Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/09/crea-pr-divulga-vencedores-do-premio-profissional-destaque/>.
Acesso em 12/04/2024 às 15h25.

Crea-PR divulga vencedores do Prêmio Profissional Destaque

Na Regional de Londrina, engenheiros civis Helton Genare da Silva e Valdir Navarro Carrion e engenheiro agrônomo Leonardo Rafael Pinhel foram os ganhadores

23 de setembro de 2022, às 16h21 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Reconhecer, homenagear e compartilhar com a sociedade o potente trabalho dos profissionais que tiveram uma atuação de destaque comunitário em suas regiões, nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências: esse é o intuito do Prêmio Profissional Destaque, promovido anualmente pelo Crea-PR e que, nesta semana, divulgou sua lista com os vencedores nas três categorias disponíveis: Profissional Destaque, Carreira Destaque e Educador Destaque. 

“Podemos enfatizar como elemento especial desse Prêmio o fato de ser um mérito regionalizado. Nosso propósito é proporcionar o reconhecimento dos profissionais dentro de sua área de atuação, ou seja, é dizermos para a sociedade daquela região específica quem foram os profissionais de destaque no último ano. A ideia é ter esse reconhecimento regional de valorização e proximidade comunitária”, enfatizou o gerente de relações institucionais do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes. 

Para analisar de forma próxima os trabalhos de destaque, o Prêmio segue um processo de avaliação também regionalizado. As indicações dos profissionais são feitas pelas Entidades de Classe (para as categorias Prêmio Profissional Destaque e Carreira Destaque) cadastradas no Crea-PR ou pelas Instituições de Ensino (para a categoria Prêmio Educador Destaque) que possuam cursos de áreas afetas ao Sistema Confea/Crea. “Todos os indicados passam pelo crivo de questões éticas, de regularidade e de trajetória profissional e, na sequência, seus nomes são submetidos a uma votação”, afirmou Claudemir. 

A análise e escolha dos premiados é feita por membros do Colégio de Entidades de Classe (CDER-Pr), Colégio de Instituições de Ensino (CIE), do Colégio de Inspetores (CI) e Conselheiros do Crea-PR. “São lideranças regionais que fazem a votação e elegem quem é o profissional destaque em cada uma das três categorias. São oito regionais no Estado e, em cada uma delas, temos três profissionais reconhecidos e homenageados”, acrescentou. 

A partir da divulgação do resultado final do Prêmio, os vencedores são convidados a participar do Encontro Estadual de Entidades de Classe, para receberem lá, a homenagem oficial como reconhecimento à premiação. Neste ano, a solenidade será entre os dias 26 e 28 de outubro, em Foz do Iguaçu. 

Promovido pelo Crea-PR desde 2014, o Prêmio Profissional Destaque é mais uma iniciativa da autarquia pela valorização e reconhecimento da classe. As categorias são estabelecidas com o propósito de incluir as diferentes possibilidades de atuação profissional – no mercado de trabalho ou na docência – e, ainda, as diferentes fases profissionais – considerando sua carreira como um todo e, também, sua atuação profissional recente. 

Londrina

Na categoria Profissional Destaque, a premiação condecorou o Engenheiro Civil Helton Genare da Silva, formado em 1986 pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Silva conta que ficou surpreso com a indicação e, ainda mais, com a conquista. “Participo do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL) há muito tempo e, ao longo dos anos, vi grandes profissionais sendo indicados, mas nunca me vi nessa posição. Desta forma, a premiação me enche de orgulho e, com certeza, aumenta minha responsabilidade como profissional”, disse. Silva começou a carreira na área de projetos estruturais, no segmento de concreto armado. Ainda estudante de graduação, fez estágio no escritório do professor José Augusto de Queiroz. Já graduado, passou a trabalhar em escritório próprio e fez sociedade com outros amigos engenheiros. Finalmente, abriu uma empresa com o irmão e também engenheiro civil Hilton Genare, com quem trabalha até hoje no ramo de projetos de concreto armado, com foco na agroindústria.

Na categoria Carreira Destaque, quem levou a honraria foi o Engenheiro Civil Valdir Navarro Carrion. “Sinto-me muito lisonjeado e feliz, pois concorri com outros profissionais de alto gabarito, além de tratar-se de um concurso de alto nível promovido pelo Crea-PR”, afirmou. Segundo ele, a ética e o aperfeiçoamento técnico são valores que exerce desde o início da história profissional. “Agradeço aos colegas que sempre me deram amplo apoio e proporcionaram esse momento ímpar na minha carreira”. A trajetória de Carrion começou em 1979, ano de ingresso na UEL. Em posse do canudo, fundou a empresa Hidráulica Carrion, cuja atuação se expandiu para vários estados brasileiros. “Durante todo esse tempo, foram muitas alterações nos processos de desenvolvimento de projetos dentro do nosso negócio, mas sempre buscamos a atualização e modernização através de treinamentos, equipamentos e softwares disponíveis”, apontou. 

O Engenheiro Agrônomo Leonardo Rafael Pinhel ficou em primeiro lugar na categoria Educador Destaque. Graduado há nove e docente há sete, ele agradeceu aos envolvidos na premiação. “Me sinto honrado em receber esta premiação de um Conselho de nome e credibilidade. Quero agradecer também aos que votaram em mim. Faço questão de ensinar aos alunos a importância de já atuarem desde cedo com ética e persistência em seus ideais. Encaro a vida como um ciclo contínuo de aprendizagem”, revelou. Filho de pequenos produtores rurais, Pinhel nasceu e cresceu na zona rural e sempre atuou na agricultura e pecuária. Iniciou graduação em Agronomia aos 17 anos como bolsista do Prouni e fez estágio em uma empresa de consultoria ambiental. Dois anos após a conclusão do curso, foi convidado a ingressar na academia como docentes no curso de Agronomia. Em 2017, fundou a própria empresa de consultoria nas áreas de topografia ambiental e agricultura de precisão. “Mesmo com as mudanças de emprego, nunca me desvinculei da área acadêmica. Hoje, leciono em duas universidades”, afirmou. Atualmente, Pinhel trabalha em uma multinacional na área de seguros rurais. “Meu maior prazer na vida é ajudar o produtor rural e ensinar”, finalizou.

Sobre o Crea-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais das áreas das engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

Contato para a imprensa

Samara Rosenberger

(43) 9-9177-3138

ascomlondrina@creapr.org.br


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *