Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/09/programa-do-crea-pr-de-assessoria-a-pequenos-produtores-rurais-e-implementado-na-regiao-de-curitiba/>.
Acesso em 01/11/2026 às 08h16.
Imprimir conteúdo

Programa do Crea-PR de assessoria a pequenos produtores rurais é implementado na região de Curitiba

Além do Campo Fácil, programa Mútua Cooperação - em atividades de fiscalização - também está disponível, após acordo com prefeitura de Itaperuçu. Crea-PR deve apresentar propostas de apoio à comunidade a todas as prefeituras da regional

15 de setembro de 2021, às 9h07 - Tempo de leitura aproximado: 8 minutos

Representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) visitaram prefeituras de oito municípios no entorno de Curitiba –  Fazenda Rio Grande, Colombo, Pinhais, Itaperuçu, São José dos Pinhais, Rio Branco do Sul, Rio Negro e Campo Largo – para apresentar demandas e projetos de apoio às comunidades nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências. A ação integra o programa Agenda Parlamentar – O Paraná em Debate, criado pelo Crea-PR.

Em Itaperuçu, foram assinados os acordos Campo Fácil e Mútua Cooperação em atividades de fiscalização. A prefeitura também sinalizou a possibilidade de um futuro convênio para a implantação do programa Casa Fácil.

O Campo Fácil oferece assistência técnica especializada, aliada à oferta de mecanismos, insumos e ações para o manejo e fertilidade do solo, para pequenos produtores. Disponibiliza ainda infraestrutura de transporte, privilegiando o escoamento da produção e o fácil acesso à cidade, para a comercialização dos produtos, e acesso também a um dos bens fundamentais na cadeia de produção, tanto para o consumo humano, quanto para a utilização na produção: a água.

Foi com enorme satisfação que celebramos os dois acordos de cooperação com a prefeitura de Itaperuçu, como primeiros resultados dessa rodada mais recente da Agenda Parlamentar do Crea-PR, que estamos conduzindo em diversos municípios que fazem parte da Regional de Curitiba . Esperamos que tanto o convênio Campo Fácil como o de Mútua Cooperação possam contribuir efetivamente para a gestão pública municipal e, consequentemente para os profissionais e a sociedade local. No caso do Campo Fácil, estamos interagindo constantemente para que o plano de trabalho seja executado da melhor forma pelo município. E da mesma forma no que se refere ao acordo de Mútua Cooperação, o setor de Fiscalização do Crea-PR está em contato com a coordenação de construção e fiscalização da prefeitura para que possamos planejar o início das ações o mais breve possível”, afirmou o gerente da regional Curitiba do Crea-PR, Eduardo Ramires.

Estiveram presentes no encontro o assessor de gestão de políticas públicas do Crea-PR, engenheiro civil Samir Jorge, o gerente da regional Curitiba do Crea-PR, Eduardo Ramires, o prefeito Neneu Jose Artigas, a chefe de gabinete Ironilda de Fátima Portes, a coordenadora de construção e fiscalização da prefeitura, engenheira civil Juliane dos Santos Stresser e o consultor técnico em tributação e gestão pública, também da prefeitura, Giovani Rizzi.

Agenda Parlamentar
A iniciativa apartidária tem como propósito apresentar às administrações municipais proposições que podem ser incorporadas a qualquer plano de governo, com o propósito de promover mais qualidade de vida à população.

As propostas foram apresentadas por meio de Cadernos Técnicos e de Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDM), materiais produzidos voluntariamente por Entidades de Classe e profissionais técnicos altamente especializados, que participam deste trabalho em parceria com o Crea-PR.

As reuniões para apresentar as propostas da Agenda Parlamentar na regional Curitiba tiveram início em Colombo. Pelo município, participou da reunião o secretário de desenvolvimento urbano e habitação, engenheiro civil Rodrigo Oliveira Müller, e o Crea-PR foi representado pelo assessor de gestão de políticas públicas, engenheiro civil Samir Jorge, pelo gerente de relações institucionais, Claudemir Marcos Prattes, além do gerente da regional Curitiba, engenheiro agrônomo Eduardo Ramires. Durante o encontro, ficou acordado que futuramente serão disponibilizados EBDMs com a finalidade de orientar os gestores públicos, autoridades e lideranças. Também ficou acordada a celebração de dois convênios: um de parceria entre o município e o Crea-PR – o convênio Casa Fácil – e outro de cooperação entre as partes na fiscalização das atividades de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia.

O segundo encontro foi em Fazenda Rio Grande, com as presenças do secretário municipal de urbanismo, Lanes Randal Prates Marques, além de membros da equipe técnica da secretaria: os engenheiros civis Rodrigo Rodrigues, Carlos Roberto de Poli e Hideki Yanagita, e a arquiteta Monique Kist. Representando o Crea-PR estiveram presentes o assessor de gestão de políticas públicas, engenheiro civil Samir Jorge, o assessor técnico de relações institucionais, engenheiro eletricista Mario Guelbert Filho, e o gerente da regional Curitiba, engenheiro agrônomo Eduardo Ramires.

Nessa reunião ficou acordada a celebração de um novo acordo de cooperação entre as partes na fiscalização das atividades de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, além da manutenção de um convênio que já se encontra vigente entre o município e o Crea-PR – o convênio Casa Fácil. Também foi discutida a possibilidade de serem disponibilizados EBDMs, com a finalidade de orientar os gestores públicos, autoridades e lideranças municipais acerca das ideias e soluções da Engenharia, Agronomia e Geociências para o desenvolvimento sustentável dos municípios.

A terceira reunião da agenda foi em Pinhais, onde os principais assuntos foram a possibilidade de convênio Casa Fácil e a participação de representantes do Crea-PR nos conselhos municipais, além da elaboração de EBDMs específicos.

Pelo Crea-PR  participaram o assessor de gestão de políticas públicas, engenheiro civil Samir Jorge, o gerente da regional Curitiba, Eduardo Ramires e o gerente de relações institucionais, Claudemir Marcos Prattes.

Em São José dos Pinhais, foram apresentados os EBDMs elaborados pelo Crea-PR com o apoio da entidade de classe local, após análise e priorização com os inspetores. Os representantes municipais acenaram a possibilidade de um futuro convênio de mútua cooperação em atividades de fiscalização e da participação de representantes do Crea-PR em conselhos municipais.

Neste encontro, estiveram presentes o assessor de gestão de políticas públicas do Crea-PR, engenheiro civil Samir Jorge e o gerente da regional Curitiba do Crea-PR, Eduardo Ramires, além do presidente da associação dos engenheiros e arquitetos de São José dos Pinhais engenheiro civil Brunno Buhrer Chupel, do tesoureiro da associação, engenheiro civil Angelo Moro, do engenheiro mecânico Augusto Pacheco dos Santos Lima, prefeita Nina Singer, secretário de Governo Thiago Buhrer, secretário de urbanismo, transporte e trânsito Lucas Pigatto, e inspetor chefe Augusto Pacheco dos Santos Lima.

Em Rio Branco do Sul, os temas discutidos foram a participação de representantes do Crea-PR em conselhos municipais e as possibilidades de futuros convênios, como o Casa Fácil, Campo Fácil e Mútua cooperação em atividades de fiscalização. Também foram apresentados – e disponibilizados aos gestores públicos – os materiais técnicos elaborados pelo Crea-PR, especialmente os cadernos técnicos e os EBDMs. Pelo Crea-PR estiveram presentes a 1ª diretora-financeira, Maria Cristina Graf, o assessor de gestão de políticas públicas, engenheiro civil Samir Jorge e o gerente da regional Curitiba Eduardo Ramires. Pela prefeitura, compareceram a diretora do departamento de habitação, arquiteta Marcelle Borges Lemes da Silva; o secretário municipal de agricultura, pecuária e abastecimento, engenheiro agrônomo Glailson Orlando Santos; o secretário municipal de meio ambiente, geógrafo Denilson Mendes dos Santos, e a diretora do departamento de controle e monitoramento ambiental, geógrafa Ana Carolina Sanches de Angelo.

Em Rio Negro os principais assuntos foram os EBDMs elaborados pelo Crea-PR com o apoio da entidade de classe local, após análise e priorização com os inspetores, e também a possibilidade de futuros convênios, como o Casa Fácil, Campo Fácil e Mútua cooperação em atividades de fiscalização. Também foi discutida a possibilidade da participação de representantes do Crea-PR em conselhos municipais.

Pelo Conselho estiveram presentes o assessor parlamentar, engenheiro civil Euclésio Manoel Finatti, o assessor técnico de relações institucionais, engenheiro eletricista Mário Guelbert Filho, o gerente da regional Curitiba, Eduardo Ramires, e a inspetora-chefe Isabel Cristina Silveira e o inspetor Márcio Aurélio Priotto, da sub-regional de Rio Negro do Crea-PR, além da presidente da associação dos engenheiros, arquitetos e agrônomos de Rio Negro, Jerusa Janaina Dutra. Pela prefeitura estiveram o prefeito professor James, Edson Enenter da secretaria de obras e Micheli Liebel John.

Em Campo Largo os representantes do Crea-PR apresentaram os EBDMs – elaborados com o apoio da entidade de classe local, após análise e priorização com os inspetores – além da possibilidade de futuros convênios  dos programas Casa Fácil, Campo Fácil e Mútua cooperação em atividades de fiscalização. Também foi discutida a possibilidade da participação de representantes do Crea-PR em conselhos municipais.

Participaram da reunião o gerente da regional Curitiba do Crea-PR, Eduardo Ramires; o presidente da associação dos engenheiros e arquitetos de Campo Largo, engenheiro civil Luis Reis, e o inspetor chefe do Crea-PR, engenheiro eletricista Moacir da Silva Amaral. Pela prefeitura, estiveram na reunião o prefeito Mauricio Roberto Rivabem; a secretária de governo Chrystiane Barbosa Pianaro Chemin; e o secretário de desenvolvimento urbano, Juarez Butture de Oliveira.

As próximas reuniões deverão acontecer em Guaratuba e Paranaguá – no dia 23 de setembro- e em Contenda e Araucária – dia 24 de setembro.

Texto: Denise Morini – Assessoria de Imprensa Regional Curitiba Crea-PR


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *