Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/03/16o-encontro-do-creajr-inicia-com-foco-no-desenvolvimento-da-lideranca-e-relacoes-profissionais/>.
Acesso em 12/04/2024 às 15h53.

16º Encontro do CreaJr inicia com foco no desenvolvimento da liderança e relações profissionais

30 de março de 2023, às 20h06 - Tempo de leitura aproximado: 8 minutos

Na tarde desta quinta-feira, dia 30, aconteceu a primeira parte da programação do 16º Encontro Estadual do CreaJr-PR, na Regional Maringá, com a participação de membros dirigentes, diretoria, conselheiros, coordenadores de curso e outros representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. O evento foi realizado pelo Crea-PR com apoio da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, da CredCrea – Cooperativa de Créditos e do Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.

Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha

O presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, agradeceu a participação de todos. “É uma alegria recebê-los, em especial os nossos membros do CreaJr, um programa que tem muito significado para nós por ser uma grande oportunidade de crescimento para estes acadêmicos”, diz.

Ele iniciou citando trechos da poesia A arte de servir, da autora chilena Gabriela Mistral, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura de 1945. O presidente comentou sobre os destaques de oportunidades para os estudantes que fazem parte do Programa CreaJr, como por exemplo o RTA, registro de trabalho técnico acadêmico realizado no decorrer da graduação, que compõe seu acervo.

“Vocês começam aqui no CreaJr e depois serão profissionais que já têm toda essa bagagem. Vocês também serão responsáveis pela execução das ações para os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). É importante pensar que as atividades de trabalho das Engenharias, da Agronomia e das Geociências naturalmente estão ligadas a estes Objetos”, indica Rocha. E conclui com um conselho: “sejam líderes que fazem a diferença, que vão pensar em um mundo sustentável com o melhor de suas profissões. Espero encontrar vocês que estão aqui hoje como profissionais que vão fazer a diferença no mundo exercendo seu trabalho”.

Eng. Agr. José Abramo Marchese, representando o Colégio de Instituições de Ensino (CIE)

O Eng. Agr. José Abramo Marchese, representando o Colégio de Instituições de Ensino (CIE), parabenizou a realização da 16ª edição do evento e lembrou que “o Programa CreaJr foi criado em 2005 com a função de aproximar os acadêmicos do Conselho, algo muito importante”. E aproveitou para comentar sobre uma ação piloto que está sendo realizada pela UTFPR campus Dois Vizinhos e Pato Branco, a partir de uma sugestão do CIE. “Implementamos no novo PPC (Projeto Pedagógico de Curso) que todas as atividades complementares acadêmicas devem ter registro de RTA e para isso os acadêmicos irão se cadastrar no CreaJr, impulsionando sua participação no Programa”.

Presidente da Cooperativa CredCrea, Eng. Civ. Gelásio Gomes

O presidente da Cooperativa CredCrea, Eng. Civ. Gelásio Gomes, afirma: “me sinto muito honrado representando a CredCrea, por esse convite que o Crea nos fez para apresentar a assistência financeira que vocês têm dentro do Sistema Profissional, para que entendam a importância do cooperativismo”.

Diretor geral da Mutua-PR, Eng. Civ. Júlio Cesar Vercesi Russi

O diretor geral da Mutua-PR, Eng. Civ. Júlio Cesar Vercesi Russi, disse ser uma honra “estar neste evento e sentir essa juventude, aqui onde começa tudo. É importante que vocês já façam parte do Sistema Confea/Crea, Mútua e CredCrea, e nós estamos aqui para acompanha-los”.

Diretor administrativo do Crea-PR, representando a diretoria e os conselheiros, Eng. Agr. Clodomir Ascari

O diretor administrativo do Crea-PR, representando a diretoria e os conselheiros, Eng. Agr. Clodomir Ascari, destacou o papel dos professores, pois “o que somos e seremos depende deles, são como os pais que nos ensinam. Alguns de vocês aqui serão conselheiros, presidentes, vereadores, secretários e o futuro depende do sonho e da vontade de cada um. Quanto antes começarem a participar do Sistema Profissional é melhor para o seu trabalho, já que são grupos de diferentes gerações trabalhando em conjunto. As propostas desses jovens são sempre muito bem recebidas dentro do Conselho para discutirmos o futuro das profissões”.

Coordenadora estadual do Programa CreaJr-PR, acadêmica Alexia Lilian Siqueira Pilotto

A coordenadora estadual do Programa CreaJr-PR, acadêmica Alexia Lilian Siqueira Pilotto, disse estar “extremamente feliz por estarem aqui, se organizarem para conseguir estar presentes no Encontro. Este ano somos o dobro que em 2022 e sinto orgulho porque desde os anos iniciais de graduação estamos construindo nosso caminho, nossas profissões, nos qualificando. Neste sentido esse evento serve para o aprendizado e fortalecimento profissional, para conhecer e se aproximar do Sistema, aproveitar o conhecimento. Oportunidades, às vezes criamos e às vezes elas batem à porta, então aproveitem o networking que temos aqui, entre os estudantes, profissionais e empresas”.

Marketing e marca profissional

Seguindo na programação do evento, os acadêmicos assistiram a palestra Marketing e marca pessoal com o Eng. Eletric. Ênio Padilha. Ele é formado pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Administração pela Univali. Foi fundador e diretor da Trifase Engenharia, onde atuou por 12 anos como projetista, consultor e assessor técnico, realizando mais de 500 trabalhos em diversos estados brasileiros. É professor em cursos de pós-graduação nas disciplinas Gestão de Carreira e Marca Pessoal e Administração de Escritórios de Arquitetura e Engenharia.
Na palestra ele falou sobre marca, marca pessoal, marca pessoal valiosa, marketing e marketing pessoal, explicando os conceitos e orientando sobre a responsabilidade de cada um sobre sua imagem perante o público com o qual se relaciona.

Eng. Eletric. Ênio Padilha

Padilha explicou que “Marketing pessoal é o esforço individual de adaptação e mudanças na maneira de pensar e agir, com o objetivo de conquistar e manter admiradores e seguidores que contribuam para atingir objetivos pessoais, sociais e profissionais”. E complementou falando dos pilares de uma marca pessoal valiosa.

“O tema me surpreendeu! O marketing não é só uma ciência, é muito mais do que isso. Ele vai além das empresas – do CNPJ, o marketing fala sobre pessoas! A palestra do Ênio foi incrível, nos trouxe muitos insights e elucidações nessa relação entre marketing pessoal e as nossas futuras profissões”, disse o estudante e membro do CreaJr-PR Regional Cascavel, Vinicius Marsaro, sobre a palestra.

Governança Cooperativa do Crea-PR

Em seguida foi realizada uma mesa redonda sobre o Sistema de Governança Cooperativa do Crea-PR. O presidente Ricardo Rocha explicou como funciona o organograma do Crea-PR falando dos conselheiros, Plenária, comitês e comissões, inspetores, entidades de classe, instituições de ensino, colegiados. Para ele é “fundamental que todos os envolvidos com as atividades do Conselho participem, pois trabalhamos por uma gestão cooperativa e participativa, e a contribuição de todos é o que torna o Crea cada vez melhor”, enfatiza.

A coordenadora estadual do CreaJr, Alexia Pilotto, falou das principais atividades do Programa, a importância de compartilhar conhecimento, ideias, o networking, o impulsionamento da liderança e das habilidades pessoais e profissionais para os participantes.

O coordenador regional do CDER, Eng. Agr. Silvério Candido da Silva, comentou que existe um interesse muito grande de jovens e de coordenadores de cursos nas Entidades de Classe, “e isso é bom para o relacionamento, ajuda muito na vida profissional e particular de cada um e nos sentimos compromissados em ajudar os recém-formados nesse processo também”.

A coordenadora do Colégio de Instituição de Ensino da Regional Maringá, Eng.ª Civ. Carolina Alves do Nascimento Alvim, lembra que o sistema de Governança Cooperativa fez com que hoje “as equipes de instituições públicas e privadas sejam colegas de trabalho, pois nos encontramos para trocar informações e queremos trabalhar pelo objetivo de um ensino de qualidade. O Crea nos acolheu, temos voz e podemos falar sobre nossas dores como Instituições de Ensino, uma grande troca com outros professores em momentos como por exemplo o Fórum de Docentes e Discentes, e a participação no Colégio de Instituições que fala com o mercado também”.

O coordenador do Colégio de Inspetores, Eng. Seg. Trab. José Aparecido Leal explicou o organograma dos inspetores, que representam os profissionais de suas Inspetorias em cada modalidade e tem seus representantes e cada Regional, chegando ao Colegiado Estadual.

O coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Crea-PR, Eng. Civ. Dante Alves de Medeiros Filho falou da regulamentação das profissões e o que significa. “Para se exercer algumas atividades profissionais é necessário cumprir alguns requisitos e essas profissões são fiscalizadas porque algumas atividades em seu exercício podem colocar em risco a vida, o patrimônio e o meio ambiente”. Ele explicou que uma das funções da Comissão é auxiliar nas decisões do Plenário do Crea-PR.

Representando o Comitê Mulheres do Crea-PR, a vice-presidente do Crea-PR Eng.ª Agr. Sandra Regina Cabel explicou que o objetivo do Comitê Mulheres é “ampliar a discussão com todos, inclusive os homens, e fomentar o respeito e o aumento da participação feminina no Sistema Confea/Crea como engenheiras, agrônomas e profissionais das geociências”. Ela explicou como funciona a organização do Comitê e a atuação pelo estado.

Pitch

Encerrando a programação do dia o geógrafo Jorge Campello explicou a importância de saber fazer um pitch de impacto, “uma ferramenta que pode ajudar muito os jovens em sua vida profissional, pode ser um momento decisivo”. Os acadêmicos participaram de uma dinâmica em grupos e realizaram na prática a criação de soluções envolvendo os ODS e sua apresentação em pitch. Em seguida receberam brindes da CredCrea pela participação.

Presenças

Participaram também deste primeiro dia de evento os diretores do Crea-PR administrativo, Eng. Mec. João Groque Junior, secretário Eng. Civ. Altair Ferri, secretário Eng. Eletric. Roberto Gonçalves Gameiro e financeiro Eng. Civ. Hélio Sabino Deitos, além de conselheiros.

Veja aqui as fotos do primeiro dia de evento.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *