Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/05/plenaria-do-crea-pr-vota-169-processos/>.
Acesso em 27/05/2024 às 13h10.

Plenária do Crea-PR vota 169 processos

10 de maio de 2023, às 12h18 - Tempo de leitura aproximado: 8 minutos

Plenária do Crea-PR vota 169 processos.

A Plenária 1008 do Crea-PR realizada na tarde de ontem (09) na sede do IEP – Instituto Paranaense de Engenharia – foi marcada por ser uma das que envolveram o maior número de processos votados: 169! A mesa diretiva foi formada pelo presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, e pelos diretores Eng. Agr. Clodomir Ascari e Eng. Eletric. Roberto Gonçalves Gameiro.

A plenária iniciou com referência ao desligamento do conselheiro Eng. Civ. José Carlos Dias Lopes da Conceição, recentemente eleito novo presidente do IEP. José Carlos foi ex-diretor administrativo do Crea-PR e teve sua trajetória reconhecida na Plenária por meio de citações e uma salva de palmas.

Mesa diretora composta pelo Eng. Civ. Ricardo Rocha, e pelos diretores Eng. Agr. Clodomir Ascari e Eng. Eletric. Roberto Gonçalves Gameiro, acompanhados da secretária Ana Cristina Barni.

Após as votações dos processos, a Eng. Agr. Márcia Laino, que já foi secretária da diretoria na gestão do presidente Ricardo e atualmente é suplente do conselheiro federal Eng. Agr. Daniel Roberto Galafassi, falou sobre as recentes deliberações do Confea. “Destaco a aprovação da Comissão Temática de Assistência Técnica e Crédito Rural, tendo como integrantes dois conselheiros federais, um representante da Confaeab, um representante da CCEAgro, um representante da CNA, um representante do MDA, um representante do SENAR e um representante da fiscalização do CREA-MG. Também foi aprovado o Grupo de Trabalho de Engenharia de Avaliações e Perícias, tendo como integrantes dois conselheiros federais, um representante nacional do IBAPE, um representante estadual engenheiro civil do IBAPE e um representante engenheiro agrônomo, onde serão abordados dois assuntos, avaliações de imóveis urbanos e rurais realizados por corretores e perícias de seguro rural”.

Suplente do Confea Eng. Agr. Márcia Laino

Márcia ressaltou a aprovação pelo plenário do Confea da Resolução 1137/23, que dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), o Acervo Técnico Profissional e o Acervo Técnico-Operacional, a aprovação do Grupo de Trabalho de Segurança no Trânsito que terá, entre os objetivos, elaborar notas técnicas para orientação das regionais quanto à observância da Resolução nº 1136/2023 e sua fiscalização; as discussões da Comissão Temática de Harmonização Interconselhos (CTHI) em tramitação na justiça, relativas ao sombreamento com outros conselhos profissionais como os técnicos industriais e técnicos agrícolas e a liberação de recursos do Confea para eventos técnicos das Entidades de Classe, onde destacou que o a Entidades do Paraná são as que mais se beneficiam deste recurso. “Foi citado a excelente organização do Paraná neste processo de solicitação de recursos para eventos”.

A conselheira federal também deu destaque ao manifesto encaminhado ao MEC pelo Confea referente às preocupações do Sistema em relação à qualidade da formação dos cursos afetos (com proposições de ações práticas para mudança desse cenário) e a necessidade de constar de forma explícita e clara nos diplomas emitidos a modalidade de ensino adotada pela instituição – se presencial, híbrida à distância – e a média das notas acadêmicas e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), exigindo que a nota seja acrescida no histórico escolar, em todas as ocasiões em que o exame seja aplicado ao curso no qual o aluno esteve matriculado.

Márcia finalizou dizendo sobre a aprovação do Edital com o prazo para submissão de trabalhos e banners ao Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc),que se estende entre os dias 3 de abril e 30 de junho. “Todos os trabalhos aprovados serão apresentados no Contecc por meio de banner em formato virtual. Dos trabalhos aprovados, 24 serão selecionados para apresentação oral, de forma presencial na SOEA. Os trabalhos selecionados para apresentação e publicação nas revistas técnicas do Confea, dos Creas, da Mútua, das Entidades de Classe e nos anais do Contecc serão divulgados no site do Contecc, até o dia 17 de julho de 2023”.

A presidente do Crea-PA, Eng Civ. Adriana Falconeri Rebelo Boy, que está em Curitiba para participar do 6º Seminário Internacional de Acessibilidade do Crea-PR, participou da Plenária e falou sobre o empenho dos presidentes de Creas na busca por um alinhamento nacional em relação ao convênio da ABNT para que todos os profissionais possam ser atendidos pelas facilidades do convênio em qualquer região do país. “Queremos que todos sejam atendidos da melhor forma em qualquer Estado que esteja atuando”.

Diretor Eng. Agr. Clodomir Ascari, Presidente do Crea-PA, Eng Civil Adriana Falconeri Rebelo Boy e Presidente do Crea-PR Eng. Civ. Ricardo Rocha

O coordenador da Câmara Especializada de Agronomia, Eng. Agr. Orley Jayr Lopes, registrou a presença dele na reunião das Câmeras Especializadas de Agronomia – Serseagro – realizada em Teresina/Piauí, que elencou as propostas para serem trabalhadas no decorrer deste ano.  “Além da definição das dez propostas a serem executadas neste ano, realizamos uma visita técnica à Fazenda África para conhecer a metodologia de trabalho para o alcance dos objetivos do empreendimento. Os coordenadores obtiveram informações bastante fundamentais que poderão ser replicadas e adequadas a realidade de cada estado”, resumiu Orley, complementando que a última reunião do ano da Serseagro será realizada no Paraná, em Foz do Iguaçu, no mês de novembro, “oportunidade em que teremos no nosso Estado as representações das Câmeras de Agronomia dos vinte sete estados do Brasil”.

Coordenador da Câmara Especializada de Agronomia, Eng. Agr. Orley Jayr Lopes

O Eng. Ftal. Eleandro José Brun destacou a participação dele na coordenadoria nacional de Câmaras de Engenharia Florestal e a realização do 2º Encontro Nacional de Cursos de Engenharia Florestal que já vai acontecer dias 13 a 14 de novembro, em Florianópolis, de forma híbrida, com objetivo de reunir coordenadores de cursos florestais de todo Brasil.

Eng. Florestal Eleandro José Brun

Eleandro também ressaltou a posse da nova diretoria da SBEF – Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais – realizada na última quinta-feira, e da qual ele passará a fazer parte como secretário geral. “Vamos trabalhar incentivando a criação e a filiação de mais entidades regionais e estaduais de Engenharia Florestal junto a Sociedade Nacional, para crescermos nas lutas que a Engenharia Florestal tem travado na defesa e qualificação do manejo florestal sustentável, tanto no meio rural, quanto no urbano”.

O gerente da regional Apucarana do Crea-PR, Eng. Civ. Jefferson Ubialli, relembrou a Semana da Engenharia e o Proec que acontecerão em Apucarana na semana de 22 a 26 de maio e o Eng. Civ. e de Segurança Ocupacional,  Marcos Alberto Schlichting, falou sobre o  25º ENACOR – Encontro Nacional de Conservação Rodoviária e 48ª RAPv – Reunião Anual de Pavimentação, juntamente com a 4ª ExpoEnacor, que será realizado presencialmente, de 19 a 22 de setembro de 2023, na cidade de Foz do Iguaçu.

Gerente da regional Apucarana do Crea-PR, Eng. Civ. Jefferson Ubialli

O presidente do Crea-PR encerrou a Plenária destacando a confirmação da presença do prefeito Rafael Greca no ato que será realizado na Assembléia Legislativa em junho para a apresentação de propostas para a Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Goeciências e a comemoração dos 89 anos do Conselho paranaense. Ricardo também ressaltou as reformas que vem sendo realizadas nas 35 inspetorias do Crea-PR, fruto de um trabalho de inspeção predial que trouxe apontamentos para que as mesmas se tornassem 100% acessíveis ao público.

Câmaras e comissões também estiveram reunidas

Além da Plenária, durante a manhã e tarde de segunda e terça-feira aconteceram as reuniões da Diretoria, Comissões de: Coordenadores – CCC, de Orçamento e Tomada de Contas – CTC, do Mérito – CME, do Regimento Interno – CRI, de Renovação do Terço – CRT, de Acervo Técnico e ART – CATA, de Avaliação e Perícia – CAP, de Acessibilidade – CAS, Acadêmica Estadual – CreaJr-PR, de Educação e Atribuição Profissional – CEAP, de Ética Profissional – CEP, Estudos Técnicos de Agronomia – CETAGR, Estudos Técnicos Civil e Acidentes em Obras – CETCAO, Estudos Técnicos Agrotóxicos – CETATX, Estudos Técnicos Meio Ambiente – CETMAM, Estudos Técnicos Defesa Civil e Corpo de Bombeiros – CETDCB e as Câmaras: Especializada de Engenharia Civil – CEEC, Especializada de Agronomia – CEA, Especializada de Engenharia Elétrica – CEEE, Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica – CEEMM, Especializada de Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho – CEAEST, Especializada de Engenharia Química, Geologia e Minas – CEEQGEM.

As reuniões dos conselheiros abordaram diversos assuntos relevantes em suas áreas. Na CET Agronomia – CETAGR, destaque para a apresentação do Eng. Ind. – Mad. André Luis Mendes de Souza, do Instituto Água e Terra – IAT, que abordou o tema SINAFLOR – Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais e trouxe informações sobre a legislação vigente e processos necessários para o transporte desses materiais. Também foi debatido o planejamento do IV Seminário sobre o Mercado de Trabalho na Agronomia.

A reunião da CEA contou com a presença da Inspetora Eng. Agr. Jacqueline Mara Kozakevitch Teixeira.

A reunião da CETATX contou com representantes de órgãos técnicos convidadas: a Eng. Agr. Márcia Prokopiuk, da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná – SESA e a Eng. Agr. Ana Paula Conter Lara, da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná – FETAEP.

As demais câmaras trouxeram durante a reunião a discussão de pautas e assuntos internos que foram apresentados na Plenária.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *