Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/10/conhecimento-tecnico-e-qualidade-profissional/>.
Acesso em 26/02/2024 às 17h37.

Conhecimento técnico e qualidade profissional

21 de outubro de 2022, às 17h56 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O acesso às normas técnicas vigentes é fundamental para as boas práticas de qualquer profissão e a renovação da parceria entre a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Sistema Confea/Crea, integrado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e seus Conselhos Regionais, possibilita o compartilhamento do conhecimento técnico e beneficia todas as modalidades das engenharias, da Agronomia à Industrial.

A parceria começou em 2007, venceu recentemente, mas já foi retomada após definição do Colégio de Presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) e prevê a consulta gratuita às normas técnicas e descontos expressivos em outros serviços da ABNT e da Associação Mercosul de Normalização (AMN).

Com 80 anos de serviços ao País, a ABNT elabora normas técnicas brasileiras, representando o Brasil nos foros sub-regionais, regionais e internacionais de normalização técnica.

Atualmente, o Paraná tem aproximadamente 90 entidades de classes ligadas às engenharias e a manutenção do acesso às normas técnicas é uma reivindicação dos associados devido ao custo para consultas e cursos para aquisição de conhecimentos necessários para atender os requisitos exigidos pela ABNT.

Assim, a ferramenta auxilia o exercício profissional ético e responsável e visa a entrega de serviços com mais qualidade e padrão de excelência, por meio da capacitação dos profissionais com o menor custo, papel dos conselhos de classe.

Além disso, as normas técnicas são balizadoras de indenizações e ressarcimento de danos, apesar de não ter força de lei, hoje, são utilizadas pelo Poder Judiciário para basear decisões em casos de litígio.

A consulta com visualização ilimitada, download no formato pdf seguro, impressão de texto completo ou parte da norma e visualização por tempo determinado das normas técnicas dos principais organismos de normalização mundiais, abrange cerca de 250.000 documentos, além de acesso gratuito às normas técnicas citadas em legislação federal.

Já os profissionais regularmente inscritos no Sistema Confea/Crea e Mútua poderão ter descontos de até 66% na aquisição das normas técnicas em relação ao valor comercial praticado pela ABNT.  É possível ainda obter descontos de 50% nos cursos praticados pela ABNT em sua grade de capacitação.

 

Engenheiro Civil Jeferson Antonio Ubiali, gerente da Regional Apucarana do Crea-PR.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *