Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/09/o-que-sao-e-o-que-significam-as-representacoes-do-crea-pr-na-sociedade/>.
Acesso em 12/04/2024 às 14h48.

O que são e o que significam as representações do Crea-PR na sociedade

Por Samir Jorge, assessor de Gestão de Políticas Públicas

13 de setembro de 2022, às 10h58 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

samir-jorge-artigo

A gestão, seja ela pública ou privada, é uma tarefa complexa e de muitas mãos, que para ser sustentável, depende de um modelo de governança adequado, que considere todos os agentes envolvidos e tenha sempre como foco seu cliente final.

No Crea-PR,  o sistema de governança participativo e descentralizado é uma das marcas identitárias da autarquia. Esse sistema tem como base as regionais instaladas por todo o Estado, cuja missão é otimizar a gestão em todos os aspectos. Neste contexto atual, o qual considero mais maduro e robusto, nos aproximamos da sociedade avaliando, propondo, contrapondo, apoiando e discutindo as várias políticas públicas que nos rodeiam. Os ambientes criados para esse tipo de debate são os Conselhos, Comitês e grupos de trabalho instalados pelo Crea-PR em níveis municipais, regionais, estaduais e federais.

Nossa participação ativa em discussões importantes de políticas públicas do Paraná é ainda mais capilar quando citamos ações como a Parlamentar, um programa de contribuição dos profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociência, em apoio a gestores públicos, por meio do diagnóstico de situações e da propositura de soluções. Frutos dessa iniciativa foram as contribuições que fizemos em relação ao novo modelo das concessões de rodovias do Estado, Internet 5G, agricultura familiar e a criação da Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências para a Infraestrutura e o Desenvolvimento Sustentável na Assembleia Legislativa do Paraná.

Essa forma de interação gerou também aumento dos pedidos de representações do Crea-PR em diversos órgãos de âmbito local, regional e estadual. Atualmente, estamos presentes em vários municípios do estado com nossas representações municipais e, em nível nacional, na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Infelizmente, em diversas ocasiões, ações importantes que envolvem as Engenharias, Agronomia e Geociências são tomadas sem que o Crea-PR seja consultado. É necessário e imprescindível que nossos profissionais estejam presentes em políticas públicas de todos os níveis, seja na discussão do processo ou na execução da atividade. Para tanto, contamos com nossos parceiros (Entidades de Classe e Instituições de Ensino) presentes em vários municípios do Paraná, que atuam sempre alinhados à direção da autarquia, seus gerentes regionais e facilitadores.

Para ampliarmos ainda mais nossa participação nas discussões de políticas públicas do nosso Estado, lançaremos em breve uma aba no site do Crea-PR para tirar dúvidas sobre a criação de representações locais. Neste ambiente virtual, teremos também a possibilidade de interação e acompanhamento de notícias. Vamos ampliar nossa rede de Representações pelo Paraná!

Engenheiro Civil
Samir Jorge

 


Comentários

  1. Euclesio Manoel Finatti says:

    Muito boa sua abordagem, meu caro Samir. Parabéns pela iniciativa.

  2. JOÃO GROQUE JUNIOR says:

    Parabéns Samir ! Muito importante sua matéria ! Que bom que esses assuntos estão contigo , Vc é a pessoa e o profissional certo nesse tema ! Um grande abraço , obrigado por compartilhar conosco .

  3. Parabéns meu amigo Samir Jorge, uma pessoa sempre antenada aos fatos. É o SENGE atuando no CREA-PR.

  4. EDER DIAS CASOLA says:

    Parabéns ao brilhante trabalho e história de lutas em favor da classe profissional deste Conselho pelo engenheiro e grande amigo Samir Jorge.

  5. Excelentes colocações abordadas sobre o tema pelo Eng. Samir. Foi no ponto.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *