Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/11/cceagro-finaliza-o-ano-com-saldo-positivo/>.
Acesso em 26/02/2024 às 18h10.

CCEAGRO finaliza o ano com saldo positivo

29 de novembro de 2023, às 19h24 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, a Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia esteve reunida em Foz do Iguaçu. Neste ano, o Coordenador da CCEAGRO é o Eng. Agr. Orley J. Lopes, que ressaltou a força da agronomia e falou sobre a importância de atuar em defesa da categoria no Brasil. 

“Temos enormes demandas nessa questão. Dentro do sistema, nós devemos nos defender contra quem está fora do Sistema, analisando muito bem todas as propostas com embasamento em nossas discussões”, comenta Orley. 

Entre os assuntos discutidos durante o encontro, a preocupação com a atribuição de engenheiros de outras áreas atuando na agronomia, a curricularização da extensão no ensino superior e receituário agronômico. 

O Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, participou do segundo dia da reunião ordinária e valorizou a agronomia paranaense. “O Paraná é o mercado do mundo e precisamos olhar para essa área com bastante atenção. A responsabilidade que nós temos como profissionais é imensa. Precisamos atuar de forma cada vez mais firme para ter a presença dos nossos profissionais no campo e isso só acontece com o trabalho coletivo de todos nós”, afirma o Presidente. O engenheiro civil também celebrou a vitória do Eng. Agr. Clodomir Ascari para a presidência do Crea-PR no próximo mandato. 

O Conselheiro Federal e Coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional, Eng. Agr. Luiz Lucchesi, participou da reunião no primeiro dia e se comprometeu a levar as pautas levantadas durante o encontro da CCEAGRO para o Confea. Entre os assuntos, a curricularização dos cursos de extensão. 

“As universidades são calcadas no tripé, ensino, pesquisa e extensão. Acredito que as regionais e nós em Brasília devemos conceituar melhor o que é a extensão e como permear essa atividade, levando para a sociedade as soluções que estão nas prateleiras das instituições de ensino”, comenta Lucchesi.

Crea-PR apresentou projeto inovador de fiscalização 

No segundo dia do encontro, representantes do Crea-PR realizaram uma apresentação sobre a fiscalização realizada a partir de imagens de satélites. O facilitador do Defis, Eng. Quim. Tiago de Souza Godoi Junior, apresentou aos coordenadores das câmaras especializadas dados que indicam a efetividade da tecnologia adotada pelo Crea paranaense.

Segundo Tiago, as fiscalizações da agronomia aumentaram significativamente nos últimos 6 anos após o cruzamento de dados públicos (como receituários agronômicos e dados da SEAB) com imagens de satélite para monitorar a atividade agrícola no Estado. 

A fiscalização é realizada a partir de imagens de satélite e ajudaram a identificar com assertividade espaços que estavam sendo utilizados para o cultivo no estado do Paraná. Em um teste realizado na safra verão 2022/23, o sistema desenvolvido pelo Eng. Cart. Giovani Castoldi resultou em 33 fiscalizações no Estado, com efetividade de 86% na emissão de ARTs. Em todos os casos, foi comprovada a existência de atividade agrícola. 

Por enquanto, durante a safra inverno 2023, já foram realizadas 123, com uma taxa de efetividade de 41% até o momento, lembrando que muitos casos ainda estão sendo avaliados. 

Para os profissionais do Crea-PR, os maiores desafios na implementação do sistema incluem a exigência de capacidade técnica para avaliação das informações e parcerias com órgãos públicos para captação dos dados.

Trabalho realizado pela CCEAGRO durante o ano

Para o Coordenador Nacional da CCEAGRO, Eng. Agr. Orley J. Lopes, o trabalho realizado pela coordenadoria foi positivo. De acordo com ele, no início do ano, 10 propostas foram colocadas para análise e discutidas durante as reuniões. Durante os trabalhos, surgiram algumas propostas extras e algumas outras deliberações que também foram analisadas. 

O Engenheiro Agrônomo ressalta a participação de todos os coordenadores nas atividades realizadas e agradece a colaboração de todos. “Nós concluímos a nossa tarefa com a participação de todos e atingimos todos os objetivos que tínhamos para esse ano. Estamos concluindo essa quarta reunião muito satisfeitos”, finaliza Orley.

Confira as fotos da reunião da CCEAGRO em nosso Facebook.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *