Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/11/obras-de-melhoria-na-sede-da-regional-de-cascavel-sao-oficializadas-durante-governanca-cooperativa/>.
Acesso em 26/02/2024 às 17h56.

Obras de melhoria na sede da Regional de Cascavel são oficializadas durante Governança Cooperativa

23 de novembro de 2023, às 22h32 - Tempo de leitura aproximado: 8 minutos

Obras de melhoria na sede da Regional de Cascavel são oficializadas durante Governança Cooperativa.

Durante o encontro da Governança Cooperativa em Cascavel, o Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha anunciou o início das obras de melhoria na sede da Regional da cidade e reforçou o engajamento das Entidades de Classe com as pautas que estão sendo propostas durante os encontros do CDER. Outro destaque da reunião foi a eleição do novo coordenador regional de Cascavel do CreaJr-PR, além do diálogo do Conselho com os inspetores que irão atuar no próximo mandato. 

Estiveram reunidos na Governança Cooperativa de Cascavel os colegiados do Crea – Colégio de Entidades de Classe – CDER, Colégio de Inspetores – CDIN dos representantes regionais do CreaJr-PR.

Entidades de Classe de Cascavel engajadas com as pautas propostas durante o CDER

Zero inadimplência nas Entidades de Classe paranaenses

As Entidades do nosso estado estão, de fato, cada vez mais fortes. Uma das razões, que diz respeito à gestão do Presidente Ricardo, foi a política de flexibilização de parcelas de suas dívidas. Hoje, o Crea-PR tem o privilégio de poder ostentar a adimplência de todas as Entidades: “é um cenário muito positivo para vocês e para nós, e continuaremos juntos”, comentou Prattes. 

Edital de Chamamento: mais do que uma política de gestão, um programa constituído do Crea-PR

Vamos para a 5° Edição do Edital de Chamamento do Crea-PR, que repassará R$ 3 milhões para projetos como revistas impressas e digitais, congressos, seminários, workshops, cursos, treinamentos, eventos, simpósios, hackathons, entre outros. Segundo o Gerente do DRI, ele deixou de ser uma política de gestão para ser um programa do Crea-PR.

Prattes revelou ter ficado surpreso e entusiasmado com a conversa a respeito do Edital com as Entidades de Classe locais:  “tivemos uma longa e produtiva conversa com as Entidades de Cascavel hoje à tarde, quando sanamos dúvidas sobre o Edital, e a partir do engajamento que observei me comprometo a deixar minha equipe à disposição para o auxílio pró projetos destas e das entidades das outras regionais”, disse. O Presidente pontuou que o Edital não é apenas uma passagem de verba, mas uma parceria que se retroalimenta: “o projeto não pode ser feito pelo patrocínio, ele deve ser relevante para os profissionais”, comentou.

Agenda Parlamentar: Entidades de Classe contribuirão com propostas de projetos de lei para o ano que vem

Foram apresentados os resultados da Agenda Parlamentar, que já tem três projetos em trâmite na Assembleia Legislativa do PR. O foco agora é fazer o monitoramento dos projetos aprovados e daqueles apresentados, além de elaborar novas propostas. Aquelas elaboradas pelas Entidades de Classe serão apresentadas e avaliadas no Encontro Técnico de Lideranças, que acontece em Londrina, em abril do próximo ano. 

Canci propôs, então, ampliar o alcance da Agenda com um planejamento de propostas a serem feitas aos Prefeitos locais: “Vamos unir forças para melhorarmos ativamente os municípios da regional Cascavel, é uma forma de contribuir e, por que não, também poder cobrar posteriormente”. Ascari completou: “A Agenda Parlamentar nos inclui na sociedade; eu participei ativamente e posso dizer que é sim um caminho a ser percorrido, mas quando chegamos lá é uma satisfação que convido todos a buscarem”.

O Presidente Ricardo encerrou a reunião com o tom de satisfação de quem se sente em casa, não só por estar em Cascavel – onde escreveu boa parte de sua história com a Engenharia – mas por estar entre colegas das Entidades de Classe: “Estou muito feliz por estar aqui com vocês. Posso dizer que o gancho para a minha presidência foi a vivência que tive dentro de Entidade de Classe, aqui em Cascavel, então fico muito satisfeito ao ver que vocês não param de crescer”. 

Atuação dos novos inspetores e resultados de fiscalização. 

Durante a Reunião do Colegiado de Inspetores, a Eng. Amb. e Gerente do Defis, Mariana Maranhão, apresentou os resultados das eleições que elegeram os representantes das câmaras especializadas para o próximo mandato. 

Na sequência, Mariana falou sobre os resultados da fiscalização realizada em 2023. Ela mostrou como exemplo os resultados da Operação Diversão Segura, uma iniciativa conjunta entre os Creas da região sul. A intenção do programa foi compartilhar experiências e ampliar a fiscalização em Parques de Aventura, Parques de Diversão e Parques Infantis. As ações foram realizadas com o objetivo de fiscalizar e principalmente orientar.

A fiscalização orientativa é um dos pilares do Crea-PR, que entende que a orientação é uma forma eficaz de prevenção de incidentes. Durante a operação, o Crea-PR percebeu que a legislação ainda precisa ser ampliada em algumas áreas, portanto cabe ao Conselho orientar para que todas as atividades sejam regulamentadas e acompanhadas por profissionais qualificados. Em todos os locais com ART’s registrados houve fiscalização efetiva.

“Percebemos que muitos locais já realizavam manutenções e inspeções periódicas. Também percebemos que em alguns parques que não estavam em conformidade agradeceram pelo alerta e se comprometeram em buscar a adequação. Um dos pontos que nós mostramos é que a regularidade pode melhorar a relação com os clientes. Essa abordagem é uma das formas que encontramos de orientar os estabelecimentos durante as nossas ações”, explica Mariana. 

Mariana também falou sobre os resultados das fiscalizações gerais do Crea-PR e apresentou um balanço das ações realizadas. Por fim, comentou sobre as metas para 2024, que incluem a fiscalização mais ativa de aterros sanitários. 

Planejamento Estratégico para os próximos anos

Ao falar sobre o planejamento estratégico para o próximo triênio, o superintendente do Crea-PR, Eng. Agr. Celso Roberto Ritter, reforçou que o papel do inspetor em sua unidade geográfica é atuar como um cônsul do Conselho.

Ritter também falou sobre a importância do planejamento estratégico para direcionar as ações do Crea-PR. De acordo com o superintendente, o DPLAN (Departamento de Planejamento), já está atuando em diversos canais na elaboração do direcionamento para os próximos anos. A origem desses canais inclui pesquisas de satisfação, indicadores e outras análises que determinam como a área de planejamento vai atuar

O mapa estratégico resultante do planejamento é baseado na metodologia Balanced Scorecard (BSC) e vai definir como o Crea vai ser gerenciado e como ele vai atuar com os funcionários, conselheiros, inspetores e CreaJr, também foi apresentado. “Se a gente quer melhorar alguma coisa que estamos fazendo, o momento é agora, quando vamos definir os rumos das nossas ações no futuro”, finaliza Ritter. 

Regional de Cascavel elege novo Coordenador do CreaJr-PR

A Comissão Acadêmica Regional do CreaJr-PR se reuniu durante o encontro de Governança Cooperativa em Cascavel na noite desta quinta-feira (23) para eleição de novo representante, além de debates da relação do campo acadêmico com o Sistema Crea-PR/Confea e apresentação do resultado de ações.  

O acadêmico do quarto ano do curso de Agronomia da Unioeste de Marechal Cândido Rondon, Gabriel Lopes Becker foi eleito, por unanimidade, como representante titular da CAR 2024 – Comissão Acadêmica Regional de Cascavel do CreaJr-PR.   

“Me sinto muito feliz pela oportunidade e confiança de todos e pretendo representar da melhor forma essa regional e fazer com que o programa cresça ainda mais, aproximando o Crea-PR das Instituições de Ensino”, ressalta.

Nova sede de Cascavel é oficializada durante Sessão Plenária dos Colegiados 

O anúncio das obras na sede da Regional de Cascavel foi um dos momentos mais emocionantes da noite, quando o Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, assinou o contrato que dará início às obras. O contrato foi assinado de forma digital por meio SEI, o sistema do Conselho.

“Realizamos muitas melhorias em nossas unidades e hoje demos mais um grande passo ao assinar o contrato das obras na sede da Regional de Cascavel. O investimento de mais de R$ 7 milhões trará mais eficiência energética, conforto e modernidade para todos os nossos profissionais. Estou muito feliz de poder cumprir a missão de iniciar esse projeto”, celebra o Presidente. 

A Sessão Plenária dos Colegiados também contou com a entrega dos certificados das premiações promovidas pelo Crea-PR e a homenagem aos inspetores que finalizam seus mandatos neste ano.

Durante a Sessão Plenária dos Colegiados, o Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, reforçou a importância desses encontros para que o Conselho possa ser cada vez mais atuante junto aos profissionais ligados ao Sistema. “Minha gestão sempre foi cooperativa e participativa. Aqui temos a oportunidade de reforçar nosso diálogo com os colegiados que são tão importantes para nossa atuação. Estar aqui em Cascavel, minha cidade, é uma grande honra.”, pontua o Presidente. 

O Engenheiro Civil aproveitou a oportunidade para parabenizar o Presidente eleito do Crea-PR para o próximo mandato, Eng. Agr. Clodomir Ascari, e o novo Diretor Administrativo da Mútua-PR, Eng. Civ. Ronaldo Drabik. 

O Eng. Agr. Clodomir Ascari agradeceu ao apoio de todos e reforçou seu compromisso de incluir no planejamento estratégico as ideias defendidas durante sua campanha. O novo Presidente do Crea-PR também ressaltou a parceria estabelecida com o Presidente Ricardo nos últimos anos. “Temos que agradecer Cascavel por ter nos emprestado o Presidente Ricardo, posso dizer com muita segurança que ele entregou a vida dele nesses últimos seis anos a este Conselho. Eu, pessoalmente, faço um agradecimento muito especial pois foi ele quem me estimulou a participar desta eleição; eu posso dizer que ele sempre foi e continuará sendo uma referência para mim nesta nobre missão que assumo com muito orgulho.”, finaliza Clomodir. 


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *