Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2014/09/hoje-e-dia-do-tecnico-textil/>.
Acesso em 27/02/2024 às 16h39.

Hoje é dia do Técnico Têxtil

12 de setembro de 2014, às 13h02 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Fios e tecidos estão no dia a dia dos profissionais que, neste 12 de setembro, celebram o Dia do Técnico Têxtil. Eles têm a habilidade de atuar desde a fase de aquisição da matéria-prima até o processo de controle de qualidade da produção têxtil. Também trabalham na etapa de fiação e no beneficiamento, controlando operações de elaboração de misturas, tingimento, impermeabilização ou estampas. Sob a supervisão de engenheiros, os técnicos têxteis ocupam cargos em estamparias e tinturarias e no fornecimento de artigos químicos para os setores têxtil e de confecções, participando das etapas da cadeia produtiva, como fiação, tecelagem, acabamento, malharia e confecção.

No mercado brasileiro, a procura por técnicos têxteis tem sido grande. “As indústrias buscam profissionais qualificados, inovadores e com alto desenvolvimento”, comenta Paulo Sérgio Salvi, coordenador da Escola Senai Francisco Matarazzo em São Paulo, onde são formados em média 200 técnicos têxteis por ano. Mas para ingressar no mercado ou até mesmo se firmar profissionalmente, esse trabalhador deve estar atento às demandas da indústria. “O técnico precisa ter muita iniciativa, criatividade para inovar e para fugir do comum e, acima de tudo, precisa ter espírito constante de pesquisa”, recomenda.

Buscar especialização com foco nas tendências do mercado consumidor também é fundamental para quem quer despontar na carreira. “Tem que se especializar em tecnologias, como estamparia digital e fios inteligentes, que hoje estão em alta. É importante conhecer processos limpos capazes de reduzir o uso de água na produção ou que utilizam corantes naturais. Existe um nicho de mercado que demanda esses produtos ecologicamente corretos”, afirma Paulo Sérgio.

Fonte: Equipe de Comunicação do Confea


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *