que fica localizado na rua Desembargador Munhoz de Melo, na Praça da República. Será às 14 horas.

 


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *