Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/06/crea-pr-recebe-mencao-honrosa-na-alep-e-entrega-25-propostas-de-projetos-de-lei/>.
Acesso em 27/02/2024 às 17h22.

Crea-PR recebe menção honrosa na Alep e entrega 25 propostas de Projetos de Lei

19 de junho de 2023, às 15h59 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Representantes do Crea-PR apresentaram nesta terça-feira (19), na Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), 25 propostas de projetos de lei, desenvolvidas por profissionais registrados no Crea-PR, para a Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná. As proposições têm em comum o objetivo de promover segurança e qualidade de vida à população paranaense, além de otimizar o uso dos recursos públicos.

A Frente Parlamentar, criada em 2022 e novamente composta este ano, tem como atual coordenador na Alep o Deputado Eng. Civ. Fábio Oliveira. No ano anterior a coordenação foi do deputado Eng. Agr. Márcio Nunes, hoje secretário estadual de Turismo.

A entrega do caderno de propostas aos deputados fez parte da homenagem da Casa ao Crea-PR pelos seus 89 anos, completados no último dia 11 de junho. O presidente da Alep deputado Ademar Traiano, afirma que “o desenvolvimento sustentável do Paraná passa pelo Crea-PR por meio do trabalho dos profissionais das Engenharias, da Agronomia e das Geociências”.

O presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira, agradece a presença de importantes lideranças neste evento, como diretores, coordenadores de Colegiados, autores das propostas de lei, além do presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger e a comitiva de 150 pessoas representando o Conselho.

Rocha explica que antecedendo o mês em que o Conselho de Engenharia e Agronomia do Paraná celebra 89 anos, uma grande mobilização evolvendo os profissionais e as Entidades de Classe representativas deste segmento foi realizada em nosso Estado, para o levantamento de 25 propostas de projetos de lei que estão sendo apresentados hoje à Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências para a Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável.

“É primeira vez na história do Paraná que uma Frente Parlamentar atua na propositura de temas para projetos de lei, envolvendo desde o início profissionais especialistas nos assuntos que envolvem estes temas. Essa proposta, que nasceu por meio do Programa Agenda Parlamentar do Crea-PR, teve o objetivo maior de trabalhar a sustentabilidade dos projetos de lei pois, ao trazemos especialistas para refletirem sobre soluções e necessidades que trarão mais segurança e qualidade de vida à população, temos maiores chances de assertividade”, diz o presidente Ricardo.

Essa proposta de trabalho conjunto tem trazido grandes resultados de contribuição da visão de nossos engenheiros, agrônomos e geocientistas para as ações sociais e econômicas que vêm sendo realizadas em nosso Estado. “E com este espírito de construção conjunta que estamos aqui hoje apresentando estes 25 temas para o desenvolvimento de projetos de lei para o Paraná. O trabalho para chegarmos até aqui contou com a participação de muitas pessoas. Não vou citar nominalmente para não correr o risco de esquecer alguém, mas quero agradecer, de forma macro, em primeiro lugar esta casa, que está acolhendo e acreditando na nossa proposta, o corpo funcional do Crea-PR que se empenhou com tanto esmero para essa construção que está somente iniciando aqui, e aos profissionais, por meio das Entidades de Classe, que foram extremamente participativos e para os quais atuamos diariamente, de forma intensa e com esmero”.

E finaliza: “Sonho que se sonha só é apenas um sonho, sonho que se sonha junto é realidade. Hoje aqui vivemos a realidade de construção de um Paraná mais sustentável e seguro para os nossos queridos paranaenses! Parabéns a todos aqui presentes por fazerem parte desta história! Parabéns Crea-PR pelos seus 89 anos!”.

O deputado Fabio Oliveira, coordenador da Frente Parlamentar, parabeniza o Crea-PR e os profissionais “pelo excelente trabalho de desenvolvimento das propostas, com informações e textos de qualidade, com embasamento técnico. O Crea-PR está completando 89 anos de história, desde 1934 fazendo a diferença no Paraná com o profissionalismo, a ética, o trabalho desses profissionais registrados, que desde 1934 trabalham pelo desenvolvimento do estado. Meu compromisso é fazer diferença com uma política baseada em técnica. As propostas que recebemos desses Projetos de Lei estão muito boas, vamos estudar, selecionar e usar o que for possível com certeza. Para que as coisas aconteçam com eficácia e eficiência o legislador precisa criar leis baseadas em técnica. E esse trabalho fazemos em conjunto com o Crea para transformar e ajudar o Paraná a ser um estado mais justo, mais próspero e melhor para cada paranaense”.

O secretário Márcio Nunes, hoje licenciado da Secretaria para participar da sessão como deputado, se diz “honrado em poder fazer esta homenagem ao Crea-PR, é uma satisfação enorme estar aqui. Destaco a importância das proposições de projetos, feitos por pessoas que fazem a diferença, num trabalho já iniciado com a criação da Frente Parlamentar no ano passado. Além disso, o Crea-PR teve uma importância muito grande nos últimos anos, especialmente no envolvimento como instituições e pelos profissionais em obras grandiosas como por exemplo a orla de Matinhos, e a ponte de Guaratuba. Fiquei muito feliz de poder coordenar esta Frente e representar o Conselho em 2022”.

Na sequencia foi realizada a entrega da Menção Honrosa ao Crea-PR, pelo presidente Ademar Traiano, em nome da Alep, ao presidente Ricardo Rocha, representando todo o Crea-PR.

As 25 propostas de projetos de lei estão disponíveis para consulta no site da Agenda Parlamentar do Crea-PR https://agendaparlamentar.crea-pr.org.br/biblioteca/propostas-de-projetos-de-lei-para-a-alep-assembleia-legislativa-do-parana.

*A matéria será atualizada em breve com o álbum de fotos.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *