Parabéns aos Engenheiros Florestais
12 de julho de 2014, às 13h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
No dia 12 de julho é comemorado em todo o país o dia do Engenheiro Florestal. A data é uma referência ao dia do Santo Protetor desse profissional, São João Gualberto, considerado um dos precursores no ensino da Ciência Florestal no mundo. “Conservar e saber usar” era o lema de São João Gualberto, monge italiano que se dedicou ao cultivo de bosques florestais, no Século X. Por causa de sua história de amor às florestas e do senso de preservação, o santo foi proclamado protetor dos Engenheiros Florestais e a data de seu falecimento, 12 de julho de 1073, eleita o Dia do Engenheiro Florestal.
No CREA-PR a Engenharia Florestal é representada na Câmara Especializada de Agronomia e, em 2014 conta com os seguintes conselheiros: Daniella Cristina Magosi, Eduardo da Silva Lopes, Marcio Coraiola, Maurício Balensiefer, Pablo Gerogio de Souza e Vitor Cezar Miessa Coelho.
Segundo o Guia do Estudante da Editora Abril, o engenheiro florestal avalia o potencial de ecossistemas florestais e planeja seu aproveitamento de modo a preservar a flora e a fauna. Pesquisa e seleciona sementes e mudas, identifica e classifica espécies vegetais e procura melhorar suas características, analisando as condições necessárias a sua adaptação ao ambiente. Elabora e acompanha projetos de preservação de parques e de reservas naturais e cuida de fazendas de reflorestamento. Recupera áreas degradadas, cuida da arborização urbana e avalia o impacto ambiental de atividades humanas em uma área. Esse engenheiro também efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, visa à segurança e aos impactos socioambientais.
Comentários
Nenhum comentário.